domingo, 25 de abril de 2010

Comentários sobre alguns filmes

Olá!xD Mais uma vez venho comentar sobre alguns filmes que assisti nos últimos tempos...Aqui comentarei sobre 3 filmes que estão passando nos cinemas: "Alice no país das maravilhas", "Como treinar seu dragão" e "Chico Xavier". Ei-los:

Alice no país da maravilhas:


Finalmente assisti uma das mais aguardadas estréias desse ano. O que uma campanha de marketing bem feita não faz, hein? Enfim...Desde o princípio o filme vem recebendo glórias dos holofotes hollywidianos pelo seu visual arrebatador, efeitos caprichados e toda a técnica fantástica característica de um exemplar Tim Burton's!

Este filme não tem a intenção de contar a versão de Lewis Carrol...Muito longe disso. Tim Burton usa os personagens para fazer algo próximo de uma versão sua da história, tanto que Alice tem 19 anos aqui. Este filme pode ser entendido como uma fusão dos livros "As aventuras de Alice no país da maravilhas" e "Através do espelho e o que Alice encontrou por lá" roteirizado por Linda Woolverton(de "A bela e a fera" e "Rei leão").

Pois bem...Na minha humilde opinião "Alice no país da maravilhas" é um filme legal. PONTO. Posso dizer que é exatamente mais um exemplar Tim Burton, pois todas as características que o fizeram conhecido estão aqui: Visual incrível, história superficial, personagens bizarros, ausência de ritmo no filme além de Johnny Depp e Helena Bonham Carter etc...Os efeitos visuais do filme são verdadeiramente incríveis, porém soa falso as vezes...Um trunfo da versão de Burton foi conseguir desenvolver e tornar os personagens mais próximos da realidade mesmo sendo tão surreais. Entendemos, ao máximo que nossa consciência permite, a respeito das motivações e da personalidade de cada um das personagens envolvidos, tornando a obra mais interessante. Porém o foco no desenvolvimento das personagens acaba tirando o dito foco da própria história que soa por muitas vezes simplista, falsa e forçada. Acredito que o filme poderia ter sido melhor se não tivesse o dedo da Disney, pois como sempre esta quer fazer uma história bonitinha, engraçadinha, mas nada além disso... O filme consegue tirar alguns risos da platéia, principalmente quando algo é dito sobre a cabeça "lamentavelmente grande" da rainha de copas. rsrs! Nesse filme o destaque vai para a esposa de Burton: Helena Bonham Carter que compõe uma personagem completa e bem interessante: Engraçada, nervosa, sarcástica.(Devido a isso coloquei a foto dela nessa crítica). Johnny Depp faz seu trabalho bem como sempre, mas nada tão digno de notas. Aproveito aqui para comentar a patética dançinha que ele faz no filme...O que é aquilo? O intuito é ser engraçado? Ok! Conseguiu, mas o resultado final é vergonhoso, totalmente descartável. Anne Hathaway(rainha branca) compõe uma personagem mal escrita e pouco desenvolvida a tornando desinteressante e dispensável. E a própria Alice está bem, ok, nada de mais.

Enfim...Vale a pena assistir o filme pelo visual bonito e interessante e pela história simples que é contada. Mas não espere muitas coisas...O filme não vai te propiciar muito além do que foi relatado.

NOTA: 7,0


Como treinar seu dragão:


Apesar da história ser a primeira vista muito clichê, o filme é uma das maiores surpresas do ano até aqui: Berk é um vilarejo viking, lugar constantemente atacado por dragões. Seus habitantes aprendem, desde a adolescência, a matar os monstros e proteger a aldeia. Soluço, o filho franzino do chefe da aldeia, está na idade de fazer o treinamento sobre “como matar dragões”, mas algo inusitado acontece: ele encontra um “dragão da noite”, espécie mais temida pelos vikings, isolado na floresta, por não conseguir voar. É então que Soluço começará a estudar a espécie para ajudar o pequeno dragão, batizado de Banguela pelo menino. Neste processo, uma nova amizade surge e os planos de se tornar um viking matador vão por água abaixo.

Com uma técnica impecável e uma história graciosamente desenvolvida, é impossível não ser dominado pelo clima do filme e se envolver a cada passo dado pela história. Cenas de ação bem dosadas com cenas de comédia e um bom desenvolvimento da história tornam esta a possível animação do ano. Agora finalmente a Pixar tem um fortíssimo concorrente.

NOTA: 9,0


Chico Xavier:

Mais um filme do diretor brasileiro mais popular da atualidade: Daniel Filho(diretor de "Se eu fosse você" e "Se eu fosse você 2"). Dessa vez ele resolveu se aventurar por um drama, mas digo uma coisa: Daniel Filho, volte para suas comédias.

A história é construída com uma montagem não linear que tenta ser diferente e enriquecer o filme, mas acaba apenas empobrecendo. O filme começa com Chico Xavier indo para um programa de televisão que participara na época e fora muitíssimo famoso: Pinga-fogo. E a partir daí, sem nenhuma razão o filme vai e volta na vida de Chico Xavier e no próprio programa. Quando ficamos interessados na vida dele, a montagem passa pro programa e vice-versa de forma que não conseguimos ser completamente envolvidos pela produção.

É evidente que o roteiro tentou ser o mais abrangente ideologicamente falando, pois é feito para agradar qualquer pessoa e não apenas os kardecistas, pois fala da ideologia de Chico Xavier e também da visão de um ateu que acha que tudo aquilo é uma farsa.

O elenco tem altos e baixos: Tony Ramos, Nelson Xavier e Cristiane Torloni são os melhores, porém Pedro Paulo Rangel e Angelo Antônio também cumprem bem seu papel. Mas eles já são atores consagrados e não precisam de um boa direção. Agora, aqueles que precisavam se dão muito mal, pois a direção de atores do filme é praticamente inexistente. O ponto crucial disto é a atuação de Andre Dias como o guia espiritual de Chico Xavier. André consegue um feito e tanto: Não tem um segundo de sua atuação que passe despercebida por ser totalmente sem graça, mal realizada e sem emoção alguma, ou seja, ele consegue ser inexpressivo até quando supostamente é impossível ser inexpressivo, mas enfim...Atuação completamente horrível, dispensável e descartável.

Como todo filme nacional, existem partes engraçadas, muitas vezes até pensamos que aquelas cenas estão ali sem nenhum propósito, apenas para ser divertido, mas descobrimos que estas foram reais na vida do médium, porém mais uma vez a direção não ajuda.

Enfim...Vale a pena por contar a vida do médium Chico Xavier e nos fazer pensar, desta forma, em muitas ideologias particulares. Porém o filme enquanto filme tem suas falhas grosseiras. Isto é triste, pois nas mãos de um Walter Salles ou Fernando Meirelles tenho certeza de que esta seria uma obra inesquecível e grandiosamente tocante e emocionante.

NOTA: 6,0


Pronto! Aqui encerro mais este post. Digam suas críticas se tiverem assistido a esses filmes e discutamos.

Abraços a todos!

3 comentários:

  1. Anderson, na boa Edward Mãos de Tesoura, Ed Wood, Marte Ataca e Peixe Grande são histórias longe de superficialidade.Não vou me exaltar aqui até pq não gostei mt do filme (sim a culpa é da Disney que só pensa em dinheiro e não deixa as pessoas trabalharem direito... Claro q "Nightmare Before Christmas" é um caso a parte; e sim, sou FÃ extremista³ do Tim Burton mas tenho noção das coisas) e até q eu gostei da dança! huhuhuhuhuhu...
    Se possivel discuto o filme pessoalmente com vc, pq por aqui ñ teriam caracteres/paciencia suficientes... :D

    e eu daria, no máximo, 5,0 pra Alice ^^

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsrsrs!!!
    Excelente! Essa era a minha intenção falando aquele trecho sobre o Tim Burton. rsrsrsrsrs! Eu não expus a minha opinião, mas sim o "senso crítico" sobre o Burton! P mim os melhores dele são Peixe Grande e Ed Wood, mas infelizmente tiveram pouco reconhecimento! Um filme que achei fraquíssimo dele e q achei q foi um pouco superestimado foi Sweeney Todd e n achei Depp nem d longe lá essas coisas p chegar até no oscar...

    Amanhã discutimos melhor "Alice"!xD

    E como sempre...Disney é disney! Nos resta pensar: Como seriam Piratas do Caribe e Crônicas de Nárnia sem os braços dela? E como será Princípe da Pérsia? Eis a questão...

    ResponderExcluir
  3. Eita, quando eu ver os filmes comento. "Como treinar seu dragão" 9.0? Já gosto de animação, elogiado pelo Anderson então... xD

    ResponderExcluir