domingo, 25 de julho de 2010

Filmes em cartaz:

Eita, periodozinho ruim dos cinemas hein! Quase nenhum filme presta! E o pior é que não tem bons filmes num futuro próximo, apenas "A origem" de Christopher Nolan, com Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Marion Cottilard etc parece sair desse cenário triste!

Enfim, irei falar de 3 filmes em cartaz que infelizmente polarizam as salas do cinema atualmente, ei-los:

Toy Story 3:

Dito por muitos como o 1º grande filme do ano e desde já franco favorito a melhor animação no oscar. Com um roteiro interessantíssimo, o filme passa de forma rápida e inocente, até chegar a um fim emocionante e nostálgico.
Sem dúvida é o melhor da trilogia. Uma história desenvolvida que agrada não apenas pelas piadas ou situações engraçadas propiciados pelos brilhantes personagens, mas também pelo seu poder de fazer refletir, pensar na vida e até mesmo chorar bastante em certas cenas. O filme acompanha a idade das crianças que viram os dois primeiros filmes e isso aumenta, e muito, seu poder de emocionar.
Uma trilha sonora perfeita de Randy Newman permeia uma das obras mais completas do ano que já tem vaga garantida no oscar de melhor roteiro adapado. Falar de amizade, do poder do tempo nas nossas vidas e tantos outros temas profundos num filme divertido e engraçado é um mérito ímpar.
Louvores a Pixar que acaba de conquistar outro oscar de filme de animação, rsrs!
NOTA: 9,2
Rotten Tomatoes: 99%
(OBS: Esse valor é assustadoramente alto! Não me lembro de um valor tão alto assim faz tempo! Ao ver que "Como treinar seu dragão" está com 98%, noto que esse ano tá bom em animações!xD)


Shrek para sempre:

É vergonhoso ver o quanto o cinema tem se tornado capitalista ao extremo e aqui temos uma visão clara do que disse. O primeiro e segundo filme da série conseguiram grande fama e reconhecimento exatamente pelo oposto desse 4º filme. Calma, vou explicar:

O primeiro e segundo filme conseguiram tirar grandes risadas de todos por brincar com clichês de filmes de animação, já o quarto transpira clichê até o último suspiro. Não há uma cena que não seja caprichada em clichês.

Só em nível de comparação, contarei a sinopse de um filme clássico chamado "A felicidade não se compra". Em certo momento da vida, o protagonista começa a pensar em se matar, então um anjo desce dos céus e mostra sua importância para muitas pessoas ao seu redor. É dessa fonte que Shrek 4 mais de aproveita. A propósito, se tiver a oportunidade, assista "A felicidade não se compra". Realmente é incrível, vale a pena. É um daqueles filmes singulares que te faz pensar na vida.

Enfim, descendo muuuito, voltemos a falar de Shrek 4: No início do filme você já tem certeza de como ele irá acabar. Os personagens novos que aparecem nesse filme são completamente unidimensionais, ou seja, são mal escritos, sem nenhuma profundidade. As piadas não funcionam tão bem por aqui, ficando a graça do filme nas mãos do burro e do gato de botas apenas. Situações bobas e vilões desnecessários com a simples intenção de ser engraçado são decepcionantes.

Triste ver uma série que começou tão bem, acabar dessa forma tão deplorável. Talvez as crianças gostem, mas os mais adultinhos terão um sentimento parecido com o meu, acredito.

NOTA: 4,0
Rotten Tomatoes: 58%

Eclipse:


Sei que é vergonhoso, mas enfim, acabei tendo que assistir esse filme. Tentarei ser o mais breve para não ficar com o mesmo sentimento que o filme me causou: sono, vergonha alheia e raiva.

Tentarei elaborar a minha crítica numa espécie de tabela:
Personagens -> Caricatos, fraquíssimos, sem emoção.
História -> Sem noção, com diálogos de dar vergonha alheia de tão piegas.
Cenas de ação -> Funcionam um pouco.
Direção -> Dá sono, mas com esse roteirozinho também...

Enfim...Um filme que se segura por ter personagens sem camisa e diálogos vergonhosos não merece nosso respeito.

NOTA: 3,5
Rotten Tomatoes: 52%


É isso! Torço para que o cinema volte a ser de qualidade artística e não apenas capitalista...Que busque não só dinheiro, mas também ter uma boa história, bons personagens etc... Esse ano está realmente vergonhoso, espero que até a temporada de premiações surjam filmes decentes. No momento minha esperança reside em "A origem"!

Bom resto de férias a todos!xD

3 comentários:

  1. Você tem certeza que não quer investir o seu tempo na carreira de cinema nao? Voce seria um bom critico hein, voce escreve bem =P

    E fiquei decepcionada com voce, assistiu Eclipse u.u

    ResponderExcluir
  2. Eclipse merece -5,0 no máximo...(deixando claro que assisti Eclipse para poder ter argumentos fundamentados, já q desisti de ler a [cof cof]"saga" justamente nesse livro).O que são aqueles vampiros quebrando (literamente)?! WTF? Bram Stoker tem convulções no tumulo cada vez q uma menininha (ou rapazinho, pq eu já vi homem dizer q chora por causa de crepusculo) suspira pelo Edward... ¬¬



    E Toy Story 3 é perfeito pra pessoas que se identificam (eu \o/) pq "cresceram junto com o Andy" ou pq são simplesmente fãs da história (do todo); não acho que seja um filme pra criança.se a intenção da pixar/disney foi fazer um filme infantil, eles erraram o tema a ser abordado.Acho q as crianças q viram Toy Story 3 hj com a idade q eu vi o 1 (4 anos :D) ainda ñ tem a capacidade de entender a profundidade do filme, mesmo já tendo visto os filmes anteriores, por falta de experiencia mesmo.

    Enfim, cada um no seu quadrado... ^^

    ResponderExcluir
  3. "Bram Stoker tem convulções no tumulo cada vez q uma menininha (ou rapazinho, pq eu já vi homem dizer q chora por causa de crepusculo) suspira pelo Edward... ¬¬" Gostei dessa!!!! auhauahuahua!!!

    O legal da Pixar é conseguir exatamente fazer esses tipos de animações como Toy Story 3: Agradar crianças com piadas, brincadeiras e personagens carismáticos e também os mais adultos com contestações e sentimentos mais desenvolvidos! Nota-se isso nos recentes Up e Wall-E! Sendo q este último falha um pouco exatamente em tentar agradar as crianças, pois eu assim como muitas pessoas achamos q o filme começa fantástico, quase perfeito, mas quando começa a aparecer os humanos (o descargo comico infantil) já perde um pouco da qualidade... Mas em Toy Story os roteiristas conseguiram balancear os dois lados de forma muito boa realmente, por isso jé é CERTO sua indicação a roteiro original nas premiações...O único filme que já garantiu suas indicações foi Toy Story 3, ao menos em filme de animação e roteiro adaptado.

    ResponderExcluir