sábado, 25 de fevereiro de 2012

A invenção de Hugo Cabret

Acabei ficando longe do blog por bastante tempo, mas pretendo nos 45 do segundo tempo fazer algumas postagens especiais pro oscar 2012! rsrs! Comentar sobre as categorias, favoritos etc etc.

Mas antes venho falar sobre o filme que me deu disposição de postar sobre esse oscar que como um todo julgo tão fraco: A invenção de Hugo Cabret dirigido pelo genial Martin Scorsese! A premissa pode indicar um filme infantil, já que é protagonizado por crianças, mas o que vemos aqui é uma das homenagens mais apaixonadas que já vi ao cinema!A princípio acompanhamos a vida de um aparente órfão que cuida do relógio de uma estação chamado Hugo Cabret. Com a passagem da história, outras personagens vão aparecendo e dando mais poder ao filme.

Acabamos conhecendo um senhor consideravelmente rabugento, dono de uma loja de brinquedos, que acaba tomando um livro importantíssimo pertecente a Hugo. Daí começamos a ficar curiosos a cerca das motivações e reações das personagens.

Tudo vai se desenvolvendo num ritmo interessante, até que percebemos a, digamos, real força da história. O próximo parágrafo tem spoilers, só leia se você já viu o filme:

A descoberta a cerca de George Melies faz o filme ganhar outra dimensão. Começamos a ver uma bela homenagem ao gênio que ele foi e ao poder do cinema de encantar e mudar vidas.
Este acontecimento, que faz o filme ter uma força de imersão imensa, pode representar, de certa forma, um problema para o ritmo do filme. Em certas partes parece que o lado cinéfilo de Scorsese fala mais alto e assim acaba intorrompendo um pouco o andamento da história. Não é nada que prejudique a obra como um todo, mas fica como o único ponto "negativo" a se considerar.

O filme caminha para um desfecho nada menos que sublime. Dá para sentir toda a vontade de Scorcese homenagear o cinema. O melhor filme que ele fez há muuito tempo!

Quanto a parte técnica o filme é impecável, devendo papar muitas estatuetas no oscar. Direção de arte incrível, assim como figurino e toda a parte sonora, destacando a mixagem de som que é incrivelmente sutil. A trilha também é outro ponto muitíssimo positivo a se considerar. Todo o elenco também está muito bem! Ben Kingsley brilha com seu personagem e penso se ele não merecia uma indicação ao oscar de ator coadjuvante.Ao final quero falar da fotografia do filme! Incrível como ela ajuda na realização do 3D mais bem feito que já tive o prazer de ver! Ela é pensada toda em camadas! Em quase todas as cenas tem algum pedaço de alguma coisa na frente, dando a impressão de distância. Isto funciona muitíssimo bem no todo!

Enfim, este é, sem dúvida, um dos melhores filmes que tive o prazer de ver nessa temporada de premiações. Trabalho muitíssimo competente do mestre Martin Scorsese que mostra ser realmente genial não só na sua "zona de conforto" como cineasta, mas no todo! Admito que ficaria muitíssimo feliz se tivesse acabado de falar do grande vencedor do oscar 2012!

NOTA: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário