sexta-feira, 3 de junho de 2011

Minha análise de - Eu robô

Volto aqui com minhas análises apôs um tempo afastado e trago pra vocês uma obra-prima de Issac Asimov,Eu robô.
Você talvez se lembre de um certo filme que estreiou em 2004 chamado Eu robô,bem aquele filme foi "baseado" nesse livro e eu uso essa palavra a contragosto porque mesmo que o filme pegue algumas coisas do livro,como alguns personagens e o plano de fundo do livro,o filme é completamente diferente do livro em quase todos os aspectos.
Se você gostou do filme com Will Smith você talvez fique um pouco desapontado ao ler o livro.Pra começar o o livro é contado em forma de pequenos contos,se você quiser pode simplesmente pegar um capítulo avulso e começar a ler que você vai entender tudo sem problema.Bem o livro conta a estória dos robôs através dos tempos,a Doutora Susan Calvin conta estórias desde 1999 quando os primeiros robôs dométicos são criados até a época em que o mundo não pode funcionar sem eles.O que faz com que Eu robô se destaque é o jeito que ele trata a relação humanosXrobôs,de como nós seres humanos lidariamos com um grande advento da robótica se derrepente tivessemos robôs andando na rua e em nossas casas,e como os robôs se transformariam conforme ficam cada vez mais complexos e começam a possuir capacidades de racicínio muito acima das humanas.
O livro não tem nenhuma estória épica,romances impossíveis ou grandes batalhas .O livro tem uma narrativa muito mais filosófica e faz isso muito bem,por exemplo em um dos contos existe um robô que pode ler mentes,até ai tudo bem mas o jeito que asimov trabalha essa estória é incrível e ao final do livro faz você pensar um pouco.
Infelizmente não dá pra falar muito do livro sem dar spoilers mas se você curte esse tipo de estórias mais profundas ou está procurando uma leitura rápida eu recomendo Eu robô pra você,só não espere que o will smith apareceça no livro.

Um comentário: