sábado, 22 de maio de 2010

Compositores

Depois de um longííííssimo tempo sem postagens da parte de todos os integrantes do grupo venho tentar tirar esse blog do ócio com uma postagem simples sobre grandes compositores do cinema.

Este post não faz parte dos "Personalidades do cinema", pois neste é comentada um profissional por vez, aqui falaremos sobre vários compositores etc... Pode-se falar desse post como um "especial" sobre compositores. A intenção deste post é, além de entreter ao ouvir as trilhas, informar a respeito destes profissionais idolatrados até mesmo por quem não gosta de cinema ou qualquer produto audiovisual.
Aqui falaremos sobre 2 compositores da atualidade e 3 do "passado", são eles: John Williams, Alexandre Desplat, Max Steiner, Ennio Morricone e Nino Rota.

  • John Williams:

O compositor mais conhecido da atualidade e considerado por muitos o melhor compositor da atualidade e um dos melhores da história. O poder das trilhas de John Williams é que passa e entra geração e todos continuam conhecendo suas trilhas: Quem não reconheceria a trilha se Star Wars ou Indiana Jones em qualquer lugar que esta tocasse? E exatamente este poder de suas trilhas fazem ele ser tão reconhecido e ter a invejável faixa de 45 indicações ao oscar. Considerado por todos uma lenda do cinema e conhecido por mais por seus trabalhos ao lado de Steven Spielberg, John Williams é um daqueles compositores que mesmo você odiando cinema tem a obrigação de conhecer.

Ouça:
E.T
Jurassic Park
Tubarão
Lista de Schindler
(Espero que seja um aperitivo para quem vai no Theatro Municipal ouvir um concerto das suas músicas, rsrs!)

  • Alexandre Desplat:
Acredito que poucos daqui conhecam este compositor, mas no mundo ele vem recebendo muitas honrarias nos últimos anos: No ano passado, por exemplo, ele compos 7 trilhas sonoras e por isso acabou sendo lembrado no oscar pela animação Fantástico Sr.Raposo. Suas trilhas tem o dom de ser muito agradáveis ao ouvidos e realmente bom de ser ouvido até mesmo separadamente do filme, mas no contexto do filme suas trilhas encaixam perfeitamente e isso o faz ter tanto reconhecimento atualmente, além da sua criatividade ímpar em compôr trilhas completamente diferentes umas das outras, fato este que por muitas vezes acaba com um compositor de músicas para filmes.

Ouça:
Chéri
O despertar de uma paixão

  • Max Steiner:
Acredito que poucos aqui o conhecam, mas entre os cinéfilos e todos aqueles que gostam de cinema, este aqui é um nome de puro prestígio: Max Steiner. Compositor dos tempos de ouro do cinema, teve várias composições sublimes merecendo destaque a dos filmes super conhecidos "Casablanca", "King Kong" e "E o vento levou...?". Com a marca de 26 indicações ao oscar e 3 oscar, ele fica atrás em nº de indicações apenas de John Williams e Alfred Newman.

Ouça:
Vídeo com várias trilhas dele

  • Ennio Morricone:
Muitos consideram este compositor o mais genial da história e apenas não teve tanto reconhecimento quanto John Williams por exemplo, por musicar na sua maioria filmes italianos e fora de circuitos hollywidianos. Considerado por todos um dos mais injustiçados profissionais da história do cinema pela academia por ter somente 5 indicações ao oscar e nenhuma vitória. Para tentar apagar essa vergonha, a academia deu a ele um oscar especial por toda sua carreira nas mãos de Clin Eastwood com o qual ele já trabalhos bastante em filmes de faroeste. Entre suas composições de renome temos a emocionante trilha de "Cinema Paradiso", a épica e absurdamente fenomenal de "Era uma vez no oeste", "Os intocáveis" e "A missão".

Ouça:
Cinema Paradiso
A missão

  • Nino Rota:
Compositor italiano que muitas dizem não ter recebido o reconhecimento popular que merecia, assim como Morricone. Trabalhou muito ao lado do considerado um dos melhores diretores de todos os tempos Federico Fellini e também de Francis Ford Coppola com quem fez sua trilha mais conhecida e renomada no meu filme favorito de todos os tempos "Poderoso chefão". Tabém musicou trilhas fenomenais e cheias de sentimento e emoção em "8 1/2" e "La Doce vita", clássicos de Fellini.

Ouça:
Trilha de 81/2
La doce vita


Quem estiver interessado em ouvir algumas trilhas dos compositores acima, usem o youtube que disponibiliza várias soundtracks deles. DIVIRTAM-SE!

Desejando um belííííssimo final de semana, me despeço!
Dentre alguns dias nosso blog vai se vestir de verde e amarelo para a nossa primeira edição da Copa do Mundo de nosso blog. Esperamos uma cobertura maciça por parte de nosso amigo doente por futebol Gabriel!xD

3 comentários:

  1. Enio: o mais foda. Suas cancoes ecoam ainda em minha mente. (O Desplat parece um pouco com o Manoel, nao?)

    ResponderExcluir
  2. Kraca! Tem todo sentido! rsrsrs! Parece msm! Nunca tinha pensado por esse ângulo! rsrsrsrs!!
    Todos aí são incomparavelmente fodas, sei nem quem é o melhor...É uma luta braba! Daí omais fraquinho, até mesmo por ter menos tempo de carreira, é o Desplat, mas é tipo o compositor do momento! rs!

    ResponderExcluir
  3. Ahh, muito bom. Não conhecia a mente brilhante por trás da trilha de "Poderoso Chefão", bom saber! Confesso que não conhecia os outros de nome, apesar de já ter ouvido algumas músicas, mas John Williams continua sendo meu ídolo master!

    Sobre o Desplat, realmente parece o Manoel mais novo, consequentemente o Alan Rickman(Snape xD).

    ResponderExcluir