domingo, 8 de agosto de 2010

Animações da década - Parte 1

Neste post começarei uma sequência de postagens a respeito das 10 melhores animações dessa década para mim. Consideraremos as animações produzidas desde o oscar 2001 até 2010! Neste primeiro post farei uma introdução a este assunto tão extenso comentando sobre algumas importantes animações, assim como no próximo e no terceiro falarei sobre os filmes que fazem parte do meu TOP 10 de animações.

Inicialmente queria lembrar que nesta década tivemos a Pixar despontando como um super estúdio de animação, tivemos a Dreamworks, assim como animações japonesas, francesas, australianas e israelenses de grande sucesso. As animações em 3D ganharam quase o monopólio, mas ainda temos alguns que conseguem ser geniais fazendo desenhos a mão, stop motion, macinha e ainda tem aqueles que fazem um documentário no formato animação. Tivemos animações que sairam da simples tentativa de entreter e começaram a buscar horizontes que provocassem a aceitação dos mais novos e dos mais experientes. Idéias foi o que não faltou para as animações nesta década.Começemos um momento nostalgia, lembrando de grandes animações desta década. Importante lembrar que a ordem no qual irei falando dos filmes não demonstra minha preferência e não tem nenhum critério na verdade, é apenas randômico. DIVIRTA-SE!


Wall-E:

Considerado por muitos uma das melhores animações da história e com qualidades ímpares, seja esta a direção perfeita, o roteiro por muitas vezes genial , a técnica impecável etc... Não é a toa que é a animação com maior número de indicações na história do oscar. Ainda acho que está nessa animação um dos sentimentos mais diferenciados que já vi e senti numa animação e sem dúvida o mais genial.


Up - Altas aventuras:

Já comentei sobre este filme, mas sucintamente digo que gostei dele. Mais um exemplar oscarizado da Pixar que tem seus méritos, principalmente uma trilha sonora fantástica do Michael Giacchino. O roteiro não é tão bom assim, pois atende muito a uma necessidade mercadológica, mas ainda tem seus méritos.


Viagem de Chihiro:

Animação japonesa do mestre absoluto em animações Hayao Miyazaki. Dito como uma experiência única entre as animações, este obra abriu os olhos do mundo e abriu dúvidas no estilo: Serão os EUA os melhores animadores? Esta obra foi a única animação na história que ganhou o oscar de animação e o prêmio máximo no festival de Berlim. Apesar de talvez você não entender isso ou aquilo da história, o filme nos passa um sentimento, uma felicidade tão sobrenatural que é certo ser uma obra de qualidade ímpar.


Monstros S.A:

Pode-se dizer que foi este filme que começou com o império da Pixar nas animações. Uma história divertida, com personagens casrismáticos e um roteiro bem interessante fizeram desta uma das grandes animações 3D da década. Efeitos visuais e sonoros genias, uma técnica impecável, bela canção, enfim...Tudo junto faz esta animação ter um lugar todo especial no coração e na mente de muitas criaças, jovens e cinéfilos.


Valsa com Bashir:

Animação israelense no estilo documentário falando sobre a guerra do Líbano num dos visuais mais criativos que me lembro de ter assistido. Esta é a premissa básica de um dos projetos mais geniais desta década e com um dos finais mais marcantes que assisti nesta década. Trilha sonora magnífica, no tom certo. Obra de dar inveja em qualquer estúdio americano.


Mary & Max:

Dito por vários cinéfilos como a melhor animação da década. Um história que a todo momento foge do óbvio com uma animação em visual alternativo, onde quase não há falas, apenas narração. Uma história que incrivelmente não se torna massante em momento algum e desperta sentimentos dos mais variados: Felicidade, conforto, depressão, tristeza, raiva. Uma das cenas do filme provavelmente entra no meu TOP 10 de momentos geniais do cinema nessa década.


Os incríveis:

Na época fiquei louco por essa animação impressionante que ocupa lugar super especial na minha mente cinéfila e no meu coração. Uma história completamente original com grandes referências a DC e Marvel por tratar de heróis, vilões, poderes etc. Comédia, ação, personagens carismáticos, roteiro genial na medida certa.


Ratatouille:

Animação americana da Pixar que ganhou méritos no ano de seu lançamento, incluindo mais um oscar de animação do ano para o seu estúdio. É um daqueles filmes que diverte a todo momento e genial em muitos aspectos. Trilha sonora, sonorização, efeitos...Tudo perfeito. E ainda somos brindados com um fim genial que nos faz sentir algo diferente sem nem mesmo saber o motivo.


Toy Story 3:

Infelizmente só o terceiro é desta década, mas de qualquer forma é este o melhor da trilogia de acordo com a grande maioria dos fãs e cinéfilos. Aqui fica evidente um dos melhores roteiros em animações por deixar óbvio a maturidade da Pixar em conseguir fazer filmes para os mais jovens e mais velhos. Engraçado e profundamente nostálgico e emocionante.


Shrek 1 e 2:

Apesar de ter existido quatro filmes sobre o ogro verde, prefiro ignorar a existência dos dois últimos, principalmente o último. Shrek foi a primeira animação a ganhar o oscar de animação e o segundo deu azar de esbarrar no genial Os incríveis. Com personagens profundamente interessantes e engraçados, uma história fantástica que brinca com várias animações clássicas e efeitos arrebatadores além de um clima estupendo estes longas animados merecem nossas aplausos.

Acabo por aqui este primeiro post a respeito deste assunto. Terá um segundo em memória as outras animações fantásticos que tivemos a honra de assistir.
Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Já que os dois posts mais comentados até agora neste blog foram sobre animações, voltei nesse assunto aproveitando o ensejo para ver se nosso blog consegue voltar a ativa.

    Se você não estiver seguindo este blog e tiver lido e gostado da postagem: Comente, dê sua opinião, quais seus filmes de animação preferidos? O q vc acha desses filmes comentados aqui? etc etc...
    Fico feliz pq algumas pessoas que até pouco tempo não sabia q lia este blog comentaram! Isto me deixou feliz...Façam uma criança feliz! rsrsrs!

    ResponderExcluir