sábado, 31 de julho de 2010

Salt

Hoje tive a honra(ou não) de assistir esse filme com Angelina Jolie. Ao sair do filme fiquei um pouco surpreso com todos os meus amigos dizendo que tinham gostado bastante... Refleti um pouco sobre o que assisti no longo caminho de volta e lá vai o que achei, mas antes de tudo vai uma rápida sinopse:


"Antes de se tornar agente da CIA, Evelyn Salt (Jolie) prestou juramento de servir e honrar o seu país. Ela colocará o seu juramento em prática, quando um desertor russo a acusa de ser uma espiã russa. Salt foge, usando todas as sua habilidades e anos de experiência como agente infiltrada para conseguir escapar dos seus inimigos, proteger o seu marido e fugir dos seus colegas da CIA."

O roteiro do filme tenta o fazer mais cheio de ação possível e realmente consegue, mas em detrimento da real qualidade da obra. O que fica do filme (se algo fica) são cenas de ação bem mentirosas no melhor estilo 007 e Missão impossível, mas talvez um pouco piores, visto que se trata de uma mulher (sem querer ser machista) e por ela parecer não sentir absolutamente nada...Por exemplo: Ela pula de um metrô em movimento, levanta e começa a andar calmamente, depois sai batendo em vários homens, rsrs! Sem contar que ela pula de caminhão em caminhão inúmeras vezes, rsrsrs!


Mas enfim, mudando de foco, vamos a história: É óbvio que o filme bebe loucamente de fontes bem conhecidas, principalmente Identidade Bourne. O filme consegue te surpreender às vezes, mas mesmo assim fica evidente a todo tempo que o diretor quer fazer um filme de ação e para isso e em função disso, alguns diálogos acontecem, mesmo estes sendo completamente desnecessários. Uma montagem de "vai e vem" confunde por muitas vezes e falha miseravelmente em criar algo mais "intelectualizado".

É ruim também ver como Angelina está levando sua carreira. Já ficou claro que esta tem grande talento e isto pode ser provado ao assistir os filmes "O preço da coragem, "A troca" e "Garota interrompida", tendo levado indicações ao oscar pelos dois últimos e levando um de coadjuvante pelo último. Espero que ela ao menos saiba dosar melhor filmes de ação "caça-níquel" com filmes realmente bons.

Em suma, é um filme para assistir com certo força de vontade, ignorando clichês e gostando muito de cenas de ação, pois quase só se encontra isto nesse filme. O filme tem tentativas de criar um romance e de ter certo tom intelectual, mas também falham nestes aspectos. É triste ver que o cinema está permeado de obras de qualidade duvidosas que atendem quase unicamente ao mercado e deixam de lado a originalidade e a técnica que me fizeram gostar tanto de filmes.

NOTA: 4,5

Abraço a todos e até a próxima! :)

domingo, 25 de julho de 2010

Filmes em cartaz:

Eita, periodozinho ruim dos cinemas hein! Quase nenhum filme presta! E o pior é que não tem bons filmes num futuro próximo, apenas "A origem" de Christopher Nolan, com Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Marion Cottilard etc parece sair desse cenário triste!

Enfim, irei falar de 3 filmes em cartaz que infelizmente polarizam as salas do cinema atualmente, ei-los:

Toy Story 3:

Dito por muitos como o 1º grande filme do ano e desde já franco favorito a melhor animação no oscar. Com um roteiro interessantíssimo, o filme passa de forma rápida e inocente, até chegar a um fim emocionante e nostálgico.
Sem dúvida é o melhor da trilogia. Uma história desenvolvida que agrada não apenas pelas piadas ou situações engraçadas propiciados pelos brilhantes personagens, mas também pelo seu poder de fazer refletir, pensar na vida e até mesmo chorar bastante em certas cenas. O filme acompanha a idade das crianças que viram os dois primeiros filmes e isso aumenta, e muito, seu poder de emocionar.
Uma trilha sonora perfeita de Randy Newman permeia uma das obras mais completas do ano que já tem vaga garantida no oscar de melhor roteiro adapado. Falar de amizade, do poder do tempo nas nossas vidas e tantos outros temas profundos num filme divertido e engraçado é um mérito ímpar.
Louvores a Pixar que acaba de conquistar outro oscar de filme de animação, rsrs!
NOTA: 9,2
Rotten Tomatoes: 99%
(OBS: Esse valor é assustadoramente alto! Não me lembro de um valor tão alto assim faz tempo! Ao ver que "Como treinar seu dragão" está com 98%, noto que esse ano tá bom em animações!xD)


Shrek para sempre:

É vergonhoso ver o quanto o cinema tem se tornado capitalista ao extremo e aqui temos uma visão clara do que disse. O primeiro e segundo filme da série conseguiram grande fama e reconhecimento exatamente pelo oposto desse 4º filme. Calma, vou explicar:

O primeiro e segundo filme conseguiram tirar grandes risadas de todos por brincar com clichês de filmes de animação, já o quarto transpira clichê até o último suspiro. Não há uma cena que não seja caprichada em clichês.

Só em nível de comparação, contarei a sinopse de um filme clássico chamado "A felicidade não se compra". Em certo momento da vida, o protagonista começa a pensar em se matar, então um anjo desce dos céus e mostra sua importância para muitas pessoas ao seu redor. É dessa fonte que Shrek 4 mais de aproveita. A propósito, se tiver a oportunidade, assista "A felicidade não se compra". Realmente é incrível, vale a pena. É um daqueles filmes singulares que te faz pensar na vida.

Enfim, descendo muuuito, voltemos a falar de Shrek 4: No início do filme você já tem certeza de como ele irá acabar. Os personagens novos que aparecem nesse filme são completamente unidimensionais, ou seja, são mal escritos, sem nenhuma profundidade. As piadas não funcionam tão bem por aqui, ficando a graça do filme nas mãos do burro e do gato de botas apenas. Situações bobas e vilões desnecessários com a simples intenção de ser engraçado são decepcionantes.

Triste ver uma série que começou tão bem, acabar dessa forma tão deplorável. Talvez as crianças gostem, mas os mais adultinhos terão um sentimento parecido com o meu, acredito.

NOTA: 4,0
Rotten Tomatoes: 58%

Eclipse:


Sei que é vergonhoso, mas enfim, acabei tendo que assistir esse filme. Tentarei ser o mais breve para não ficar com o mesmo sentimento que o filme me causou: sono, vergonha alheia e raiva.

Tentarei elaborar a minha crítica numa espécie de tabela:
Personagens -> Caricatos, fraquíssimos, sem emoção.
História -> Sem noção, com diálogos de dar vergonha alheia de tão piegas.
Cenas de ação -> Funcionam um pouco.
Direção -> Dá sono, mas com esse roteirozinho também...

Enfim...Um filme que se segura por ter personagens sem camisa e diálogos vergonhosos não merece nosso respeito.

NOTA: 3,5
Rotten Tomatoes: 52%


É isso! Torço para que o cinema volte a ser de qualidade artística e não apenas capitalista...Que busque não só dinheiro, mas também ter uma boa história, bons personagens etc... Esse ano está realmente vergonhoso, espero que até a temporada de premiações surjam filmes decentes. No momento minha esperança reside em "A origem"!

Bom resto de férias a todos!xD

sábado, 17 de julho de 2010

Piores filmes assistidos em 2009:

OLÁÁÁÁ a todos!xD


Depois de muuuito tempo, volto a postar nesse bendito blog e agradeco a Sam Raimi por isso! Tenho a mania doentia de anotar todos os filmes que vejo e dar uma nota para ele... Na verdade fiz isso apenas ano passado quando minha loucura estava maior, esse ano parece que não tô conseguindo fazer o mesmo, mas enfim...

Alguns filmes são tão bons que simplesmente é impossível você esquecer que o assistiu, porém alguns são tão miseravelmente horríveis que o sentimento é, infelizmente, o do mesmo não esquecimento.

Havia dito que o "culpado" desse retorno às postagens é o diretor Sam Raimi e é verdade. Acabei de ver um filme seu "Arraste-me para o inferno" e imediatamente pensei ao final: "Que filme escroto" e falei pro meu pai que também estava assistindo ao filme "Esse filme vai concorrer para o prêmio de pior filme que eu assisti nesse ano".

E tive a idéia de fazer um post dos piores filmes que eu assisti no ano. Já que este ano ainda não acabou, farei o do ano passado que como eu disse tenho anotações de quais filmes assisti.

Então vamos aos indicados, e como seria dito no dia do anúncio do oscar:

"And the nominees to worst film in achievment are:"


O vencedor dessa acirrada categoria sairá na sexta-feira! Dêem seus palpites, quem merece ser o grande vencedor do ano? rsrsrs!

Falemos um pouco de nossos concorrentes:

O dia em que a terra parou: Estrelado por Keanu Reeves e Jennifer Connely(que já teve dias melhores de vencedora de oscar inclusive). Um E.T camarada chega na terra e diz que quer salvar o planeta e para isso tem que acabar com aquilo que o prejudica: Os seres humanos. O filme tem momentos aceitáveis, mas a falta de habilidade com que o filme é conduzido é vergonhosa. O filme acaba tão repentinamente que você pensa que é alguma brincadeira de mal gosto, mas ficamos chocados ao descobrir que aquilo que você assistiu foi produzido por um grande estúdio e protagonizado por uma vencedora do oscar.

Presságio: Crianças escrevem e fazem desenhos e enterram em algum tipo uma cápsula do tempo. Décadas depois a reabrem e cada nova criança pega uma folha. O filho de Nicolas Cage pega um papel cheio de números. A partir daí o filme não para de cair vertiginosamente em qualidade...Olha que coisa surreal: Nicolas Cage está andando e olha para aquele papel cheio de números que uma garotinha de menos de 10 anos escreveu a décadas atrás, o que ele faz? Começa a procurar significados ocultos entre os milhares de números e magicamente ele os descobre...Belo roteiro não? Mas isso ainda não é nada...Como eu disse o filme não consegue parar de ficar pior.

O mistério das duas írmãs: Duas garotas voltam de um internato para morar com seu pai e madrasta. Mas voltam diferentes e coisas estranhas começam a acontecer com elas...Tudo bem até aí. É apenas mais um filme de terror babaca, mas o pior é que parece que o roteirista não sabe o que fazer com seu filme e resolve pôr de tudo um pouco. No final NADA faz sentido... Coisas que o roteiro tinha explicado não batem com partes da história etc etc... Vergonhoso!

Noivas em guerra: Nem é tão ruim assim, mas tá aqui para representar as comédias pastelonas desse estilo. Duas atrizes indicadas ao oscar protagonizam essa comédia patty sobre melhores amiguinhas que querem casar no mesmo lugar, mas por erro seu casamento acabam caindo no mesmo dia desencadeando várias brigas. Situações absurdamente babacas permeiam essa obra de qualidade ímpar. Quando acaba você pensa: "PORQUE?? Porque eu assisti isso?"

2012: Uma das grandes pipoconas do ano. Fez um grande buzz na época, mas todos aqueles um pouquinho mais conscientes reparam que esse filme é um belo caça níquel sem nenhuma qualidade. O roteiro é suinamente desenvolvido...Todas as conversas já são imaginadas pelo espectador e algumas situações são de deixar qualquer um envergonhado pelo clichês absurdos e sem sentido. Perdemos 3 horas de pura destruição sem nenhum diálogo razoavelmente inteligente, mas apenas situações de dar vergonha e muitos efeitos visuais descartáveis.


OBS: É triste pensar que assisti 4 desses 5 filmes no cinema... :( rsrsrs!



quinta-feira, 15 de julho de 2010

Estações de Rádio - Adnet

Vídeo do Comédia MTV em que Marcelo A. Puppin imita as diversas estações de rádio...

destaque para a estação de rádio gospel..rsrsrs

sábado, 10 de julho de 2010

Final de copa

Meus caros, tento pensar em algo bom para escrever sobre a final da copa, mas admito que não consigo nada à altura. Até porque final de copa transcede a essência das palavras e não dá pra ser explicada por um mero mortal, como eu. É obra dos deuses do futebol, isso sim. Obra que exalta sonhos, derruba lágrimas, surpreende. Acho que, quando os jogadores entrarem em campo amanhã, poderemos lembrar do quanto esse esporte é significante e valoroso. Do quanto ele está presente em nossas vidas. Na mesma grama, verde como a esperança do homem (estúpida comparação, afinal o verde sagrado de um gramado de futebol é muito mais que uma esperança. Talvez seja sim uma certeza), desfilaram por muito tempo gênios eternos, dos quais poderia falar-lhes durante horas e horas. Mas prefiro não contar-lhes a história dos geniais. Simplesmente porque amanhã será fácil ouvir a história do futebol. Ela será contada por vuvuzelas. Vuvuzelas que não pararão de gritar, para quem quiser ouvir, e quem não quiser também, que a África se orgulha de suas tradições, assim como o esporte que escolheu este continente durante o último mês. Sintam o barulho como um grito de paixão que entra em seus ouvidos e lembra a cada segundo que o jogo é sagrado. A final da copa é sagrada. A pelada na minha escola é sagrada. Que possamos refletir sobre a importância do jogo de futebol, e ao mesmo tempo, sobre sua informalidade. O jogo que ao mesmo tempo, une nações e cria guerras. Que desperta sorriso e choro.

Espanha e Holanda. Um campeão inédito. Um campeão merecido, independente de qual dos dois ganhar. Será grande jogo de bola. Não preciso falar muito sobre o jogo em si. Ele se explicará no transcorrer de 90 minutos e possíveis 30 adicionais. Resta assistir e sentir o jogo.

Amanhã. É tudo que importa.