quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Comentários sobre alguns filmes

Antes de qualquer coisa, farei uma breve explicação a respeito dos meus posts: Talvez alguns os achem incompletos, vagos, sem alguns detalhes que talvez sejam encontrados em outros blogs de cinema. Mas aí está o problema! Este blog não é de cinema, então não tem como eu me dar ao luxo que estes tem, como por exemplo, fazer um post inteiro de crítica de um ou outro filme. Desta forma, tento falar sucintamente a respeito do que julgo importante/interessante e a principal função destes posts é basicamente tentar informá-los sobre o que acontece no cinema. OK?

Feito isso, comentarei a respeito de 4 filmes diferentes que estão disponíveis em diferentes mídias: cinema, locadoras e aquele que ainda vem por aí, mas q vc já pode encontrar p download!
Pois bem, vamos lá:


  • Nos cinemas:
O lobisomen


Sinopse: "Assim como no clássico original de 1941, estrelado por Lon Chaney Jr., esta refilmagem também é ambientada na Inglaterra Vitoriana. Na história, Del Toro faz o papel de Lawrence Talbot, um homem que retorna da América para sua terra ancestral e no caminho é mordido por um lobisomem. Talbot começa sua assustadora transformação sob a lua cheia. "

Pela sinopse se nota que essa história não tem nada de diferente, inovador etc. Trata apenas do mesmo assunto recorrente em tantos outros filmes: lobisomens. E em nenhum momento ele foge disso, de forma que do início ao filme da projeção você fica com o mesmo sentimento de "já assisti isso antes váárias vezes". Além que o roteiro é bem clichê e previsível!
Mas, se você quiser apena se distrair um pouco a sessão pode até valer a pena! Afinal é um filme muito bem realizado tecnicamente falando: Belíssima direção de arte, fotografia, trilha sonora e principalmente a maquiagem. Mas é daqueles filmes facilmente esquecíveis! E digo...Já foi tempo que o eterno Hannibal era sinônimo de bons filmes!
NOTA: 6,5



  • Nas locadoras:

500 dias com ela:

Sinopse: "O filme 500 Dias com Ela ((500) Days of Summer) conta a história do começo e do fim de um relacionamento amoroso. Qualquer pessoa que já tenha presenciado esse tipo de acontecimento conseguirá perceber como as situações reais são retratadas na tela."

Pela pedida se você uiser ver um filme coma família ou com sua namorada! É uma comédia romântica, mas nem por isso é ruim, como infelizmente vem se tornando um fato na atualidade. O filme tem uma edição inteligente ao retratar vários mometos do relacionamento do casal de forma não-linear e além disso tem um dos melhores roteiros do ano na humilde opinião de quem vos fala, merecendo indicação ao oscar de melhor roteiro original. O filme tem momentos super originais como por exemplo quando a tela se divide e começamos a ver simultaneamente o que o protagonista esperava que fosse o encontro e o que está realmente sendo, dando bastante realismo a obra visto que isto realmente acontece com qualquer um! Vale a pena conferir esta que na minha opinião é uma grata surpresa das comédias românticas e merecia até, quem sabe, figurar entre os 10 melhores filmes do ano!

NOTA: 8,0



A teta assustada:
Sinopse: "Fausta tem "a Teta Assustada", uma doença que é transmitida pelo leite materno das mulheres que foram violadas ou maltratadas durante a guerra do terrorismo no Peru. A guerra acabou, mas Fausta vive para recordá-la porque "a doença do medo" lhe roubou a alma. Agora, a súbita morte de sua mãe a obrigará a enfrentar seus medos e o segredo que oculta em seu interior: ela introduziu uma batata na vagina, como escudo, como um protetor, e acredita que assim ninguém se atreverá a tocá-la."

A sinopse pode parecer até engraçada, principalmente o fato da protagonista ter posto uma batata na vagina e acredito que isso gerará comentários no colégio, mas desta sinopse saiu um filme indicado ao oscar 2010. De fato é um filme para poucos, muitíssimo lento, daqueles que você tem que fazer um esforço sobrehumano para assistir, mas que carrega no seu material várias simbologias bem trabalhadas e inteligentes. Cada enquadramento tem um propósito, uma explicação e tudo funciona em prol da evolução da personalidade da principal. Mas de qualquer forma, o clima monstruosamente lento torna esta uma obra muito pouco acessível.
NOTA: 5,0



  • Em breve nos cinemas:
Invictus
Sinopse: "O presidente Nelson Mandela (Morgan Freeman) e o capitão Francois Pienaar (Matt Damon) trabalham juntos em uma missão para unir a nação por meio da linguagem universal do esporte."

A crítica americana ficou divida com o filme, alguns o consideraram muito bom enquanto outros o acharam sem graça! Eu sou umn adepto dos primeiros: Gostei bastante do filme. Qualquer filme do Clint Eastwood já surge com fama de filmaço e quando as coisas não são exatamente assim, podem surgir pensamentos de que o filme é fraco devido a expectativa gerada.
Eu particularmente considero o roteiro um ponto fraco do filme, mas a direção primordial de Clint com a atuação de Morgan Freeman e a montagem sob medida tornam este um filme emocionante. O diretor consegue extrair toda a beleza e poder do roteiro nas suas mãos, tendo o poder de nos causar ansiedade e uma expectativa absurda até o término do filme, fato pelo qual considero injusta sua exclusão entre os indicados ao oscar de melhor diretor. O filme iria se chamar 'The human factor", título que considero mais apropriado para o longa!
NOTA: 8,0




Isso é tudo por enquanto! Espero que tenham gostado! Estes posts com comentários sobre os filmes tem por objetivo ajudá-los e inteirá-los a respeito dos filmes e lançamentos e do que assistir!
Espero que seja útil!

3 comentários:

  1. To curioso pra ver esse "A teta assustada"... Alguem sabe quando estreia aqui?

    ResponderExcluir
  2. Li só o início porque estou com sono, amanhã eu leio tudo. Mas quero dizer que isso NÃO É DESCULPA. O blog pode não ser de cinema, mas tem uma sessão disso, então larga de ser um preguiçoso mórbido e "solta o dedo nessa porra", como diria o famoso Capitão Nascimento! xD

    Comento de novo depois que eu ler...

    ResponderExcluir
  3. Opa!!! Excelente então!!! Agora tô liberado para faer quais posts monstruosos quiser! HAHAHAHAHAHAHA!!!!(risadinha do mal)

    Qto a Teta assustada: Sineraente aredito q NUNCA! E vai uma dica: Não assista isso no cinema. Considero uma tarefa sobrehumana assistir esse filme inteiro sem parar!

    ResponderExcluir