quinta-feira, 3 de março de 2011

Desconhecido

Estreou recentemente o suspense de ação protagonizado por Liam Neeson, "Desconhecido". Partindo de uma premissa já repetido a nível de exaustão em inúmeros filmes, a produção tenta se segurar em cenas de ação, mas que por muitas vezes abusa da nossa boa vontade em aceitá-las.Eis a sinopse: Dr. Martin Harris (Liam Neeson) e sua esposa vão para Berlim, onde esse irá apresentar um projeto para um cientista. Chegando a cidade, o casal pega um táxi e vai para o hotel, mas ele percebe que esqueceu a mala com toda sua identificação no aeroporto e volta para buscá-las, deixando sua mulher no hotel, porém no caminho acaba sofrendo um acidente que o deixa em coma por 4 dias. Ao acordar, vê sua mulher casada com outro homem (também chamado Martin Harris) que parece ter se transformado magicamente nele próprio.

Enfim, a história de um homem que tenta prova que é ele mesmo. Quantos filmes já foram feitos com o mesmo argumento? Inúmeros! Ou seja, o básico do filme já vem do clichê. Além disso um sem número de cenas são completamente inverossímeis, a ponto de incomodar e fazer rir até. Cenas de ação sem sentido e despropositais, situações bobas, fracas e irreais se sucedem numa agilidade brutal para o nosso senso crítico.

Personagens surgem e somem sem a menor preocupação e outros tem sua finalidade mostrada de forma bastante intrincada. Um dos maiores erros que pode acontecer em filmes com cenas de ação é você pensar: "Caraca, do nada isso começou?" ou "Nossa, o cara parece o Chuck Norris" ou até mesmo "Ahhh não, cara!!!!! Não acredito nisso" e ambos os 3 pensamentos me ocorreram várias vezes.

Mas o filme não é todo ruim e mesmo depois de um período até mesmo descartável devido aos incontáveis clichês, somos esclarecidos a revelação da história e nisso o filme tem bons méritos. É um final interessante, surpreendente e até bem elaborado que condiz perfeitamente com tudo que foi apresentado até ali. Porém o fim de quase TODOS os personagens beira o ridículo de tão repentino e sem graça.Com certeza NÃO é um grande filme, mas consegue distrair e até mesmo fazer rir, não que isto seja sua intenção ou um mérito para o filme, rsrsrs! Este filme me lembrou muito o fraco "Salt" estrelado por Angelina Jolie, porém um pouco superior. A edição e mixagem de som são excelentes e o final revelador, porém em ambos os quesitos este filme supera o dito. Para quem gosta de filmes de ação e surpreendentes e não está nem aí pra clichês ou para a lógica, esta pode ser uma boa pedida.

NOTA: 4,5

2 comentários:

  1. Crítica bastante precisa e concisa. Muito bom.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Comentário bastante preciso e conciso. Muito bom. xD

    Concordo plenamente com vocês, Anderson e Gabriel. Sinceramente, esperava mais do filme depois de ter visto o trailer, mas ele se mostrou até chato em algumas partes. Não é um trabalho que Liam Neeson deve se orgulhar de ter feito, apesar de ele ser um excelente ator e de fazer ótimos papéis, mas o filme em si é meio fraquinho. Pra quem gosta de ação, é uma boa pedida, como disse o Anderson, mas não é grandes coisas, não. É um filme que você não se orgulha de ter visto, mas também não se arrepende, você nem vai se dele dois meses depois de tê-lo assistido.

    Abraços

    ResponderExcluir