domingo, 3 de outubro de 2010

Crítica de Lula - O filho do Brasil

Muito se tem comentado a respeito da justiça ou não por trás da escolha de Lula como representante brasileiro no oscar, como já foi comentado anteriormente aqui no blog. De uma forma geral, as pessoas dizem que foi "pura burrice" ou até mesmo uma "campanha política em forma de filme", porém eu discordo e é feliz que digo: Temos chances no oscar.
É fato que a academia gosta de filmes emocionantes na categoria de filmes estrangeiro e isto foi principalmente mostrado na escolha razoavelmente recente do filme japones "A partida" como vencedor da categoria, visto a produção ser bastante piegas e até mesmo sonolenta, porém emocionante(ao menos a maioria achou).

De uma forma geral, vamos a crítica do filme:

A trajetória do atual presidente do Brasil é contada com sabedoria, apesar do roteiro cair por vezes em discursos desnecessários ou até mesmo momentos um pouco forçados. O elenco está muito acima da média com destaque para a composição de Lula do ator Rui Ricardo Dias e principalmente a genial Glória Pires que rouba a cena sempre que aparece como sua mãe.

Com uma técnica interessante, destacando a fotografia e montagem bem construídas, porém uma mixagem de som ruim por pequenos trechos, o saldo principal do filme recai sobre o fato emoção. E isso o filme faz bem.

É de se imaginar que a história de Lula seja emocionante e consequentemente o filme também e é exatamente isso que vemos por mais de 2 horas de projeção. É aí está um suposto problema na obra: Duração. Isto acaba fazendo o filme ficar maçante para alguns em algumas partes, mas não para mim. O único ponto que destaco como real problema é o final.

Falta algo a mais no final. É muito rápido e quase não aparece o real presidente Lula ao término. De fato é um ponto muito negativo, mas com a notícia de que reeditarão o final, fico mais feliz e otimista.

Nota: 7,5

Enfim, indo contra a maioria, achei que a opção pelo filme de Lula como representante brasileiro foi acertadíssima. Com certeza não foi o melhor filme produzido aqui neste ano, mas com certeza é o que tem mais chances por todo o lado emocional e o por bater numa tecla que a academia adora: História de superação. Principalmente se essa linda história de "teimosia"(quem viu o filme entenderá, rsrs!) for sobre "o presidente mais popular da história brasileira".


Mudando de assunto:
Daqui a pouco começa mais uma eleição que elegerá mais um presidente para nosso país dentre vários outros cargos. Temos basicamente 3 candidatos fortes: Dilma que jornais estrangeiros dizem viver "a sombra do carisma de Lula", Serra que dizem ser "político competente e experiente", mas "dono de uma campanha política que não empolga" e Marina que é dita como dona de "políticas boas", mas de "partido pequeno". Enfim...Bom voto a todos vós! Vamos votar em quem achamos ser melhor e não "ir na onda" ou votar em quem "está ganhando para não ter segundo turno e mais campanha chata" como já ouvi muito por aí. Pensar que independente de quem votarmos nada mudará também não ajuda.

Abraço a todos e até a próxima!xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário