segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vencedores do oscar 2011

"Over the rainbow"!


Eis que com a música de um dos maiores filmes de todos os tempos, a festa do oscar chegou ao fim, depois de dar a láurea máxima para a produção britânica "O discurso do rei".

O filme levou 4 prêmios: Filme, diretor, ator (Colin Firth) e roteiro original, enquanto seu principal rival na luta pelo oscar principal da noite, "A rede social", levou apenas 3: Montagem, roteiro adaptado e trilha sonora. A produção de ficção de Christopher Nolan, A origem, ganhou 4 prêmios, todos técnicos, são eles efeitos visuais, edição e mixagem de som e fotografia, todos muito justos.

A seguir comentarei sobre cada um dos vencedores individualmente:

Eis a distribuição dos prêmios:

Melhor Filme:
O Discurso do Rei (The King’s Speech)Comentário: Já era esperado, principalmente depois de levar o oscar de direção para casa. Vencedor de 4 oscar e considerado marco de uma espécie de retrocesso da academia.
Aposta: Acertei!


Melhor Diretor:
Tom Hooper – O discurso do Rei (The King’s Speech)Comentário: Teoricamente não era lá grande surpresa sua vitória, mas realmente não acreditava nela. David Fincher levou praticamente todos os grandes prêmios (globo de ouroo, Critics Choice Award e até mesma a premiação britânica BAFTA). Hooper havia levado unicamente o prêmio do sindicato dos diretores, mas foi ele que sustentou sua vitória consideravelmente injusta na minha opinião.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.


Melhor Ator:
Colin Firth – O Discurso do Rei (The King’s Speech)Comentário: Todos já sabiam. Sem surpresa alguma!
Aposta: Acertei!


Melhor Atriz:
Natalie Portman – Cisne Negro (Black Swan)Comentário: Todos já sabiam. Sem surpresa alguma!
Aposta: Acertei!


Melhor Ator Coadjuvante:
Christian Bale – O vencedor (The Fighter)Comentário: Todos já sabiam. Sem surpresa alguma!
Aposta: Acertei!


Melhor Atriz Coadjuvante:
Melissa Leo – O vencedor (The Fighter)
Comentário: Todos já sabiam que ela era a favorita, mas alguns acreditaram que pudesse perder dado sua estranha campanha de marketing pró sua vitória, rsrs! Mas eis que o mais justo aconteceu e ela ganhou. Não ficaria triste se a Haile ganhasse por "Bravura indômita", mas achei Leo, de fato, um pouco superior.
Aposta: Acertei!


Melhor Longa Animado:
Toy Story 3
Comentário: Barbada mór, rsrs! Desde junho já tínhamos certeza disso, rsrs!
Aposta: Acertei!


Melhor Filme em Língua Estrangeira:
Em um mundo melhor (In a Better World)
Comentário: O favorito ganhou, mas já que geralmente essa categoria reserva surpresas e é difcílimo o mesmo filme ganhar o globo de ouro e oscar, acho que qualquer um poderia levar. Pelo poder do Iñarritu e Bardem, coloquei como favorito, mas acreditava na surpresa principalmente de Incendies, do Canadá. Eis que até nessa categoria aconteceu o óbvio. Não digo que é injusto já que ainda não assisti nenhum dos indicados.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Direção de Arte:
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
Comentário: Categoria difícil, mas acreditava em "O discurso do rei" pela força do filme, mas depois mudei de idéia visto a notícia de que parte da direção de arte do filme foi encontrada pronta e apenas usada. Depois começei a acreditar mais em "A origem", tento "Alice" como segunda possibilidade, mas eis que o mais merecedor realmente levou. Como todo filme do Burton, levou direção de arte, rsrs!
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Fotografia:
A Origem (Inception)
Comentário: Era o favorito, mas pensei que iriam tentar compensar a fotografia nunca antes premiado do genial Roger Deakins e a vitória dele no BAFTA só veio confirmar. Porém realmente Pfiester era favorito já que tinha ganho o sindicato dos cinematógrafos e o Critics Choice Award. Prêmio merecido, para mim também foi o melhor do ano. Pelo segundo ano consecutivo a fotografia vencedora foi em muitas partes computadorizada em detrimento da manual, como disse José Wilker.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Figurino:
Alice no País das Maravilhas (Alice in Woderland)
Comentário: Justo. Gostei da vitória do filme, mesmo acreditando que "O discurso do rei" levaria já que a academia adora premiar filmes de época aqui.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Montagem:
A Rede Social (The Social Network)
Comentário: Esperado e justíssimo, trabalho de mestre.
Aposta: Acertei!

Melhor Documentário:
Trabalho Interno (Inside Job)
Comentário: Mais uma vez ganhou o favorito, sem surpresas, em detrimento do azarão brasileiro "Lixo extraordinário" que deu razão para alguns assistirem a longa cerimônia.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Documentário em Curta-metragem:
Strangers no More
Comentário: Ganhou o favorito da crítica. Não assisti essas categorias de curta, tanto que nem apostei nos palpites do blog.
Aposta: ---

Melhor Trilha Sonora:
Trent Reznor e Atticus Ross – A Rede Social (The Social Network)
Comentário: Já haviam levado globo de ouro e Cristics Choice Award, além de ser um filme forte. Temi a vitória de Desplat que tem um trabalho bom, mas seria injusto finalmente ser premiado por uma trilha que não é nem de longe sua melhor, mas ano que vem ele pode vir com tudo em "The tree of life" (já ouvi parte da trilha e está simplesmente magnífica) e até mesmo "Harry Potter 7 - Parte II".
Aposta: Acertei!

Melhor canção original:
We Belong Together – Toy Story 3
Comentário: Newman acertou em cheio na música e era o favorito para vencer mesmo. Mas apesar disso ainda daria o prêmio para a belíssima "If a rise" de 127 horas.
Aposta: Acertei!

Melhor Maquiagem:
O Lobisomem (The Wolfman)
Comentário: Ganhou o melhor dos indicados, mas não o melhor do ano. Para mim, quem merecia era "Alice no país das maravilhas" e Cisne negro merecia alcançar uma indicação.
Aposta: Acertei!

Melhor Curta-metragem de Animação:
The Lost Thing
Comentário: Novamente o favorito da crítica ganhou.
Aposta: ---

Melhor Curta-metragem:
God of Love
Comentário: Ouvi dizer que esse curta não é lá grande coisa, mas está sendo amado pelos americanos e elogioado pela crítica. Tinha o favoritismo que foi comprovado.
Aposta: ---

Melhor Edição de Som:
A Origem (Inception)
Comentário: Especie de barbada também. Todos esperavam sua vitória.
Aposta: Acertei!

Melhor Mixagem de Som:
A Origem (Inception)
Comentário: É o melhor sem dúvida, porém não acreditei na sua vitória, talvez tenha sido o erro mais bobo que cometi nos bolões que participei.
Aposta: Errei! No último instante mudei tudo e errei feio de forma irracional!

Melhor Efeitos Especiais:
A Origem (Inception)
Comentário: Vitória óbvia e esperada, mas temi surpresas já que antes do seu anúncio o filme já tinha ganho 3 oscar e não acreditei em momento nenhum que o filme acabaria sendo o filme com maior número de vitórias na noite, junto com "O discurso do rei".
Aposta: Acertei!

Melhor Roteiro Adaptado:
A Rede Social (The Social Netwok)
Comentário: 100% de aproveitamento! Levou todos os prêmios que existem!
Aposta: Acertei!

Melhor Roteiro Original:
O Discurso do Rei (The King’s Speech)
Comentário: Antes do "up" mais absurda que tenho lembrança em um filme, "Cisne negro", "A origem" e "O discurso do rei" estavam dividindo prêmios, com razoável favoritismo para o 2º, mas eis que os Weistein são os Weistein, rsrs!
Aposta: Acertei!

____________________________________________________________________

Pelos comentários individuais dá para perceber que a festa foi completamente previsível, mas ao menos ponho como mérito o fato de ganhar quem merecia mesmo nas categorias mais técnicas e visuais (mixagem de som, fotografia, direção de arte etc), mas fui mal nos palpites. Das 21 categorias, acertei 14 e nas outras 6 coloquei o vencedor como 2ª opção. Errei mesmo apenas mixagem de som, porque troquei um dia antes da cerimônia... :( ! rsrs!

Não gostei muto da opção de premiar "O discurso do rei" com filme e diretor. Gostei bastante do filme, mas realmente não tem nada tão especial ou diferente que o faça merecedor da suposta maior honraria do cinema. É um filme histórico interessante que emociona, faz rir, é muito bem realizado, mas haviam outras escolhas menos conservadores e mais interessantes como Cisne negro, A rede social, O vencedor e porque não Toy Story 3?

Gostei do trabalho de Tom Hopper de forma que sua vitória não me incomodou como por exemplo Preciosa levando roteiro adaptado, Guerra ao terror em filme, roteiro original, edição de som e mixagem de som ou Sandra Bullock levando melhor atriz no ano passado, mas reconheco que haviam candidatos melhores e que fizeram trabalhos mais inventivos, criativos e diferentes.

Esperava muito da apresentação de Anne Hathaway e James Franco devido aos vídeos bem engraçados que estavam saindo sobre sua "preparação" para a festa, mas eis que se mostrou bem mais simples e apagado do que presupunha. Não fizeram nada de errado e acertaram no tom, mas simplesmente não foram notáveis. Anne tem um carisma natural impressionante e se destacou mais que Franco por exemplo que não teve nenhum grande momento, com exceção de quando entrou travestido no palco, rsrs! Muitos destacam, dentre o qual me incluo, a engraçada e divertida participação de Kirk Douglas, no auge dos seus 94 anos. ("And the oscar goes to... You know", rsrsrsrsrsr!).

Enfim, desde o término de uma das temporadas mais desgradáveis que me lembro venho aguardando esta edição do oscar e eis que o resultado não foi lá tão positivo. Tradicionalismo e previsibilidade foram as maiores marcas da maior festa do cinema. Agora é aguardar a 84ª edição do prêmio. Como qualquer cinéfilo viciado, já começamos a especular sobre os futuros indicados, rsrsrs!

____________________________________________________________________

***** Retrospectiva FreakAwesome: *****

Foram 22 postos esclusivos sobre a corrida para o oscar e mais de 20 críticas de filmes que estavam com possibilidades. Tudo isto para, enfim, chegarmos neste momento de despedida. Por gostar muita dessa temporada de premiações, os meses de dezembro e janeiro sempre vem com mais posts.

Os caminhos do blog ainda são incertos! Começou como o título anuncia, sendo uma forma de diversão e cultura para os estudantes do CEFET/RJ. Eramos vários postando, mas o tempo passou e as pessoas foram sumindo e eu praticamente me tornei o único a postar periodicamente, isto é bom até porque o post se unificou tendo agora tema fixo: Cinema. Não sei se contarei com ajudantes neste ano tão atarefado na minha vida, mas a função principal é continuar comentando e criticando ao máximo tudo que der. Podemos não ser os mais entendidos do mundo, mas procuramos nos esforçar ao máximo para descobrir e saber o máximo sobre esse assunto tão fantástico e nos aprimorar cada vez mais.

Pelos próximos meses o oscar e as premiações ficarão fora do nosso convívio periódico, mas retornaremos com postagens sobre personalidades de cinema, quizzes, críticas, informes e novidades de próximos projetos e, este ano em especial, farei uma espécie de especial lembrando as maiores produções da década passada. Além disso tentarei sair um pouco do domínio de Hollywood para tratar mais de produções européias, africanas, asiáticas, latinas etc.

Nos próximos meses, o blog receberá novos marcadores como: Quizzes, Críticas, Temporada de premiações 2011/2012, Personalidades do cinema, Informes e novidades etc... tentando tornar o blog mais fácil de ser lido sem que tudo que é escrito esteja unicamente em "Cinema" (dada a idéia inicial do blog é entendível a razão da estrutura antiga)!

Já tratando de o que vem por aí, deixo sem mais comentários uma foto da absurdamente fantástica Meryl Streep em mais um papel que promete muito.
___________________________________________________________________

Pessoal, é isso! Não sumam do blog, continuem firme e forte e comentem mais, participem de enquetes etc! xD

Abraço a todos e até a próxima! ^^

6 comentários:

  1. vc não me ouviu em relação a Alice... eu avisei!

    sem supresas esse ano (só um pouco com o Tom Hooper), chegou até a ser sem graça... mas vai dizer q vc ñ riu do James Franco de mulher e do autotune com Harry Potter?!

    não desista do blog Anderson, mesmo q vc seja só uma voz pregando no deserto, q nem eu sou com relação ao Tim Burton \o/

    ResponderExcluir
  2. Você é, simplesmente, genial, Anderson! Parabéns! :]
    Excelentes posts sobre Cinema.

    Mas, eu voto pelo retorno do Sr. Cavalheiro como blogueiro oficial do FreakAwesome. Seus posts sobre assuntos variados e sobre futebol seriam magníficos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente!!!xD
    Sir Gabriel poderia voltar também firme e forte! auhauha!
    E mto obrigado Romulo, fiquei até honrado! auahua!

    "mesmo q vc seja só uma voz pregando no deserto!... É verdade Lívia! auahuahua!

    ResponderExcluir
  4. Caramba Anderson, que deprimente =/

    Você vai desistir do blog assim??????? Eu te ajudo a postar se você se sentir muito forever alone, por mais que eu não escreva coisa com coisa =/

    Aaaah e eu não vi a foto da Meryl Streep õ.o

    A gente tem que voltar a chamar todo mundo para postar x.x

    ResponderExcluir
  5. Ops, coloquei a foto agora! Tinha esquecido! :)

    Não, não vô desistir do blog não. Agora que tá tendo mais visitas e páginas visitadas, auhauha! Eu postava até feliz quando tinham em média 20 visitas por dia, agora que tem tido umas 70 vô continuar! :)

    ResponderExcluir
  6. CARAMBA! 70 visitas diárias? :O

    Eu podia jurar que eram umas 15 no máximo!

    Isso mostra o grande trabalho que você tem feito!
    Se tivesse ajuda, com certeza esse número iria aumentar!

    Fortes abraços!

    ResponderExcluir