quinta-feira, 31 de março de 2011

FAB Awards 2002

Olá a todos novamente!

Como provavelmente você já sabe, oblog está dando uma sucinta relembrada nos grandes filmes das décadas passadas. Já lembramos 10 grandes filmes de 2011 e escolhemos "Requiem para um sonho" como o melhor do ano. Agora fizemos o mesmo com o ano de 2002 e com 15 pré-finalistas, chegamos aos 5 maiores filmes de acordo com nosso votantes. Eles são:

O fabuloso destino de Amélie Poulain
O senhor dos anéis - A sociedade do anel
Moulin Rouge
Amnésia
Uma mente brilhante

Todos estes são filmaços de primeira linha e considero um ano dificílimo para escolher o melhor. Várias grandes produções ficaram de fora, algumas até da lista dos pré-finalistas, são eles: O assassinato em Gosford Park, Cidade dos sonhos, Entre quatro paredes, Falcão negro em perigo entre outros...

Mas eis que depois de alguns poucos dias de votação, chegamos um vencedor. Em 5º lugar, ficou a considerada 1º grande produção de Christopher Nolan: "Amnésia" com 6% dos votos. Em 4º ficou o grande vencedor do oscar daquele ano, a superestimada produção de Ron Howard, "Uma mente brilhante". Já o 3º lugar, ganhando medalha de bronze, foi ganho por um dos maiores épicos da história do cinema e o início da trilogia mais rentável da história: O fabuloso "O senhor dos anéis - A sociedade do anel" com 20%.

Com o vice, tivemos a produção francesa "O fabuloso destino de Amélie Poulain" com 26%. De fato, um filmaço que merecee deve ser visto por todos. Um filme bem diferente, com visual igualmente estranho, mas perfeitos. E em primeiríssimo lugar, com 36% dos votos, temos um dos maiores musicais da história: O genial "Moulin Rouge"!

Fiquei feliz com o resultado que premiou um dos filmes que mais gosto e que fica no TOP 10 dessa década para mim. O filme realmente tem um visual até, talvez, exagerado, mas tudo no seu devido lugar confere um tom e status digno de nota de perfeição.

É isso! Dentre de alguns dias colocarei no ar a enquete de 2003, desta vez com 20 pré-finalistas, dentre os quais deverão ser escolhidos 5 para a 2ª fase.

Abraço a todos! Não sumam do blog, fiquem, comentem, votem! Té breve!^^

terça-feira, 29 de março de 2011

FAB Awards 2001

Depois de um longo tempo sem postar venho anunciar o resultado, escolhido por votação no blog, do melhor filme do ano 2001. Tivemos poucos votos, apenas 10, mas foi o suficiente para destacar um favorito. Os 5 indicados foram:

Gladiador
Requiem para um sonho
Billy Elliot
Quase famosos
Dançando no escuro

Eis que com 40% dos votos o considerado melhor filme de 2011 foi a produção de Darren Aronofsky: "Requiem para um sonho". Com 30% ficou o épico "Gladiador" e com 10% ficaram os outros 3 filmes.

O vencedor do famosíssimo "FAB Awards" foi praticamente esnobado no oscar, tendo sido indicado apenas pela assustadora atuação de Ellen Burstyn que acabou perdendo para a apenas boa Julia Roberts em "Erin Brockovich".

A vitória do filme mostra que os votantes do blog são mais cinéfilos mesmo, pois senão acredito que iria facilmente para Gladiador. Achei justo, mesmo preferindo que "Dançando no escuro" levasse.

Logo, fica a dica! Quem ainda não viu algum destes 5 filmes indicados como melhor filme de 2001, especialmente o favorito do blog ou o meu favorito, o façam urgentemente, pois todos são excepcionais. Recomendo!

Em breve sairá o melhor filme de 2002 pelos votantes do Freak Awesome! Moulin Rouge está na frente agora, sendo que estranhamente quase não foi indicado entre os 5. Vejamos o que acontecerá!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Minha analíse de - O sétimo selo


Bom antes de começar minha analíse do filme vou dar um comunicado,bom desde de que o blog começou eu não tenho postado muito(é acho q 2 posts não se qualificam né),talvez o fato de nosso blog ser relativamente pequeno e quase exclusivamente frequentado por nossos conhecidos ajude um pouco mas de qualquer maneira acabei sendo inspirado pela preserverância de alguns(aka anderson) em continuar aqui mantendo isso vivo e então resolvi começar essa "coluna" de minhas análises,essas vão sempre acontecer quando eu achar algo interessante pra trazer aqui e expor oq eu pensei sobre,então para o deleite de uns e desespero de outros pretendo ser mais presente aqui no blog,agora vamos ao que interessa.

O sétimo selo é um filme sueco de 1957 que retrata a história de um cavaleiro cruzado retornando a europa e se deparando com a peste negra que se espalhava por lá,nisso ele encontra a morte tentando ludibria-la ele faz uma aposta com ela se ele conseguir derrotá-la num jogo de xadrez ele escaparia de ser levado por ela.
Pela sinospe dá pra se notar que o filme não é um blockbuster de hollywood,se você espera algo como o filme CRUZADAS pode esquecer o filme em nehum momento tem uma cena de luta,o filme é bem reflexivo fazendo o espectador pensar em questões como deus,a vida o universo e tudo mais e na minha opnião ele faz isso muito bem com o nosso personagem principal o cavaleiro Antonius Block um homen que quer acreditar na existência divina porém todo tempo se questiona com o que vê a sua volta,você pode argumentar que isso é um pouco estranho já que afinal ele está jogando xadrez com a morte mas esta,pra mim pelo menos,é retratada como a morte em si não uma entidade como normalmente é,a morte no filme pode-se dizer sabe tanto sobre a vida pós-ela quanto nós,eu não posso dizer muito mais sem dar muitos spoilers mas acreditem quando eu digo que essas questões são muito bem trabalhadas no filme.
Outro ponto forte do filme é como ele retrata a europa medieval em sua pior época,as bruxas sendo queimadas,as pessoas fugindo da praga e o estado em que o povo vivia,o filme é muito bom pra quem quer dar uma estudada no período e pra mim o melhor foi observar as pequenas mudanças na mentalidade dos camponeses que antes eram completamente tementes e agora em vista de circunstâncias em que a própria igreja está com problemas começam a fazer comentários como "Vamos aproveitar a vida enquanto é tempo!".
Talvez o ponto negativo do filme é que ele seja datado,afinal é de 1957 mas tirando isso não vejo nenhum grande defeito no filme,as performances dos atores(que são importantes) são sólidas e história é contada num ritmo que não te deixa cansado o que você talvez esperaria,mas é como eu disse se você é mais chegado a filmes com ação,romance e aventura esqueça!Mas se você gosta de um filme que retrata bem o período histórico que conta e ao mesmo tempo tem uma boa história do ponto de vista filosófico bom o sétimo selo é o filme pra você.
PS:Sei que a qualidade do post não está das melhores mas pretendo melhorar,quanto as análises em si pretendo trazer várias coisas tanto filmes quanto jogos e livros,espero que gostem e vejo vcs no próximo post.

domingo, 20 de março de 2011

Oscar 2002

Olá a todos novamente!

Venho agora com um post relativamente pequeno para ilustrar os filmes mais comentados de 2002. Mas primeiro, lembro apenas que o considerado maior filme do ano pela academia e muitas outras premiações foi "Uma mente brilhante" em detrimento de épicos como "O senhos dos anéis - A sociedade do anel", musicais impecáveis como "Moulin Rouge", inventivos filmes estrangeiros como "O fabuloso destino de Amélie Poulain" e filme inteligentes americanos como "Amnésia".

Na categoria de melhor ator que "Uma mente brilhante" realmente merecia levar, ocorreu uma grave injustiça com a vitória de Denzel Washington em "Dia de treinamento". Este também foi um ano importantíssimo por ter inaugurado o oscar de filme de animação que prestigiou a produção da DreamWorks "Shrek".

Pois então, começemos a lembrar de alguns filmes deste ano, rapidamente:

1. Cidade dos sonhos
Sinopse: "Antes de ser assassinada dentro de sua limosine, um carro cheio de jovens bêbados salvam a vida de Rita (Laura Harring). Sem memória, a bela atriz chega à casa onde Betty (Naomi Watts) está hospedada para uns testes de elenco. Ao conversarem, tentando se lembrar do ocorrido, as duas vão encontrando pistas de algo muito maior do que o imaginável. "
Um dos filmes mais complexos de ser entendido que vi recentmente. Um roteiro super critaivo, além de uma direção perfeita e um elenco acertadíssimo. É daqueles filmes que quando acaba você fica tipo "Que? Como assim?", aí pensa, pensa, entende alguma coisa, mas mesmo assim partes ficam soltas e acaba indo no google, rsrs!! Mas a experiência intelectual vale muito a pena e toda a inteligência na sua concepção o faz um dos maiores filmes do ano.

2. Monstros S.A.
Sinopse: "Monstros S.A. é uma fábrica localizada em uma dimensão paralela ao mundo real. Os monstros, empregados dessa fábrica, têm a função de ir ao mundo real e assustar as criancinhas, para prover a energia da cidade de Monstrópolis."
A primeira animação da Pixar a ser indicado a filme de animação tem muitos méritos. Um visual super criativo, assim como a história e tudo o mais. Personagens carismáticos e um filme super gostoso de se ver. Ri, diverti muito, emociona... Enfim, é um belo entretenimento e um grande filme que deu início a era imperialista de Pixar, rsrs!

3. O fabuloso destino de Amélie Poulain
Sinopse: "Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida. "
Uma das produções mais inventivas e criativas que já vi. Esta história francesa nos ganha não apenas pela parte técnica acima da perfeição, mas sim por toda a concepção e pelo desenvolvimento super interessante da história com tons surreais. Para mim, o 3º melhor filme do ano e uma dos maiores da década. Se não viu, assista, vale muito a pena!

4. O senhor dos anéis - A sociedade do anel
Sinopse: "Conta as aventuras iniciais de Frodo, Aragorn, Gandalf e cia. para a destruição do Um Anel que, se for reavido pelo Inimigo, tratá a escuridão à Terra-Média até o fim de seus tempos. "
Tenho um amor absurdo pela saga e prefiro nem julgá-la porque acabaria sendo irracional, rsrs! Simplesmente acho uma das maiores obras que o cinema já fez e que conta com uma parte técnica assombrosa para recriar com perfeição a terra média do clássico tolkiano. Grande épico imperdível.


5. Amnésia
Sinopse: "Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas."
Mais uma produção super inteligente de Christopher Nolan que te põe para pensar um pouco. Uma montagem super criativa, que segue os pensamentos do personagem, (do último para o primeiro take) e uma bela história fazem este um filme indispensável e, para mim, o 5º melhor do ano.

6. Moulin Rouge
Sinopse: "Christian é um jovem inglês sonhador que chega a Paris no ano de 1899 com o desejo de se tornar um escritor. É a virada do século e a cidade vive uma revolução artística riquíssima em qualidade. Então acaba conhecendo Satine, uma cortesã por quem acaba se apaixonando. "
Um musical genial feito de forma super inventiva. Um dos visuais mais deslumbrantes já vistos no cinema e um tom completamente diferente na direção, fazem deste não apenas o melhor filme do ano, mas também, um dos 10 melhores filmes que já vi na vida. Adoro musicais e este aqui é, para mim, o ponto máximo. Deslumbrante e magnífico são algumas das palavras que melhor definem esta obra-prima.

7. Shrek
Sinopse: "Shrek vive em um pântano e é considerado por todos os habitantes das redondezas como o ser mais feio e temido que há. Mas na realidade não é bem assim, Shrek quer apenas paz e sossego em sua vida. Até que o impiedoso Lorde Farquaad resolve exilar todos os personagens de contos-de-fada que existem no seu reino para dentro da floresta...onde está localizado o pântano de Shrek. "
Uma das maiores e melhores animações já feitas que conta com um roteiro maravilhoso. Impossível não gostar e se divertir com seus incríveis personagens e com sua grande sátira aos filmes da Disney. Para mim um dos maiores filmes deste ano e que fez um sucesso absurdo, prova disso são suas 3 sequências.

8. Uma mente brilhante
Sinopse: "O filme retrata a história da dura vida do matemático John Nash, que no meio do século passado revolucionou as teorias econômicas com suas idéias originais que ele tanto procurou. A história começa com sua vida na faculdade e vai até 1994"
Vencedor de 4 oscar incluindo melhor filme e diretor, é um filme que vale a pena ser visto e é muito bem feito. Uma bela história, emocionante, com atuações impecáveis. O filme usa e abusa do poder de confundir nossa mente e este é um dos grandes méritos, além do seu final fantástico e imperdível. Não merecia o título de melhor filme do ano, na minha opinião, mas ocupa a 4º posição como o melhor filme do ano. Russel Crowe (a mente brilhante) tem, para mim, uma das melhores atuações da década, mas infelizmente foi ignorado.

___________________________________________________________________

Bem pessoal, é isso! Espero que tenham gostado. Acabei não falando de tantos filmes incríveis deste ano, resolvendo fazer uma seleção própria e que seria mais interessante de contar aqui.

Eis o meu TOP5 em ordem:
1. Moulin Rouge
2. O senhor dos anéis - A sociedade do anel
3. O fabuloso destino de Amélie Poulain
4. Uma mente brilhante
5. Amnésia

E quanto a direções:
1. Peter Jackson por O senhor dos anéis - A sociedade do anel
2. Baz Luhrman por Moulin Rouge
3. David Lynch por Cidade dos sonhos
4. Jean Pierre-Jeunet por O fabuloso destino de Amélie Poulain
5. Ron Howard por Uma mente brilhante

OBS: Infelizmente ignorei Christopher Nolan por "Amnésia" que é o 6º da lista sem dúvida e beem perto do 5º. Mas pensando bastante, achei que como diretor o trabalho de Ron Howard é um tantinho melhor, pois muita da graça do filme de Nolan está até na própria montagem.
___________________________________________________________________

Fiquei super feliz que os 5 filmes mais votados na enquete de 2002 foram exatamente os que mais gosto. PARABÉNS a todos pela decisão! rsrsrs!!

Acredito que postarei com menor frequência já que agora vai ficar mais enrolado para mim, mas ao menos uma vez por semana virei aqui dar um "Alô!".

Até a próxima!xD

segunda-feira, 14 de março de 2011

Oscar 2001

Olá a todos! Eis que venho tentar relembrar sucintamente sobre algumas grandes produções do ano 2001. No ano, o prêmio de melhor filme foi para "Gladiador" que levou ao todo 5 estatuetas seguido de próximo pela produção tailantesa "O tigre e o dragão" que ficou com 4. Infelizmente foi marcado por certas atrocidades como a esnobada quase completa em "Requiem para um sonho" e "Dançando no escuro" e a preferência por produções medianas como "Erin Brockovich" à esses e "Quase famosos" por exemplo. Além disso não se pode deixar de falar do oscar dado a Julie Roberts tendo Bjork e Ellen Burstyn no mesmo ano.

Resolvi selecionar apenas 10 filmes que, de certa forma, roubaram mais atenção. Ei-los:


1. Gladiador
Sinopse: O rei Marcus Aurélio acha que o o general Maximus está mais preparado que seu filho para governarm pretendendo passar seu trono para ele. Mas seu filho acaba matando seu pai e, depois de ter sua autoridade repudiada pelo general, vai em busca dele e de susa família. O filme acompanha sua vingança.
Um grande filme com uma parte técnica irretocável, boas atuações e tudo mais, porém o "grande" filme não foi usado apenas para analtecer a produção. São quase 3 horas que, de certa forma, se sente passando, o que é ruim. Mesmo assim é um dos grandes épicos da década e merece seu lugar ao sol. Acho que não deveria ser um lugar tão privilegiado, mas fazer o que,né? rsrs!


2. O tigre e o dragão
Sinopse: Duas exímias lutadores tem seus destinos cruzados quando tentam se livrar da aristocracia local.
Revi recentemente o filme já que não lembrava direito e no geral o saldo foi positivo. É um filme interessante que infelizmente chamou mais a atenção pelo "voô" dos personagens do que por qualquer outro motivo, rsrs! Tecnicamente também é genial, especialmente sua excelente fotografia que se aproveita das mais variadas e belas locações. É um filme com uma história razoavelmente simples, com partes um pouco lentas e enfadonhas, mas que realmente ganha um destaque gigante pelas cenas de luta. É, acima de tudo, uma outra forma de se fazer cinema, uma forma completamente oriental e talvez por isso tenha feito tanto sucesso.


3. Requiem para um sonho
Sinopse:Uma jornada profunda no mundo das drogas através de dois personagens principais. A mãe torna-se viciada em comprimidos para emagracer, enquanto o filho injeta-se todos os dias com seus amigos. Suas vidas logo se tornarão um inferno e seus destinos prometem não ser dos melhores.
Acredito que é o queridinho dos cinéfilos de plantão e não é para menos. É, sem dúvida, um filme super interessante, com boa história, atuações incríveis e bastante perturbador no melhor estilo Aronofsky. O filme conta com uma das melhores atuações da década para mim: Ellen Burstyn e com a trilha mais viciante e chiclete dos últimos anos, rsrs! Merecia realmente ser lembrado em outras categorias do oscar, como melhor filme, diretor, trilha sonora, roteiro adaptado e montagem ao menos. Não é meu favorito do ano, mas estaria no TOP 5 sem nenhuma sombra de dúvidas.


4. Dançando no escuro
Sinopse: Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão que trabalha arduamente com um objetivo em mente, porém a cobiça local fará os rumos mudarem tragicamente. (Este filme deve ser descoberto aos poucos e não contado na sinopse).
E é esta produção dinamarquesa que, para mim, merecia o pódio naquele ano. Genial, realista, tensa, injusta. É um grande obra que mistura números musicais interesantíssimos com um drama sem dó nem piedade. A cantora Bjork tem uma atuação absurda e sua esnobada é uma das maiores injustiças da história do oscar, ainda mais num ano que uma atuação mediana (Julia Roberts) ganhou. O filme é feito num aspecto filme B que dá um realismo amargurado para o filme que conta a história da mulher ques está ficando cega aos poucos. O final é de uma dureza que o cinema americano nunca foi capaz de fazer. Palmas para Lars Von Trier!


5. Contos proibidos do marquês de Sade
Sinopse: Conta o fim da vida do marquês de Sade, conhecido por escrever livros fantasticamente pornográficos e que incendiam a França hipócrita e revolucionária do século XVIII.
É, para mim, o mais fraco da lista dos 8, mas também tem méritos como o excelente elenco, encabeçado pelo mais novo terapeuta da fala: Geoffrey Rush (Ele que interpreta o personagem Lionel Logue em "O discurso do rei), rsrs! Kate Winslet também merece muitos destaques, assim como Joaquim Phoenix e Michael Caine. A produção da época é perfeita, mas a direção é falha as vezes por tornar a obra,em parte, lenta e em outras arrastada. Mas mesmo assim é um filme bom, com uma história genialíssimo por tratar do tema da obsessão com tamanha força. Além disso o filme tem diálogos muito inspirados, vindo quase sempre do personagem super bem construído do marquês de Sade.

6. Traffic
Sinopse: O funcionamento do alto escalão do tráfico de drogas é apresentado em uma série de histórias interligadas entre si.
Assisti o filme há uns 3 anos, mas lembro na época que gostei bastante, a ponto de dar uns 9,0. O ponto alto do filme é a direção premiada com o oscar de Steven Soderbergh que foi indicado no mesmo ano, por mais uma diarréia mental da academia, por sua direção em"Erin Brockovich" também em detrimento de tantos outros como Cameron Crowe por "Quase famosos", Lars Von Trier por "Dançando no escuro" e Aronofsky por "Requiem para um sonho". É uma história que nos deixa interssados por todos os focos de desenvolvimento e por todo o elenco. Filme conciso e muito bem feito.

7. Quase famosos
Sinopse: William Miller, um garoto de 15 anos, é contratado pela revista Rolling Stone para escrever sobre a tour da banda Stillwater, e acaba sendo jogado em um mundo de loucuras, com sexo, drogas e rock. O filme é uma espécie de cinebiografia do diretor Cameron Crowe, em sua adolescência.
Um dos filmes que mais gosto deste ano. É daqueles filmes que tem algo a dizer e conta com um roteiro tão bom que nos faz gostar a todos instante dos personagens e da história. É um filme que te faz viajar tranquilo, já que somos apresentados a um momento importante da vida do considerado protagonista (o próprio diretor) por mãos competentes. Kate Hudson no seu melhor papel e Frances McDormand muito bem. Filmaço que merece ser visto.

8. O auto da compadecida
Sinopse: João Grilo é um malandro sabido e esperto que deve lutar pelo seu pão a cada dia, geralmente provocando confusão por onde passa. Ao seu lado está Chicó, companheiro de aventuras e estrada. João acaba morrendo e, com outras figuras, será julgado no Céu.
A série brasileira que foi reeditada para ser filme é um dos grandes presentes da década. Uma história incrivelmente divertida, com personagens interessantes e um elenco brilhante. Obviamente não foi lembrado nas premiações internacionais, até devido a sua concepção reaproveitada de série, mas é incrível. Marco Nanini, Selton Mello, Mateus Naschtergily, Selton Mello e a recentemente indicado ao oscar (na época) Fernanda Montenegro.



9. Billy Elliot
Sinopse: Em uma pequena cidade no interior da Inglaterra, a principal atividade econômica provém das minas. Billy Elliot (Jamie Bell) é um menino de apenas onze anos que é treinado pelo pai para lutar boxe, mas durante os treinos, ele tem contato com as danças clássicas, se encantando com a magia do balé.
Um dos melhores filmes do ano e uma das melhores e mais tocantes histórias do ano. Fala da história de um garoto que quer dançar balé e bate na dureza e preconceito do pai. Poderia cair na mesmice e não ser grande coisa, mas ficou nas mãos do sempre bom Stephen Daldry e num elenco fantástico. Além disso toda a concepção do filme é brilhante.

10. Náufrago
Sinopse: Um acidente deixa Chuck Noland, inspetor da transportadora Federal Express (FedEx), preso em uma ilha tropical. Porém, sua noiva e amigos pensam que ele morreu no acidente. Mas Chuck luta para satisfazer suas necessidades básicas como água, comida e abrigo e para um dia poder regressar à civilização.
Quem não lembra do "Wilson"? Um grande marco do cinema, rsrs! A história protagonizada pelo excelente Tom Hanks é muito bem realizada e foi muito popular na época. Não chega a ser um filmaço absurdo, mas acho que merecia ser rapidamente falado aqui e ter uma maior visbilidade naquele ano.
________________________________________________________________

É claro que tem vários outros bons filmes nesse ano, mas que não comentarei aqui por espaço. Mas cito: "Amor à flor da pele", "Náufrago", "Grinch", "Amores brutos", "Chocolate", "A sombra do vampiro" etc.
________________________________________________________________

Meus indicados a:

Melhor filme:
Dançando no escuro
Billy Elliot
Requiem para um sonho
Quase famosos
Gladiador

Diretor:
Lars Von Trier por Dançando no escuro
Stephen Daldry por Billy Elliot
Darren Aronofsky por Requiem para um sonho
Cameron Crowe por Quase famosos
Steven Soderbergh por Traffic
________________________________________________________________

É isso pessoal. Espero que tenham gostado. Depois falarei sobre os filmes de 2002 que para mim é um dos melhores dessa década já que tem duas obras-primas e várias outras interesantíssimas!

Até a próxima!^^

quinta-feira, 10 de março de 2011

Década passada (2001-2010) - Introdução

Olá a todos!

Depois de um longo tempo falando e falando, daremos finalmente início a essas lembranças das décadas anteriores, comentando sobre os filmes superestimados, subestimados, as grandes atuações, trilhas sonoras etc.

A minha intenção (programação) para tudo isso é o seguinte:
  • Serão feitas enquetes com duração de 10 dias. Já está "no ar" a 1ª delas. Foram selecionados 15 filmes do ano 2001, dentre os quais vocês terão a tarefa de escolher 5 indicados. Ao término do período, serão contabilizados os votos e os 5 mais votados, irão para a 2ª fase. PODEM VOTAR EM MAIS DE UMA OPÇÃO NESSAS ENQUETES!
  • OBS: Caso queira votar em filmes que não estão aí na lista, clique em N.R.A e escreva aqui nos "comentários" seu(s) indicados(s).
  • A enquete da 2ª fase terá apenas os 5 filmes mais votados na enquete da 1ª fase.
  • As enquetes sobre os filmes dos anos 2001, 2002, 2003 etc poderão estar acontecendo nos mesmos momentos.
  • Em cada post feito serão lembrados alguns grandes filmes do ano que serão sucintamente comentados.
  • As demais categorias, com exceção de melhor filme, também terão enquetes, porém os indicados não serão apenas filmes de certo ano, mas sim da década. Desta forma Helen Mirren por "A rainha" poderá estar indicada junto com Marion Cottilard por "Piaf" e/ou Charlize Theron por "Monster". A seleção será feita de forma diferente, podendo ser feito com 20 indicadas.

Tá ok? Comentem e votem bastante!!! XD

OBS: Caso estejam com dificuldade para comentar no blog, mandem um e-mail para freakawesome@hotmail.com que tentarei dar uma olhada.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Wagner Moura estréia em Hollywood

Quando soube dessa notícia, logo resolvi postar aqui:

"O ator Wagner Moura, protagonista da sequência Tropa de Elite, foi escalado para estrear em Hollywood no filme Elysium. Atores como Matt Damon e Jodie Foster fazem parte do elenco do diretor Neill Blomkamp, que dirigiu Distrito 9.

Segundo o site Hollywood Reporter, o filme de ficção científica trará Moura como o vilão mais poderoso do filme, descrito como tendo um "senso de humor maluco". Embora não se saiba muito sobre o projeto, o site afirma que o filme se passará no futuro em meio a "conflitos sociais" e que Damon interpretará um ex-condenado.

O filme deverá ser filmado em Vancouver, no Canadá, e na Cidade do México. A previsão de lançamento é para janeiro de 2012."

Excelente notícia para o ator e para o Brasil, conseguindo reconhecimento. O ator bahiano chamou atenção dos holofotes de Hollywood ao protagonizar os filmes "Tropa de elite" e "Tropa de elite 2", ambos super elogiados na terra do tio Sam.

_______________________________________________________________

Este ano começaremos a relembrar os grandes filmes das décadas passadas. Inicialmente trataremos da década passada (2001 - 2010) e iremos andando para trás. Serão feitos quizzes, enquetes e uma série de posts. Espero que gostem!

Até breve!^^

Bruna Surfistinha

Hoje fui conferir a produção nacional do momento que conta a história da prostituta e atriz pornô mais famosa do Brasil. Estrelado pela costumeiramente sem graça (como atriz) Deborah Secco e com um bom elenco de apoio contando com Drica Moraes e Cássio Gabus Mendes, o filme passa, passa, diz algo, por vezes de forma desinteressante, e mesmo assim poderia ser muito mais.

Acredito que a sinopse seja até ignorável. O título diz tudo: É o filme que tinha a função de mostrar Bruna Surfistinha como pessoa e não como prostituta, desenvolvendo seu lado emcional e psicológico, mas eis que o resultado final fica bem abaixo disso.

O filme simplesmente não tem graça. Difícil explicar, mas você acompanha a história que até tem trechos interessantes, mas não consegue gostar das personagens ou torcer por elas ou nem ao menos se envolver com o que é mostrado. Digo que é uma sucessão de cenas uma atrás da outra, sem um grande trabalho da direção por trás no sentido de nos fazer ficar interessados pela história.

Deborah Secco chegou a me surpreender. Não gosto de suas atuações nas novelas da globo., sempre interpreta o mesmo tipo e quando varia cai na decepção absurda que foi "América", mas este é sem dúvida seu melhor momento. Ela consegue desenvolver sem problemas a mudança de personalidade da personagem e se sai bem no tom comédia e até mesmo dramático, mas sua atuação não encontra o mesmo nível sempre, estando por vezes bem melhor que em outras. Não é uma atuação icônica, longe disso, mas é boa.
O resto do elenco está bem, sem grandes saldos negativos, mas com um bem positivo: Drica Moraes. Sua personagem é brilhante. Seca, realista, interessante... Tudo isso mostrado com perfeição pela atriz. Fabiola Nascimento també merece palmas.

O desenvolvimento da história, além de não envolver, como já disse, tem problemas graves. Algumas cenas aparecem sem você entender exatamente como ela chegou ali. Sem falar no fim super careta e sem graça que tenta humanizar a atriz pornô, mas falha nisso, soando artificial e descartável. Infelizmente acaba mostrando mais da Bruna Surfistinha prostituta do que da pessoa Raquel. Além disso as personagens secundárias somem e são descartadas da história com a mesma facilidade que Bruna "dá"... uma ajuda para alguém, rsrs!Apesar de não envolver e nem provocar nenhum sentimento, é um passatempo aceitável. Diverte por vezes e agrada em certas tomadas. Basicamente, é um produção consideravelmente fraca que carece muito de um bom diretor para conduzir bem aquela história. Concluindo, tem o aspecto de uma novela longa com um simples "quê" a mais. Não chega a ser chato, mas tá muuuito longe de ser bom.

NOTA: 4,5

terça-feira, 8 de março de 2011

O Ritual

Olá, meu amor, tudo bom? Hoje venho aqui falar sobre o mais novo filme com o nosso queridíssimo ator Anthony Hopkins: O Ritual. Mas antes vejam a sinopse, s'il vous plaît.


"Michael Kovak (Colin O’Donoghue) é um seminarista cético e decidido a abandonar seu caminho na igreja, mas seu superior o orienta a passar um período no Vaticano para estudar rituais e exorcismo. Uma vez lá, suas dúvidas e questionamentos só aumentam na medida em que seu contato com o Padre Lucas (Anthony Hopkins), um famoso jesuíta exorcista, o apresenta o lado mais obscuro da igreja. É quando ele conhece a jornalista Angeline (Alice Braga), que investiga as atividades do religioso, e as suas reflexões sobre a crença no diabo e em Deus nâo param de crescer."

A primeira vista, parece ser somente mais um filme sobre o exorcismo, mas o diretor Mikael Håfström consegue de certa forma inovar o estilo já amplamente explorado por muitos outros.

O filme às vezes fica meio chato por causa dos seus constantes sustos fáceis e cenas previsíveis. No ínicio achei que seria um filme nojento por causa do tratamento que o personagem Michael Kovak prepara os mortos para o funeral, mas fora isso não há nada de tão surpreendente e apavorante, o que não é o foco da produção. A trama está mais relacionada a fé do personagem principal do que as possessões em si.


O que devo destacar é a atuação de Anthony Hopkins que realmente salvou o filme, em certos momentos de tensão nos faz rir ou se assustar. Não vejo ator melhor desempenhando o papel do que ele. Alice Braga, a representante brasileira na produção também está impecável no seu papel de jornalista e amiga de Michael. Somente Colin O’Donoghue deixa a desejar, ele desempenha o seu papel e ponto, nada a mais e nada menos.


A maquiagem me surpreendeu bastante, por mais que ela quase não seja utilizada no filme, ficou perfeita. Não deixando o filme fugir do tão almejado realismo.

Enfim "Não espere cabeças girando e sopa de ervilha jorrando", pois o demônio é retratado de uma maneira mais psicológica e não-convencional. Recomendo a todos os amantes do gênero, mas se você não aprecia muito o mesmo (como eu) irá sair bocejando do cinema.

NOTA: 6,5

domingo, 6 de março de 2011

Enterrado vivo

Você acorda e não consegue enxergar mais nada. Tenta mexer um braço e não consegue. Levanta a perna e não dá. Puxa respiração e não consegue. Tenta levantar, sem sucesso. Fica desesperado pela falta de ar. Logo você percebe: Foi enterrado vivo.

É baseado nesta premissa que acompanhamos os 90 minutos mais claustrofóbicos possíveis num filme dirigido por Rodrigo Cortés e protagonizado pelo normalmente fraco ou mediano Ryan Reynolds.

É impossível não pensar em "127 horas" ao assistir este filme ou vice-versa. O filme surge com a mesma premissa de mostrar o sufoco de seus personagens centrais que são praticamente os únicos dos seus filmes. Mas a maneira de conduzir esta história difere e muito da outra. A direção e os atores também, mesmo ambos sendo excelentes.Um diferencial importante é que em "Enterrado vivo" a câmera não sai um instante sequer do cenário de desespero que é o caixão. E neste último também toda a ação se passa numa caixa pura e simplesmente, enquanto no filme protagonizado por James Franco tem-se ao menos um espaço maior para a gravação. Méritos da direção de fotografia que consegue transbordar claustrofobia. Neste quesito dou muito mérito para o diretor do filme que consegue conduzir uma história ainda mais (supostmente) "monótona", pelo espaço físico, de forma realmente interessante.

O roteiro do filme foi lembrado em alguns prêmios menores e com razão. Ele não chega a ser tão reflexivo quanto "127 horas", mas também merece louvor e reconhecimento. A produção de ínfimos 3 milhões tem o mérito de tratar com grande realismo toda a situação, mostrando um cidadão comum numa situação dessas. Mostra muito bem a realidade no que tange o governo americano, suas guerras estúpidas, os supostos terroristas como até mesmo vítimas da ridícula opressão militar americana, as grandes empresas capitalistas e os poderosos e tudo isso em cima da falta de interesse em ajudar os "fracos" e pobres. Neste contexto, até mesmo Ryan Reynolds consegue uma boa atuação, talvez a melhor se sua carreira, não que isto queira dizer muito coisa, rsrs! Neste filme temos apenas 1 ator de carne e osso realmente (pode-se considerar 2 até), diferente do filme de Boyle que temos vários.

Enfim, é um filme que pode ser desmerecido por alguns como sonolento ou algo assim, mas que gostei bastante. Não é um filme nem de longe perfeito, mas dentro do que se propõe se sai perfeitamente bom. O final também é absolutamenre chocante, cru e realista.

NOTA: 7,8

Os homens que não amavam as mulheres

Eis que depois de certo tempo, consegui conferir esse filme sueco que ganhará uma versão americana das mãos do "quase" vencedor do oscar David Fincher em 2011. A produção conseguiu ser lembrada em alguns prêmios, especialmente BAFTA e Cristics Choice Award, mas no geral foi ignorado, injustamente eu digo. Antes de qualquer coisa, vamos a sinopse:

Sinopse: Harriet Vanger desapareceu há quase 40 anos num lugar que é propriedade da família Vanger sem deixar nenhuma pista. Depois de um longo tempo, seu tio deseja voltar com as investigações e para isso contrata um editor de uma revista chamado Blomkvist. Paralelamente acompanhamos Leslith, uma investigadora bastante diferente e sempre misteriosa, que começa a ajudar o jornalista na investigação.

Como se pode perceber é uma história de investigação razoavelmente simples a primeira vista, porém o tom envolvente dado pelo diretor faz desta uma produção super interessante que nos faz realmente querer saber o final daquela investigação. Paralela a investigação, temos outra situação tão misteriosa quanto: A vida de Leslith. Quem é ela? Quais suas motivações? Por que ela é deste jeito? Tudo isso vai crescendo lentamente no decorrer do filme.
O filme também tem alguns quesitos técnicos dignos de nota: A fotografia consegue captar bem todo o tom cinza e sem cor das paisagens frias, aumentando o tom de suspense. A trilha gradual e forte ao mesmo tempo junto com a montagem precisa e clara, faz com que entendamos o decorrer da história.

Um problema desses filmes investigativos é quando perdemos o fio condutor da história e passamos a acompanhar só por acompanhar mesmo e também quando deixamos de nos interessar pela história na metade ou antes. É bom dizer que nenhum dos dois problemas chega próxima desse filme. Ele é muito bem explicado, a montagem, roteiro e direção ajudam bastante nisso. Isso pode ser encarado como um problema para os pseudointelectuais que adoram filmes complicados e rebuscados que para entender uma vírgula tem que ser revisto infinitas vezes, porém já que este não é meu caso, encaro como um ponto positivo.O elenco se encontra todo excelente, tanto que muitos já conseguiram seu lugar em produções hollywidianas. Noomi Rapace foi indicada com justiça pela sua atuação que pode parecer simples, mas que esconde um mistério grandioso em cada olhar, em cada demonstração de sentimento ou fala. Desde já está no TOP 10 do ano de melhores atuações femininas em papel principal para mim. O filme também aparece neste TOP 10 como melhor fotografia, trilha sonora, montagem e talvez filme.

Para terminar falo sobre o título nacional que incrivelmente acho ser melhor que o original (The girl with the dragon tatto - A garota com a tatuagem de dragão, em tradução livre). Este não faz muito sentido na história já que a dita tatuagem não tem a menor importância no filme e só aparece uma única vez em quase 2:30 do longa. Falando na duração, ele pode ser encarado como um problema. Se você não tiver entrado no clima do filme, dificilmente vai se interessar em ficar tanto tempo acompanhando uma investigação que é tratada uniformemente no mesmo clima.
É um filme que vale a pena ser visto, especialmente para quem gosta de um bom suspense e até mesmo de livros assim, já que ao assistir o filme, tive a impressão de estar lendo um bom livro da Agatha Christie, mas com tom mais crescido e realista. É um filme que tem a mesma segurança na narração que o vencedor do oscar "O segredo de seus olhos", mas sem o seu clichê condutor tão simplório. Acredito que David Fincher vá conseguir fazer um filmaço nesse seu remake!

NOTA: 8,5


sábado, 5 de março de 2011

Carnaval 2011





É isso mesmo, por incrível que pareça não é cinema. Após um longo recesso de postagens e incessantes pedidos e cobranças de alguns dos leitores desse incrível blog, finalmente voltarei a postar.

Nada melhor do que marcar essa minha humilde volta com um post sobre carnaval, aproveitando a época e a grande publicidade trazida para o nosso blog devido a entrega do oscar e o belíssimos e incrivelmente informativos posts do nosso companheiro Anderson.

Nesse postagem farei um breve resumo de cada escola de samba, na ordem que elas desfilarão no próximos dias 6 e 7 de março, passando pelos pontos fortes e fracos de cada escola para o carnaval desse ano, encerrando com a minha humilde opinião da classificação final dos desfiles.(Qualquer semelhança com posts de cinema e apostas para o oscar são meras coincidências)

Antes de começarmos esclarecerei alguns pontos que fazem o carnaval desse ano um pouco diferente dos demais. Como foi de conhecimento público houve um incêndio no barracão de algumas escolas de samba, o que fez com que a LIESA(Liga Independente das Escolas de Samba) tirasse as três escolas prejudicadas por esse incêndio da disputa do título, e além disso, estabeleceram que nenhuma escola seria rebaixada esse ano. Não entrarei em mais detalhes sobre o incêndio e toda a desgraça que ocorreu com essas escolas pois pretendo focar apenas nas coisas boas que o Carnaval trás para todos nós, deixando de lado essas infelizes desgraças.

Domingo(06/02)

São Clemente

Campeã do grupo de acesso em 2010, quando apostou em um enredo sobre o choque de ordem, a escola da zona sul carioca vem esse ano com o enredo: “ O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza”, fazendo referência a uma das mais famosas músicas de Jorge Ben Jor que já virou a trilha tema da nossa cidade maravilhosa.

*Pontos Fortes – A São Clemente vem falando das belezas do Rio de Janeiro e nós,como bons cariocas, sabemos que isso lhe dá um leque imenso de maravilhas a serem mostradas ao público e uma grande diversidade para ser desenvolvida em alegorias e fantasias. Além da vantagem que possui pelo enredo, a escola da zona sul levará para avenida um samba com um refrão forte, que já tá na boca do povo, e uma celebridade do carnaval carioca desses últimos anos, Renato Sorriso que ficou conhecido por todo Brasil pela sua alegria e irreverencia sambando enquanto mantinha limpa as ruas do Rio.

*Pontos Fracos – O principal ponto fraco da São Clemente seria o seu retrospecto e o próprio histórico do carnaval carioca. Para entendermos um pouco melhor do que vem a ser isso que lhes falo segue abaixo uma tabelinha feita por mim das escolas que subiram para o grupo especial e que foram rebaixados para o grupo de acesso.


Ano Rebaixadas Campeãs Grupo A

2001 Grande Rio Porto da Pedra
2002 São Clemente Acadêmicos de Santa Cruz
2003 Acadêmicos de Santa Cruz São Clemente
2004 São Clemente Vila Isabel
2005 Tradição Rocinha
2006* Caprichosos/Rocinha Estácio de Sá
2007* Império Serrano/Estácio de Sá São Clemente
2008 São Clemente Império Serrano
2009 Império Serrano União da Ilha
2010 Viradouro São Clemente


* Nesses anos houveram o rebaixamento de 2 escolas de samba para podermos manter o número de 12 escolas como é de costumes nos últimos anos, o que voltará a acontecer no carnaval de 2012 pela ausência de rebaixamento esse ano.


Como podemos ver nos últimos 10 anos, 6 escolas que subiram para o grupo especial, vieram a ser rebaixadas logo no ano seguinte, tendo a própria São Clemente sofrido por isso duas dessas seis vezes, o que para alguns supersticiosos já a colocam como uma forte candidata para estar nas ultimas colocações no carnaval desse ano.

Imperatriz Leopoldinense

Após um amargo 8º lugar em 2010, a imperatriz vem esse ano com o enredo: “ A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde”, contando a história da medicina e sua importância desde primórdios da civilização.

* Pontos Fortes – Sob a direção do carnavalesco Max Lopes, o mago das cores, assim conhecido pela sua imensa habilidade de brincar com as cores na avenida, no melhor estilo barroco, e por seus belíssimos carnavais na mangueira, já acumulou na sua carreira 4 títulos cariocas, o que se torna uma ótima arma para imperatriz. Além do grande carnavalesco, a escola vem para avenida com o humor e astral renovados , devido aos últimos acontecimentos na região do complexo do alemão e proximidades, que todos nós já conhecemos; e, em um enredo falando sobre medicina, nada melhor do que paz e tranquilidade para uma vida saudável, e isso é algo que a comunidade de Ramos vem recuperando aos poucos.

* Pontos Fracos – Apesar de um enredo bom e da boa evolução mostrada na avenida, a escola de Ramos,mesmo com toda emoção dos foliões, não emocionou a Sapucaí, tendo um ensaio técnico
bem frio, o que não é um dos melhores sinais para o próximo domingo.


Portela

Com um retrospecto não muito agradável, arrematando sempre os últimos lugares e se livrando por pouco do rebaixamento no carnaval dos últimos anos, a maior vencedora do carnaval carioca entrará na avenida com o enredo: “ Rio, azul da cor do mar”, em homenagem as 110 anos do porto do Rio de Janeiro.

* Pontos Fortes - Como lhe é de costume, a Portela virá para avenida com um samba muito bonito e, como sempre, já esta na boca do povo e no coração da comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira. E é claro, o que não podia faltar no desfile da Portela, a velha guarda mais famosa e tradicional do carnaval carioca vem como sempre emocionando toda a avenida.

* Pontos Fracos – Infelizmente a Portela foi uma das prejudicadas pelo incêndio nos barracões das escolas de samba, o que por si só já lhe tira da disputa pelo título. A Portela, por ter como suas cores o azul e branco, abusa de temas relacionados a água para poder usufruir ao máximo do azul de sua escola, ora em enredos sobre a Amazônia ou sobre o próprio Rio de Janeiro, o que muitas vezes não é bem aproveitado pela escola focando muito no azul e branco,que até deve ser feito, mas pecando no uso de outras cores e no próprio excesso dessas duas.

Unidos da Tijuca

Em busca do bi campeonato, a Unidos da Tijuca trará para a avenida o enredo: “Essa noite levarei sua alma”, falando da morte, e sobre o comando do carnavalesco Paulo Barros promete aterrorizar a Sapucaí.

*Pontos Fortes – Após inúmeras surpresas que o carnavalesco Paulo Barros trouxe para a avenida no carnaval do ano passado, como pessoas fantasiadas de Batman descendo de ski uma espécie de prédio que se movia na passarela, todos estão ansiosíssimos para ver quais novidades o carnavalesco trará para avenida esse ano. Como também já virou moda no carnaval carioca, a Unidos da Tijuca levará para a avenida várias alas coreografadas, inclusive para os nossos fãs de Transformers, uma ala que se transformará de um robô humano para um carro em questões de segundos. Além disso, a Unidos da Tijuca fez grandes divulgação do seu carnaval deste ano, podendo ser encontrado pelo rio outdoors espalhados passando justamente o medo que a escola quer passar para o público na avenida, algo realmente deslumbrante. Segue imagem.









* Pontos Fracos - Devido ao incrível carnaval e inúmeras inovações trazida para avenida ano passado pelo carnavalesco Paulo Barros, tantos os jurados quanto todos os fãs do carnaval carioca estão esperando um desfile esplendoroso e magnífico com ainda mais alegorias e fantasias inimagináveis, e essa tamanha expectativa pode causar uma decepção na hora do desfile, mesmo se a Unidos da Tijuca fizer um excelente desfile esse ano, o que é muito provável.


Unidos de Vila Isabel

Desde 2006 sem trazer um título para casa, a Vila Isabel vem esse ano com o enredo: “Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo”, um enredo falando sobre um tema um tanto quanto inusitado mas do nosso cotidiano, os cabelos, passando por histórias famosas como a do próprio Sansão, que tirava sua força de seus longos cabelos.



*Pontos Fortes – Com samba feito pelo professor de história André Diniz, autor do samba campeão de 2006, a escola promete emocionar a avenida com um samba forte que foi justamente escolhido para empolgar a plateia, quebrando um pouco um possível clima de desanimação criado por enredo falando sobre cabelos. Destaque para a nova rainha de bateria a ex BBB e atual apresentadora do programa Panico na TV na RedeTV, que promete chamar atenção com uma fantasia de R$ 80.000,00 reais, a mais cara da história das escolas de samba.

*Pontos Fracos – Como já foi dito anteriormente, um enredo falando sobre cabelos não tende muito a emocionar e surpreender a arquibancada e os espectadores, o que pode acarretar na perda de alguns décimos em alguns quesitos, o que pode fazer a diferença entre ser campeão ou vice.

Mangueira

Para uma escola de tradição como a Mangueira, detentora de 17 títulos do carnaval carioca, deixar sua torcida sem o grito de campeã desde 2002, tem sido algo bastante indigesto, que a Mangueira tenta mudar esse ano com o enredo: “O filho fiel, sempre Mangueira”, uma homenagem ao compositor Nelson Cavaquinho, um das grandes figuras do samba brasileiro, com mais de quatrocentas composições.

*Pontos Fortes – A história de Nelson Cavaquinho confunde-se com a própria história da Mangueira, logo um enredo lhe homenageando, é um enredo que também exalta a própria comunidade mangueirense, dando razões extras para os foliões da Mangueira mostrar que vieram para sair da avenida com a certeza da conquista do seu 18º título. Destaque para a recém-chegada da Unidos da Tijuca Gracyanne Barbosa, que desfilará como passista e promete dar um show de samba no pé na avenida.

*Pontos Fracos – Para uma escola que foi penalizada em 7 décimos no ano passado no quesito alegorias, a falta de dinheiro pra produção de seu carnaval é algo que dificulta bastante o trabalho do pessoal de criação da Mangueira, que terá que se esforçar bastante para balancear orçamento com alegorias e fantasias bonitas e bem acabadas.


Segunda(07/03)


União da Ilha

Sem nenhum título do grupo especial na sua história, a escola da ilha vem para a avenida com o enredo: “ O Mistério da Vida”, que reviverá a expedição de Charles Darwin a bordo do H.M.S Beagle, que deu origem ao famoso livro “A Origem das Espécies”, que revolucionou toda a ciência e nossos conhecimentos, e que comemora seus 150 anos no mundo científico.

*Pontos Fortes – Como a Portela e a Grande Rio,as outras escolas que sofreram com o incêndio nos barracões, o maior ponto forte da União da Ilha é o sentimento de superação e a força que toda a comunidade tende a tirar dessas situações trágicas, o que já foi provado no seu último ensaio técnico, quando emocionou toda Sapucaí com faixas e bandeiras.

*Pontos Fracos – Apesar do incêndio não ter afetado a União da Ilha tanto quanto afetou a Grande Rio, a a escola da ilha teve seu principal ponto forte destruído, uma alegoria gigantesca em formato de aranha que possui diversos movimentos e que certamente iria surpreender a avenida.



Salgueiro

Após o 5º lugar ano passado e o campeonato em 2010, o Salgueiro é mais uma das escolas quem vem para avenida com um enredo relacionado com o Rio, intitulado: “ Salgueiro Apresenta: o Rio no Cinema” o que obviamente será um deleite para os olhos dos leitores desse blog que vem cada vez mais se tornando um blog de cinema e afins.

Obs.: Como todo transmissor de notícias, impera em minha pessoa a imparcialidade, logo qualquer tendencia, elogios ou galanteios para tal escola, são meramente coincidências e fatos jornalísticos.

*Pontos Fortes – Um bom jornalista imparcial diria todos, mas como venho enumerando alguns dos pontos fortes de cada escola, aqui farei o mesmo. Como já é de costume uma das marcas do Salgueiro é o nosso grande interprete Quinho, que esse ano virá para a avenida acompanhado de mais dois outros interpretes: Serginho do Porto e Leonardo Bessa que promete dar uma força maior ainda para esse samba que vorá com tudo para avenida. Destaque para o nosso casal, perdão, para o casal de mestre sala e porta bandeira do Salgueiro, formado por Sidclei, que defendeu a Grande Rio por 10 anos, e Gleice Simpatia, que já defende o posto de 1ª porta bandeira da agremiação a 5 anos, e para quem conhece um pouco do carnaval carioca sabe que esse casal tem tudo para ser nota 10 e até levar um estandarte de ouro.

*Pontos Fracos – Após incessantes horas de esforço e um trabalho árduo de pesquisas foi encontrado um ponto fraco na escola Acadêmicos do Salgueiro, a saída de uma das musas que já tinha virado marca do Salgueiro, a apresentado da RedeTV Sabrina Sato, que já foi dito anteriormente ter migrado para Vila Isabel.

Mocidade Independente de Padre Miguel

Como a Portela, o retrospecto da escola da escola de Padre Miguel nesses últimos anos não está sendo lá essas coisas, amargurando também sempre as últimas posições, já estando desde 1996 sem ganhar um título e pretende mudar isso esse ano trazendo para avenida o enredo: “ A Parábola dos Divinos Semeadores” contando um pouco a história da agricultura e do próprio carnaval.

*Pontos Fortes – A Mocidade Independente de Padre Miguel trará para a avenida alegorias gigantescas movidas a biodiesel e promete fazer nevar na avenida. Além disso, a escola de Padre Miguel virá para a avenida com um investimento de R$ 3,6 milhões, sendo maior parte cedida por patrocinadores.

*Pontos Fracos – A mocidade traz para avenida esse um ano um samba não muito elaborado, e que foi escolhido em detrimento de outros bem mais poéticos e profundos se pode-se assim dizer, seguindo a forma do ano passado, quando levou para a avenida um samba não muito elaborado mais bastante divertido e alegre, quando conseguiu o 7º lugar, infelizmente uma marca boa comparada aos últimos anos. Para piorar, a Mocidade levará um enredo meio confuso misturando carnaval com outras festas, incluindo festas religiosas.

Grande Rio

Tendo sido a agremiação mais prejudicada pelo incêndio aos barracões, perdendo mais de 3 mil fantasias e praticamente toda a estrutura de todas as alegorias, mas mesmo assim a Grande Rio promete vir esse ano para avenida como a Phoenix(Fênix), renascendo das cinzas em plena Sapucaí trazendo o enredo: “ Y – Jurerê Mirim – A Encantadora Ilha das Bruxas(Um conto de Cascaes)”, um enredo contando as lendas da cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

*Pontos Fortes – Para uma escola que teve todo seu carnaval queimado e que teve que correr contra o tempo para tentar preparar alguma coisa para levar para avenida o ponto forte da escola é obviamente a vontade superação e a união maior ainda criada em toda comunidade devido a tamanha desgraça.

*Pontos Fracos – Seria uma tremenda injustiça citar aqui qualquer coisa que seja, para uma escola que ficou com o vice-campeonato ano passado, e teria tudo para fazer uma bela disputa pelo título esse ano, essa tragédia foi realmente desastrosa, a única coisa que podemos esperar é que eles se superem e emocionem a avenida, o que obviamente acontecerá.


Porto da Pedra

Desde que subiu para o grupo especial em 2011, a melhor colocação obtida pela vermelho e branco de São Gonçalo foi um 7º lugar em 2005, quando também ganhou um estandarte de ouro por melhor ala, esse ano ela vem com tudo para tentar pelo menos estar no desfile das campeãs com o enredo: “O sonho sempre vem pra quem sonhar...”, fazendo uma homenagem a Maria Clara Machado, autora de 27 obras infantis traduzidas para vários idiomas e montadas diversas vezes fora do Brasil.

*Pontos Fortes – Como o próprio presidente da Porto da Pedra disse, esse ano o tigre vermelho e branco terá três vantagens: Desfilar entre duas escolas de peso que costumam manter o animo da arquibancada lá em cima, a alegria dos componentes pela mudança ocorrida na diretoria para o carnaval deste ano que agradou a muitos e promete dar resultado melhores com possibilidades para disputar por títulos e, por último, desfilar no dia 8 de março, dia internacional da mulher e aniversário de 33 anos da escola, ambos serão comemorados com muita alegria na Sapucaí.

*Pontos Fracos – Ano passado a escola perdeu muitos décimos nos quesitos alegorias e fantasias, totalizando uma perda de 1,7 pontos, em em 2009 também deixou a desejar nesse quesito não ganhando um 10 se quer, se continuar com essa deficiência serão poucas as chances do tigre vir a brigar por uma vaga no desfile das campeãs.


Beija Flor de Nilópolis

A grande campeã do carnaval carioca nesses últimos anos, promete trazer tantas emoções para avenida que ninguém irá esquecer do desfile, trazendo um enredo chamado: “A Simplicidade de um Rei”, homenageando o rei Roberto Carlos e contando sua história desde criança até o grande sucesso que é hoje.


* Pontos Fortes – Além de uma enorme torcida que possui a Beija Flor, a azul e branca terá a simpatia de milhares de fãs do rei, e inclusive a presença do próprio Roberto Carlos na avenida, o que simplesmente já emocionaria toda a Sapucaí. Então juntando a legão de fãs de Roberto Carlos, a voz e simpatia de Neguinho da Beija Flor e um samba enredo lindo feito pelo filho de um dos mais famosos puxadores de samba do carnaval carioca,o próprio Neguinho.

*Pontos Fracos – Nos últimos anos, enredos homenageando grandes figuras do nosso país não tem gerado títulos para as escolas homenageadoras, desde 1998 quando a Mangueira homenageou Chico Buarque, tendo alguns enredo como o de Sílvio Santos pela Tradição levado a escola a uma pifia colocação.






Palpites Carnaval 2011


1 – Salgueiro(minha imparcialidade não permitiria que fosse diferente)
2 – Unidos da Tijuca
3 – Vila Isabel
4 – Beija Flor de Nilópolis
5 – Mangueira
6 – Imperatriz Leopoldinense
7 – Mocidade Independente de Padre Miguel
8 – São Clemente
9 – Porto da Pedra

* Portela, União da Ilha e Grande Rio não serão julgadas, logo não estarão na classificação.




Então galerinha até a próxima e quero ver todos de olho no carnaval esse domingo. Quem sabe não nos encontramos depois da apuração de quarta.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Desconhecido

Estreou recentemente o suspense de ação protagonizado por Liam Neeson, "Desconhecido". Partindo de uma premissa já repetido a nível de exaustão em inúmeros filmes, a produção tenta se segurar em cenas de ação, mas que por muitas vezes abusa da nossa boa vontade em aceitá-las.Eis a sinopse: Dr. Martin Harris (Liam Neeson) e sua esposa vão para Berlim, onde esse irá apresentar um projeto para um cientista. Chegando a cidade, o casal pega um táxi e vai para o hotel, mas ele percebe que esqueceu a mala com toda sua identificação no aeroporto e volta para buscá-las, deixando sua mulher no hotel, porém no caminho acaba sofrendo um acidente que o deixa em coma por 4 dias. Ao acordar, vê sua mulher casada com outro homem (também chamado Martin Harris) que parece ter se transformado magicamente nele próprio.

Enfim, a história de um homem que tenta prova que é ele mesmo. Quantos filmes já foram feitos com o mesmo argumento? Inúmeros! Ou seja, o básico do filme já vem do clichê. Além disso um sem número de cenas são completamente inverossímeis, a ponto de incomodar e fazer rir até. Cenas de ação sem sentido e despropositais, situações bobas, fracas e irreais se sucedem numa agilidade brutal para o nosso senso crítico.

Personagens surgem e somem sem a menor preocupação e outros tem sua finalidade mostrada de forma bastante intrincada. Um dos maiores erros que pode acontecer em filmes com cenas de ação é você pensar: "Caraca, do nada isso começou?" ou "Nossa, o cara parece o Chuck Norris" ou até mesmo "Ahhh não, cara!!!!! Não acredito nisso" e ambos os 3 pensamentos me ocorreram várias vezes.

Mas o filme não é todo ruim e mesmo depois de um período até mesmo descartável devido aos incontáveis clichês, somos esclarecidos a revelação da história e nisso o filme tem bons méritos. É um final interessante, surpreendente e até bem elaborado que condiz perfeitamente com tudo que foi apresentado até ali. Porém o fim de quase TODOS os personagens beira o ridículo de tão repentino e sem graça.Com certeza NÃO é um grande filme, mas consegue distrair e até mesmo fazer rir, não que isto seja sua intenção ou um mérito para o filme, rsrsrs! Este filme me lembrou muito o fraco "Salt" estrelado por Angelina Jolie, porém um pouco superior. A edição e mixagem de som são excelentes e o final revelador, porém em ambos os quesitos este filme supera o dito. Para quem gosta de filmes de ação e surpreendentes e não está nem aí pra clichês ou para a lógica, esta pode ser uma boa pedida.

NOTA: 4,5