quinta-feira, 27 de maio de 2010

LOST - The end

Há 6 anos atrás começava uma série sobre sobreviventes de um acidente aéreo que caem numa ilha.
Há 6 anos começava a maior série da história.
Há 6 anos começava uma experiência audiovisual social sem precedentes.
Há 6 anos começava LOST!


Frases relacionadas a LOST:

"Lost não é só uma série, é uma experiência".
“Talvez o final não seja bem recebido inicialmente, mas daqui anos e décadas tenho certeza as pessoas vão olhar para trás e ficarão impressionadas com o que ‘Lost’ nos proporcionou”.


Uma introdução:
Depois de tanto tempo roendo as unhas dos pés, entrando em fóruns de discussões sem cessar, comparando teorias sobre qual seria o fim da série, debatendo horas a fio a cerca do último capítulo lançado etc fomos premiados com o último capítulo de uma série que revolucionou as séries como a conhecemos, sendo elevado a uma categoria nunca antes vista.
Começo esse post super especial com uma carta de ninguém menos que George Lucas enviada para Carlton Cuse e Damon Lindelof:

“Parabéns por criarem uma série incrível! Não contem a ninguém, mas quando Guerra nas Estrelas saiu, eu não tinha a menor ideia pra onde tudo caminharia. O truque era fingir que a coisa toda estava planejado desde o início. Joga-se lá uns problemas com figuras paternas, referências a outras histórias e pronto, tem-se uma série de filmes.”

“Em seis temporadas vocês conseguiram expandir tempo e espaço e eu não estou sozinho quando digo que nunca consegui prever o que estava por vir em seguida. Agora que [LOST] chegou ao fim, é impressionante constatar como muito realmente estava planejado e o quão elegantemente amarraram tudo. Vocês criaram algo realmente especial. Estou triste que a série está terminando, mas ansioso pra ver o que vocês farão em seguida.” George Lucas.


Repercussão ao redor do mundo:
"A expectativa para o “series finale” é enorme. E um dos fatos mais divertidos em relação ao último episódio é sobre a maneira como os fãs irão assisti-lo. Todos sabem que muitos chegam a ver “Lost” ao vivo pela internet ou baixando o episódio algumas horas depois de ele passar nos EUA. Mas como ficam aqueles que gostam de acompanhá-lo tranquilamente na TV a cabo, em DVD, e não quer saber nada do que o mundo inteiro está comentando?"

"Eu paro de seguir algumas pessoas no Twitter, chego até a cancelar a assinatura do feed de alguns blogs. Fico fora do computador o dia inteiro”, explica o designer Felipe Coelho, de 25 anos."

"Mas de todos os fãs de “Lost” que verão o programa nesta noite ou na terça-feira, ninguém tem uma história mais curiosa que a do estudante canadense Pete Wilson, de 21 anos.

Para se preparar para o grande, ele decidiu rever todas as temporadas de “Lost”, inclusive os episódios feitos para a internet. Sua experiência começou na terça-feira (18) e está sendo transmitida em tempo real na internet, no blog Lost Marathon.

A maratona, além de ajudá-lo a relembrar passagens que já tinha esquecido ou mesmo notar momentos que possam ser importantes para o último capítulo, tem como objetivo colocá-lo no livro dos recordes, como a pessoa que viu “Lost” no menor tempo possível.

“Eu mostro a TV ligada e fico interagindo com os fãs em uma sala de chat. Só paro para comer, dormir, trocar os DVDs e ir ao banheiro”, explica, em entrevista exclusiva ao G1."

Alguns guardam o último capítulo como algo sagrado, chegando a se reunir com grupos de amigos para ver juntos. Pergunto-lhe: Quando isso já aconteceu numa série?


Críticos falando de LOST:

James Poniewozik, da "Time": "'The End' foi uma epopéia, comoventes duas horas e meia de televisão, cheias de sentimento e de comprometimento, que foram fiéis aos personagens de 'Lost' como os conhecemos desde a primeira temporada".

Jeff Jensen, da "Entertainment Weekly": "Um épico emocionalmente exaustivo que me fez chorar a cada 'revelação' e me deixou remoendo o verdadeiro significado do mundo paralelo".

Mike Hale, do "NY Times": "Você tem que pensar que o final etéreo, vagamente religioso, pouco mais que piegas de 'Lost' (.) não vai cair bem para muitos dos fãs do programa".

Uma pequena prosa:

Considerado uma série absurdamente genial por muitos, mas considerada perta de tempos por outras, LOST finalmente chega a um fim épico que vai ficar na nossa memória por anos e anos...Sem dúvida presenciamos uma história fantástica e sem dúvida esta fez parte de nossas vidas, em menor ou maior grau...Mas sinteticamente desafio: Quem nunca ouviu falar de LOST?

A série que transformou as séries em algo a mais...Que usou de vários meios, principalmente internet, para mostrar vídeos e histórias além da série...Que foi um dos maiores assuntos em vários círculos por anos chegou a uma conclusão, ei-la:


Uma prosa sem spoilers sobre o fim de LOST:

Muitos esperavam que tudo fosse explicado como num livro da Agatha Christie, que alguém chegasse e falasse, os segredos da série são: "X, Y, Z etc etc etc..." e fim! Mas felizmente a série nos brindou com algo metaforicamente genial, cheio de significado, porém infelizmente alguns desprovidos de massa cinzenta vão achá-lo dispensável e sem sentido.Só peço que antes de criticar tente entender...

Enfim... O último capítulo nos brindou de forma clássica com uma história antológica...Planos sequência de tirar o fôlego a ponto de você pensar: "QUE FODA", cenas cheias de significado e mensagens e um final que te faz pensar que tudo valeu a pena e tudo vale a pena. Uma série que faz você ficar de bem com a vida, feliz, emocionado, mas triste pelo seu término.

Para muitos vai ficar um vazio...Um buraco antes preenchido com honrarias por LOST. Sem dúvidas os debates a cerca de LOST, as idas a fóruns e todo o buzz ao seu redor fará uma falta incomensurável. É surreal pensar em como uma série de televisão representou e representa tanto para tantos. Não tente substituir essa série por outra, você não pode, eu sei disso...Talvez nesse momento você pense: "Don't Tell Me What I Can't Do"... E lá está a sua resposta, rsrs!

Espero escrever mais sobre LOST em um outro post, mas espero que gostem deste primeiro!

Um grande abraço! "See you in another life, brotha!", rsrs!


3 comentários:

  1. Boa anderson!! Não podia faltar um post digno de lost onde se fala tudo sem se dizer nada,ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Eu já rodei a internet e vi tantas pessoas falarem que adoraram quanto pessoas dizendo que foi horrível. Eu particularmente adorei, e confesso: já revi em casa, pra poder desabar em lágrimas sem constrangimentos xD

    Lost é uma série que realmente fez a diferença. E acho que depois de toda essa repercussão, está na hora de quem não viu, alugar/comprar/baixar e começar... "Abrir os olhos" pra essa experiência memorável!

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrsrss!!!

    Gostei do comentário do Fabrício! Realmente bem digno de LOST! rsrsrs!!!

    O constrangimento de chorar no capítulo final é tenso msm! Muito mais vendo com várias pessoas! rsrs! A propósito, gostei do "Abrir os olhos", rsrss!

    Tentei escrever um post sem nenhum spoiler, só opiniões e comentários msm p nenhum de nossos váááários seguidores nos abandonarem! rssrs!

    ResponderExcluir