sexta-feira, 25 de março de 2011

Minha analíse de - O sétimo selo


Bom antes de começar minha analíse do filme vou dar um comunicado,bom desde de que o blog começou eu não tenho postado muito(é acho q 2 posts não se qualificam né),talvez o fato de nosso blog ser relativamente pequeno e quase exclusivamente frequentado por nossos conhecidos ajude um pouco mas de qualquer maneira acabei sendo inspirado pela preserverância de alguns(aka anderson) em continuar aqui mantendo isso vivo e então resolvi começar essa "coluna" de minhas análises,essas vão sempre acontecer quando eu achar algo interessante pra trazer aqui e expor oq eu pensei sobre,então para o deleite de uns e desespero de outros pretendo ser mais presente aqui no blog,agora vamos ao que interessa.

O sétimo selo é um filme sueco de 1957 que retrata a história de um cavaleiro cruzado retornando a europa e se deparando com a peste negra que se espalhava por lá,nisso ele encontra a morte tentando ludibria-la ele faz uma aposta com ela se ele conseguir derrotá-la num jogo de xadrez ele escaparia de ser levado por ela.
Pela sinospe dá pra se notar que o filme não é um blockbuster de hollywood,se você espera algo como o filme CRUZADAS pode esquecer o filme em nehum momento tem uma cena de luta,o filme é bem reflexivo fazendo o espectador pensar em questões como deus,a vida o universo e tudo mais e na minha opnião ele faz isso muito bem com o nosso personagem principal o cavaleiro Antonius Block um homen que quer acreditar na existência divina porém todo tempo se questiona com o que vê a sua volta,você pode argumentar que isso é um pouco estranho já que afinal ele está jogando xadrez com a morte mas esta,pra mim pelo menos,é retratada como a morte em si não uma entidade como normalmente é,a morte no filme pode-se dizer sabe tanto sobre a vida pós-ela quanto nós,eu não posso dizer muito mais sem dar muitos spoilers mas acreditem quando eu digo que essas questões são muito bem trabalhadas no filme.
Outro ponto forte do filme é como ele retrata a europa medieval em sua pior época,as bruxas sendo queimadas,as pessoas fugindo da praga e o estado em que o povo vivia,o filme é muito bom pra quem quer dar uma estudada no período e pra mim o melhor foi observar as pequenas mudanças na mentalidade dos camponeses que antes eram completamente tementes e agora em vista de circunstâncias em que a própria igreja está com problemas começam a fazer comentários como "Vamos aproveitar a vida enquanto é tempo!".
Talvez o ponto negativo do filme é que ele seja datado,afinal é de 1957 mas tirando isso não vejo nenhum grande defeito no filme,as performances dos atores(que são importantes) são sólidas e história é contada num ritmo que não te deixa cansado o que você talvez esperaria,mas é como eu disse se você é mais chegado a filmes com ação,romance e aventura esqueça!Mas se você gosta de um filme que retrata bem o período histórico que conta e ao mesmo tempo tem uma boa história do ponto de vista filosófico bom o sétimo selo é o filme pra você.
PS:Sei que a qualidade do post não está das melhores mas pretendo melhorar,quanto as análises em si pretendo trazer várias coisas tanto filmes quanto jogos e livros,espero que gostem e vejo vcs no próximo post.

3 comentários:

  1. EXCELENTE!!!xD

    Bom post, com um filme hiper cult sendo retratado! Me empresta o filme??? :)
    Ainda não o assisti, mas sem pre quis e este é um tema beeem interessante!

    A formatação tá locona, é assim msm q vc quer? Se não, eu posso tentar dar uma ajeitada!=D É melhor usar o Firefox p isso, nunca o IE! auhaua!

    Post com mais frequência msm!xD

    ResponderExcluir
  2. preserverância,uma nova palavra inventada por mim(pqp e ainda deixam uma figura dessas ter diploma)

    ResponderExcluir
  3. NO WAY! Daniel postando no freak awesome?!

    O apocalipse está chegando de fato!

    Mas é isso aí cara, não podemos deixar o Anderson tomar o controle!

    Só uma coisa: use vírgulas!

    ResponderExcluir