quarta-feira, 27 de julho de 2011

Resultado das enquetes - Harry Potter

Empate!

Foi essa a palavra que marcou quase todas as enquetes feitas sobre a saga mágica que recentemente chegou ao fim nas telonas!

Comentarei cada uma das categorias e sintam-se a vontade para discordar e concordar comigo, rsrs!

Melhor filme:

Eis que o 3º empatou com 0 7.2! Os críticos tendem a considerar o 3º filme o mais bem realizado da série e fico feliz que tenha conseguido muitos votos aqui. O último filme (talvez pela emoção do momento e do final) arrebanhou muitos votos também. Considero este empate justíssimo, pois estes são, para mim, as duas melhores produções mesmo. Misteriosamente o "Cálice de fogo" que julgo como o pior de todos, conseguiu 1 voto.

Melhor livro:

Todos os livros receberam votos. E por muito tempo mais de 2 ficaram empatados, mas eis que no final, os que se sobressairam foram "A ordem da fênix"(a bíblia[em tamanho] da saga) e "Relíquias da morte". Fiquei desapontado com o resultado. Conversando com vários amigos meus, é praticamente unânime que o 7º até que é bom, mas tem certos problemas, pois parece meio corrido da metade ao fim etc. Talvez a força do fim da saga fez ele chegar aqui. Eu particularmente gosto muito do 3º e 4º!

Melhor personagem:
O único não empate! Severo Snape ganhou com considerável folga. JUSTÍSSIMO! O livro o desenvolve muito bem, nos deixando em dúvida sobre o seu real papel em tudo isso. Sua relação com Harry, com seus pais e a participação por todo o duelo fazem dele realmente memorável! Hermione também conseguiu alguns votos! A considero realmente a melhor personagem dentre os 3 principais. Se não fosse por ela, o trio não teria chegado a lugar nenhum, rsrs!

Melhor atuação:

Empate justo entre Alan Rickman como Snape e Helena Bonham Carter como Belatriz. Fico feliz que Emma Watson e Michael Gambon tenham conseguido alguns votos. Imelda Stauton merece palmas pela sua perfeita construção da irritante Umbridge e infelizmente o, muitas vezes fraco, Daniel Radcliffe também conseguiu aparecer.


E aí, gostaram dos resultados? De forma geral, eu gostei sim!

Amanhã venho falar da enquete de filmes de animação! XD

domingo, 17 de julho de 2011

Minha análise de - Harry Potter e as Relíquias da morte parte 2







Apôs tantos anos a série que marcou uma geração inteira chega ao seu fim e mesmo aqueles que já leram os livros acabam sentido isso ao entrarem no cinema para verem o último filme da saga.É difiçil explicar o que essa série de livros e filmes significou para todos os milhares de fans ao redor do globo mas uma coisa é clara foi uma saga que influênciou não só os seus leitores e espectadores mas também a indústria cinematográfica e literária em geral. Harry Potter pro bem ou pro mal deixou sua marca na vida de leitores e definiu um novo estilo de filme e livro,mas vamos deixar o saudosismo a parte e ver como foi o filme.
Não surpresa pra ninguém que os filmes de Harry Potter não são muito bons seja por cortar o conteúdo do livro ou por atores que não convencem,dito isso digo com certo alívio que este é o melhor filme da série e que sinceramente superou minhas expectativas,porém o filme sofre com algumas falhas que não são exclusivas dele mas que também são do próprio livro do qual foi inspirado.
Pra começar na minha opinião a segunda metade do sétimo livro foi muito corrida,afinal eles passaram a primeira metade inteira tentando destruir uma horcruxe e nas poucas páginas do final rapidamente destroem as que faltavam e também achei muito jogado toda a estória da posse da varinha e a "morte" do Harry sem contar o final na estação que foi o que matou o livro talvez fosse até melhor haver um oitavo livro para estória ter um ritmo melhor mas não adianta chorar sobre cerveja amanteigada derramada,enfim o filme sofre desses mesmos problemas tanto que tem pouquissíma coisa q acontece no filme além da batalha final.


Tirando essas falhas o filme é muito bom os efeitos especias foram ótimos e os atores não me desapontaram até que chegou a cena do snape,pra vocês que leram o livro e viram este último filme já sabem qual é a cena e bem pra mim ela foi a cena que eu estava esperando ansiosamente desde que terminei o o sétimo livro,o capítulo no qual ela se encontra pra mim é o maior motivo de se ler todos aqueles livros e ver toda a estória,mas infelizmente decepcionou não por ter sido ruim mas por não ter sido boa o suficiente a cena não conseguiu passar o que passou no livro e pra mim foi a maior decepção do filme.Felizmente o combate final entre Harry e voldemort mais do que compensa essa falha,o diretor conseguiu transformar uma luta final que deixou a desejar no livro em algo pra deixar o autor de dragonball orgulhoso.

O filme,junto com a parte 1 já que considero os 2 um filme só,foi o primeiro da série que eu considerei realmente bom e foi um final digno para uma série tão importante quanto Harry Potter.

Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 2

Dez anos se passaram desde que o primeiro filme da saga foi lançado e pouco mais de quatorze desde o primeiro livro. Desse tempo para cá, a série se tornou uma verdadeira febre, arrebanhando uma infinidade de fãs. Muitos cresceram junto com as personagens, lendo religiosamente cada livro, comentando, pensando, discutindo, enfim... Harry Potter fez/faz parte da vida de muita gente. Porém no dia 15 de julho de 2011 estreiou o último filme dessa aventura que marcou uma geração. Dessa forma, para muitos, chegou o momento do adeus.

Os filmes da saga passaram por altos e baixos. Os diretores do filme trocaram quase tanto quanto os professores de defesa contra as artes das trevas e, para muitos, isso representou ponto negativo para um bom andamento dos filmes. Cada qual dava seu toque, prejudicando em parte a unidade como um todo. O primeiro filme foi uma bela introdução, bem realizada. O 2º não evoluiu um palmo na estrutura do filme anterior. Já o 3º foi a revolução e para muitos é o melhor da série, méritos do genial diretor Alfonso Cuarón. O 4º dirigido pelo normalmente fraco Mike Newell foi desanimante e o 5º continuou nesse patamar. A partir deste último um diretor se efetivou no posto: O nem tão experiente David Yates. O 6º reergueu a série, tendo trazido um clima mais sombrio e bem trabalhado, ajudado pela deslumbrante fotografia. O 7.1 desanimou um pouco novamente para muitos, inclusive a mim, e trouxe a reflexão de qual propósito teria para a divisão do último livro em duas partes. E enfim, chegamos ao último. Muitos choraram com certas mortes, torceram, ficaram revoltados, enfim, realmente viveram com intensidade e vício a plenitude da obra. Mas vamos para minha humilde opinião do último filme:

O filme começa muito bem, com uma trilha diferente do tema principal rolando, enquanto mostra como Hogwarts está numa era negra com Severo Snape como diretor. Essas cenas sem diálogo antes de aparecer o título do filme são muito interessantes e trazem algo a mais para o todo. O filme vai rolando e é fácil perceber um ritmo bem construído, sem desanimar em parte alguma ou fazer você torcer o nariz com aversão a certa cena ou outra por parecer forçada ou desnecessária. No decorrer da história consegue-se perceber como o diretor já amadureceu e ganha mais familiaridade com a história. Sua direção é eficaz, certeira.Passadas certas cenas, começam a aparecer outras que darão origem a grande e esperada batalha final e, neste sentido, o filme também merece muitos pontos por dar um bom clima épico, sem exageros. Faz aqueles mais aficcionados vibrar com as conversas e lutas.

Articulações, guerras e preparações vão acontecendo, todas com efeitos visuais de primeira qualidade e auxiliadas pela trilha sonora muito bem feita. Toda a história vai rolando e agradando tantos aos que leram os livros, pela excepcional adaptação e também aqueles que não o fizeram, por desenvolver toda a história, motivações e resultados de forma harmoniosa, sem atropelos como em certos filmes anteriores ou sem ser lerdo demais, também como em filmes anteriores.A história vai rapidamente se aproximando do fim, sem nenhuma falha muito grave, e bem "redondinho". Alguns poucos pontos podem ser vistos de forma negativa, como certas batalhas que sem dúvida poderiam ser melhores, ou certo desenvolvimento de relacionamentos que parecem meio repentinas e sem o apreço que mereciam. Este pode ser encarado como falhas dos filmes como um tudo e não necessariamente como problema único desse filme.Os atores no geral também vão bem, cada qual defendendo bem sua parte. Alan Rickman compõe um Snape excelente desde o princípio e é aqui que consegue sua redenção. Certa cena que ele aparece com a Nagini [sem querer dar spoiler] me surpreendeu muitíssimo de forma positiva, bem realizada e realística. Ralph Fiennes segura-se bem no seu Voldemort, mesmo com quilos de maquiagem. A grande atriz Maggie Smith consegue maior participação na produção, com méritos também, assim como Michael Gambon e Helena Bonham Carter. Até mesmo o trio principal se sai bem, com destaque para Emma Watson. Óbvio que com a infinidade de personagens sem muito espaço nos filmes anteriores, fica difícil se sustentar, mas até que tentam. No geral, os maiores problemas do filme para mim, na verdade, decorrem das produções anteriores.Algumas mortes conseguem transmitir algo, mesmo não tendo todo o drama que poderiam. As memórias de certo personagem também são magnificamente organizadas, informando muitas coisas de forma clara em pouco tempo, méritos para o roteiro e direção. Além disso, o filme consegue emocionar muitos em algumas partes.

Como outro aspecto negativo, considero o final. Ok que foi adaptado bem do livro, mas ficou fraco. A maquiagem das personagens foi bem deficiente e não conseguiu transmitir aquele espírito de "despedida" que o livro passa. Ficou um fim meio "tanto faz", pouco aproveitado.

Mas é isso, depois de tanto tempo, saímos da sala de cinema sabendo que jamais assistiremos a outro filme do bruxo, chegou a um fim. Milhares de fãs entram em depressão pós-filme [como vi em alguns orkuts e facebooks, rsrs!], deixará saudades, mas será eternamente lembrado, mesmo com seus filmes, por vezes, problemático. Quem não vai lembrar eternamente do tema composto por John Williams para o filme? Esperar cada livro foi uma experiência interessante e trouxe, para muitos, o gosto por leitura. De forma ou de outra, Harry Potter marcou muitas pessoas, mas é hora de dizer adeus. Porém não tenho dúvidas de que todo esse mundo mágico vai durar por muito tempo em nossas mentes e dificilmente será, um dia, substituído.

NOTA: 9,0