sábado, 31 de julho de 2010

Salt

Hoje tive a honra(ou não) de assistir esse filme com Angelina Jolie. Ao sair do filme fiquei um pouco surpreso com todos os meus amigos dizendo que tinham gostado bastante... Refleti um pouco sobre o que assisti no longo caminho de volta e lá vai o que achei, mas antes de tudo vai uma rápida sinopse:


"Antes de se tornar agente da CIA, Evelyn Salt (Jolie) prestou juramento de servir e honrar o seu país. Ela colocará o seu juramento em prática, quando um desertor russo a acusa de ser uma espiã russa. Salt foge, usando todas as sua habilidades e anos de experiência como agente infiltrada para conseguir escapar dos seus inimigos, proteger o seu marido e fugir dos seus colegas da CIA."

O roteiro do filme tenta o fazer mais cheio de ação possível e realmente consegue, mas em detrimento da real qualidade da obra. O que fica do filme (se algo fica) são cenas de ação bem mentirosas no melhor estilo 007 e Missão impossível, mas talvez um pouco piores, visto que se trata de uma mulher (sem querer ser machista) e por ela parecer não sentir absolutamente nada...Por exemplo: Ela pula de um metrô em movimento, levanta e começa a andar calmamente, depois sai batendo em vários homens, rsrs! Sem contar que ela pula de caminhão em caminhão inúmeras vezes, rsrsrs!


Mas enfim, mudando de foco, vamos a história: É óbvio que o filme bebe loucamente de fontes bem conhecidas, principalmente Identidade Bourne. O filme consegue te surpreender às vezes, mas mesmo assim fica evidente a todo tempo que o diretor quer fazer um filme de ação e para isso e em função disso, alguns diálogos acontecem, mesmo estes sendo completamente desnecessários. Uma montagem de "vai e vem" confunde por muitas vezes e falha miseravelmente em criar algo mais "intelectualizado".

É ruim também ver como Angelina está levando sua carreira. Já ficou claro que esta tem grande talento e isto pode ser provado ao assistir os filmes "O preço da coragem, "A troca" e "Garota interrompida", tendo levado indicações ao oscar pelos dois últimos e levando um de coadjuvante pelo último. Espero que ela ao menos saiba dosar melhor filmes de ação "caça-níquel" com filmes realmente bons.

Em suma, é um filme para assistir com certo força de vontade, ignorando clichês e gostando muito de cenas de ação, pois quase só se encontra isto nesse filme. O filme tem tentativas de criar um romance e de ter certo tom intelectual, mas também falham nestes aspectos. É triste ver que o cinema está permeado de obras de qualidade duvidosas que atendem quase unicamente ao mercado e deixam de lado a originalidade e a técnica que me fizeram gostar tanto de filmes.

NOTA: 4,5

Abraço a todos e até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário