domingo, 5 de setembro de 2010

Personalidade do cinema


Bem, neste post falarei sobre um diretor, produtor, roteirista e ator de tempos bem antigos. Realizador de filmes trash, considerados os piores filmes já feitos, com orçamentos absurdamente baixos, com roteiro escrito em 2 ou 3 dias e gravação concluída em no máximo 1 semana. Estamos falando do considerado pior diretor d todos os tempos: Edward David Wood Jr.!

A história desta personalidade ímpar do cinema (pela sua capacidade fantástica de fazer filmes de terror assombrosamente engraçados) foi contado com louvores por Tim Burton no filme Ed Wood de 1995. Ed Wood é interpretado por Johnny Depp (Sei que isso ficou redundante, visto já ter falado que o diretor é Burton, rsrs!) e tem no elenco o fenomenal Martin Landau, o ator que viveu o ator Boris Lugosa no filme.

Em resumo poderíamos falar de Ed Wood como uma pessoa que amava fazer filmes e o fazia de qualquer maneira. Ele até chegou a pedir que toda sua "equipe" se convertesse a uma religião, pois assim receberiam dinheiro da igreja batista para realizar seu filme. Ou até mesmo pedir financiamento para um açougueiro rico dar 50 mil para fazer um filme em troca apenas do filho do açougueiro protagonizar o filme, rsrs!

Seus filmes tem uma qualidade técnica vergonhosa. Ed Wood tinha o hábito de achar todas as cenas que gravava perfeitas, de forma que fazia mais de 30 cenas por dia e concluía seus filmes bem rápido. Em várias cenas de seus filmes vemos a sombra de microfones ou da equipe de produção, vemos também os atores com as páginas de roteiro. Imagina aqueles filmes de comédia bem babaca? Assim são os filmes de Ed Wood, a única diferença é que este os fazia para serem produções de terror, rsrs!

Mas apesar de tudo, ele é bastante cultuado hoje em dia pelos seus filmes extraordinariamente mal feitos. Muitos não entenderiam isso, mas uma frase tenta esse feito: “a dor, mesmo a da mais profunda depressão, pode gerar prazer”. rsrsrs!

Se tiverem a oportunidade assistam ao filme de Tim Burton que conta a vida hilária de Ed Wood. A produção de Burton recebeu 2 oscar: maquiagem e ator coadjuvante para Martin Landau que interpreta maravilhosamente bem o ator Boris Lugosa nos seus últimos anos de vida quando já tinha sido esquecido por todos. Não sou grande fã de Burton, mas admito que este filme valhe a pena e é umdos melhores de sua carreira junto com Peixe grande!


Clique AQUI para baixar Ed Wood.

Só para terminar queria escrever a sinopse do filme considerado a obra prima de Ed Wood (filme feito com a produção de uma igreja batista que queria arrecadar dinheiro para fazer 12 filmes sobre os apóstolos):

Plano 9 do espaço sideral: "Segundo o enredo, alienígenas trazem os mortos de volta a vida (seguindo o famoso plano 9 que dá título ao filme), com a intenção de fazê-los dominar os vivos. Isso evitaria a destruição de todo o sistema solar por uma bomba chamada solobonite, que, segundo os extraterrestres o homem desenvolveria em um futuro próximo, ameaçando assim todos os planetas." rsrsrsrs! Sem mais comentários!

Abraço e até a próxima!xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário