sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os 25 melhores diretores da atualidade

Há menos de 2 dias da maior festa do cinema americano, venho com um post simples tratando a respeito de uma polêmica lista da Enterteinment Weekly dos 25 melhores diretores vivos.

É claro que pouquíssimos concordarão e cada um tem uma completamente diferente, mas não custa ver uma lista externa:
____________________________________________________________________

25. Wes Anderson

24. Mike Leigh

23. Brad Bird

22. J.J. Abrams

21. Spike Lee

20. Edgar Wright

19. Peter Jackson

18. James Cameron

17. David Lynch

16. David O. Russell

15. Kathryn Bigelow

14. Danny Boyle

13. Roman Polanski

12. Guillermo del Toro

11. Paul Thomas Anderson

10. Pedro Almodóvar

9. Clint Eastwood

8. Terrence Malick

7. Quentin Tarantino

6. Joel e Ethan Coen

5. Darren Aronofsky

4. Martin Scorsese

3. Steven Spielberg

2. Christopher Nolan

1. David Fincher

____________________________________________________________________

Anun

É de se assustar a 1ª opção para David Fincher. De fato ele é o diretor do momento e já vem com 2 projetos consecutivos super elogiados, são eles "O curioso caso de Benjamin Button" e "A rede social". Além de ter outros filmes geniais no currículo como "Clube da luta" e "Zodíaco".

Nolan está lá em 2º sem nem mesmo ter sido indicado ao oscar 1 vez... Vergonhoso, hein academia? rsrsrs! Para mim ele merecia ter ao menos 2 indicações, por "Amnésia" e por "O cavaleiro das trevas".

No geral gostei bastante da lista que conta com os grandes diretores da atualidade realmente. Claro que alguns estão faltando e outros não mereciam nem tanto estar aí, mas nada é perfeito e gosto é gosto, né? Poderia colocar na lista nomes como Andrew Stanton e Paul Greengrass e tiraria facilmente Edgar Wright e Spike Lee, por exemplo.

Alguns reclamam da exclusão de Tim Burton, mas bato palmas para sua esnobada pelo seu momento. Há tempos o diretor não nos brinda com um trabalho realmente interessante e seus últimos filmes foram bem próximos do descartável, são eles "Alice no país das maravilhas" e "Sweeney Todd". Mas se a lista realmente seguisse o que prometeu em selecionar os melhores diretores vivos, colocaria Tim Burton sim, afinal alguém que tem "Peixe Grande" e "Ed Wood" na filmografia merece nosso completo respeito.

James Cameron merece aparecer, mas está no lugar certo, lá pro final, rsrs! Acho que David O. Russel apareceu aí mais pelo seu ano em "O vencedor" do que por qualquer outra coisa.

É claro que essa é uma lista "americana",né? Com exceção de Pedro Almodóvar, todos são de hollywood. Mesmo assim o diretor espanhol já tem um carinho incrível em terras do "novo mundo rico", rsrs!

Alguns nomes poderiam aparecer aí como Jean Pierre Jenut, Lars Von Trier e Michael Haneke. Ouros diretores vivos que já nos brindaram com trabalhos geniais foram Woody Allen, Ron Howard, Gus Van Sant e tantos outros...

Enfim, comentei aqui rapidamente sobre essa lista que achei bem interessante. O 1º dessa lista pode e acredito que será premiado no domingo, é aguardar para ver, está chegando! Neste sábado ou domingo de mahã postarei um post final de prepração para a festa da academia.

Abraços e até lá!^^

9 comentários:

  1. David Fincher em 1º? No rabo deles, so se for...

    ResponderExcluir
  2. vamos comentar e deixar o Anderson feliz \o/

    não concordo com Spielberg, maas ele rende dinheiro pra cacete e isso, infelizmente sempre conta...

    Anderson, não chame Sweeney Todd de descartável e leia isso com tom de ameaça.

    David Fincher tem trabalhos legais, só sinto que o reconhecimento não tenha vindo com Clube da Luta.Antes tarde do que nunca... Acho que o Nolan e o Fincher deviam estar invertidos; não são fã extrema de nenhum, mas acho que o Nolan tem uma abordagem diferente pra ficção e os trabalhos originais dele são bons, o que é bem raro em Hollywood hj...

    não sei o q o JJ Abrams tá fazendo aí se o negocio dele é fazer seriados (claro q eu ñ falo de Lost, pq é muito chato. Sim, sei q posso estar comprando briga, mas ñ sou a unica q acha isso), pq pra mim Cloverfield é uma merda gigante e só Star Trek resgatou um pouco da dignidade dele. ñ sei a respeito de Missão Impossivel (mea culpa, mea culpa, mea culpa), portanto ñ posso falar...

    Voltando ao Tim Burton... qnd se fala nele vc ñ pode esquecer de Edward mãos de tesoura.pq me desculpe os idiotas estupidos q não pensam o msm (hahahahahahaha), mas é um filme perfeito. Tim só precisa desapegar do Johnny e vice versa...

    sem mais. :D

    ResponderExcluir
  3. "vamos comentar e deixar o Anderson feliz \o/" ... eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!! auhauhauha!!!!

    "não chame Sweeney Todd de descartável e leia isso com tom de ameaça."... Ri mto com essa frase, auhauahua!

    Eu gostei d+ do "Clube da luta", pena não ter tido o reconhecimento q devia... :(

    Eu sô um dos únicos q gostou de Clovefield! :( auhauha!

    O 3º TOP do Burton p mim é "Edward mãos de tesoura"! Fiquei com medo da sua frase: ".pq me desculpe os idiotas estupidos q não pensam o msm (hahahahahahaha), mas é um filme perfeito.", auhauha!

    Comente mais!!!! :) Deixe uma criança feliz!=D auahuha!

    ResponderExcluir
  4. Edward é perfeito! é o filme que tem mais o coração e a alma do Tim! o resto é um bando de referencias e homenagens pra quem e para o que ele gosta (não falo de Planeta dos Macacos, esse aí é um caso tão perdido que nem eu defendo).

    uma das coisas que mais me deixam triste é ter nascido no ano de Edward e não poder ter assitido no cinema :D

    fora q Edward é a melhor atuação do Johnny EVER!
    Os Edwards são as melhores atuações do Johnny, mas mãos de tesoura é sem explicação... os olhares, os gestos, o figurinho, maquiagem, o Vincent Price, a maquina de biscoito, o Anthony Michael Hall de badboy (cof cof), o terno amarelo que o Johnny roubou do Maskara pra ir na pre-estreia, as entrevistas do elenco, os posters, as cores combinando com o clima da Flórida, o ar de conto de fadas, as machinhas do negativo... é td harmonioso naquele filme.Fora q já vi umas 1000x desde sempre, já matei aula no cefet só pq ia passar na globo, sei qse todas as falas dubladas e em inglês e sempre choro no final... sério (meu lado mulherzinha se manifestando de novo)

    Tim Burton é um puta diretor que só anda meio perdido. o cara tem uma historia de vida q reamente merecia um filme e se estabilizou msm sendo supostamente esquisito/bizarro/whatever e hj tem o poder de fazer o que quiser. fora q tem gnt por aí q mata e morre por ele (eu por exemplo)... fora q ele é o unico q pode pedir pro Johnny dançar can can com uma cueca de elefantinho e ele vai fazer de bom grado e ainda agradecer o papel.portanto, se vc quiser quer meu respeito (coisa q poucos têm) não fale mal dele, pelo menos não na minha frente ou de alguma forma q eu possa descobrir... eu acredito q ele sempre faz o máximo q pode com o que ele tem. ele é um dos melhores atualmente SIM e não tem listinha q me tire isso da cabeça... [fim do momento revoltada]

    vc é doente por gostar de Cloverfield. foram os R$4,85 mais mal gastos da minha vida!

    não se ofenda/intimide com meus comentarios extremistas, deixando de lado minha santíssima trindade (Tim, Johnny e Helena. deixando o Danny Elfman de lado por hora), eu sou até democrática :D

    ResponderExcluir
  5. Eu juro que podia dizer que gostava do Tim Burton até ler os comentários da Lívia, ela tem muitos argumentos para defendê-lo XD

    Mas não querendo comprar briga, eu gostei de Cloverfield, é muito melhor que vários filmes do gênero, o que não é difícil, mas ele usou uma panorâmica diferente de todos os outros, literalmente. =)

    Para mim Martin Scorsese é pica das galáxias, e que David Fincher volte a fazer os clipes da Madonna, prontofalei. Nada contra ele, pelo contrário, acho que ele merecia a segunda posição apenas. Ele é genial e é bem novo ainda, eu só acho que ele não contribuiu tanto para o cinema quanto o Scorsese.

    E por que Danny Boyle está tão atrás? Ele deveria estar lá para a 10ª colocação, afinal ele fez 2 filmes muito bons num período de 3 anos, ele merecia mais, principalmente por 127 Horas. O filme seria um tédio se fosse qualquer outro diretor no lugar dele, com certeza

    Eu só sei que eu confundi David Lynch com David Lean e já pensei que ele tivesse ressurgido de onde quer que ele esteja, minha cabecinha não grava muitos nomes =x

    Mas enfim, essa lista aí está que nem a do Quentin Tarantino dos melhores filmes do ano, eu escolheria tudo diferente, não que a minha opinião importe para alguém, mas foi a lista mais whatever da temporada =)

    ResponderExcluir
  6. Kraca, fiquei até intimidado com o post revoltado da Lívia, auahuaha!! O q eu falei p provocar essa ira tão grande? auhauha!

    Eu admito já ter falado mal do Tim Burton, mas não disse nada no post nem no comnetário q fiz... :S So, why? auhaua!

    Sobre a sua santíssima trindade: (auhauha!) : Eu dô enorme valor para pessoas que conseguem variar de estilo e ser mais eclético, fato da Meryl Streep por exemplo. Depp é bom, mas tá caindo há tempos... Carter é uma atriz excelente e já teve uma atuação impecável e para mim é a única coisa q presta em "Sweeney Todd". Burton como disse já teve suas boas obras e tem um estilo interessante, mas o acho um pouco "confortado". Por exemplo, já q a Rebeca falou do Scorcese, imaginam Burton dirigindo Gangues de Nova York, O aviador, Touro Indomável etc sem colocar um visual impecável e o Depp e Carter? O q tô dizendo é q ele é bom, mas acho q poderia sair da sua "zona de conforto". Não falo tanto de "Edward" pq o vi há uns 5 anos só, mas ele já fez sim coisas mto boas!
    (Entenda o q tô tentando dizer e meu ppojto de vista, não me condene, auhauha! Isso é uma opinião minha!)

    Um diretor q dô mto valor é Clint Eastwood q já fez dramas interesantíssimos como "Menina de ouro", westerns como "Os imperdoáveis", romances como "Pontes de Madison" e tantos outros filmes interessantes como "Invictus", "Gran Torino" e "Cartas de Iwo Jima".

    Eu achei q essa lista pegou vários diretores q mereciam estar entre os 25 msm, mas numa ordem errada (para mim).

    ResponderExcluir
  7. Foi meu ódio reprimido das outras vezes q vc falou mal dele, aí, já saio defendendo na porrada msm...

    O QUE?! A HELENA É PERFEITA EM SWEENEY TODD????!!!! ela canta mal pra cacete e parece uma lunática! pelo amor de Deus! qq um que tenha visto a Angela Lansbury ou a Patti LuPone de Mrs Lovett se contorce ouvindo ela cantar!doi nos ouvidos! ng é perfeito em Sweeney Todd, só a fotografia, a direção de arte os figurinos da Colleen Atwood! e só! o resto é aceitavel...

    sobre Edward me sinto pregando no deserto, é um filme perfeito, o melhor do Tim, veja de novo e depois nós discutimos isso.Só ñ ofereço pra tem emprestar temp pela integridade do meu dvd.Estou de acordo q o Tim só tem feito porcarias e q tanto ele quanto o Johnny ñ estão sabendo escolher os trabalhos... Acho que Frankenweenie já é um passo bom, mas não suficiente, pra ambos se libertarem.e o Tim tá voltando a trabalhar com uma galera das antigas (Catherine Ohara, q dubla a Sally no Nightmare Before Christmas, e Michelle Pfiffer) e com um bando de gente nova (Eva Green e o Jackie Earle Haley estão no Dark Shadows por exemplo).

    Confesso q não conheço o Scorcese a fundo (podem jogar as pedras), mas do pedacinho q eu vi do Aviador (foi bem pouco msm) e gostei da fotografia... e tb gostei do piloto de Boardwalk Empire, mas ñ passei do piloto...

    Confesso (2) q tb não conheço o Clint Eastwood como ator das antigas (da msm forma q não conheço o John Wayne)... mas já vinha pensando em remediar isso há algum tempo, então vou procurar sanar essa divida... alias, o Clint Eastwood mais novo é igual ao Hugh Jackman! acho isso muito assutador...

    ResponderExcluir
  8. Meryl Streep é louca, mas ñ tenho nada contra ela. mas acho q ela teria dado uma Mrs Lovett melhor q a Helena...

    se vc me achou revoltada por causa do Tim Burton, nunca me viu defendendo/assitindo os filmes antigos de Star Trek... mas vou parar aqui, senão daqui a pouco q gnt vai discutir o q é melhor, star Wars ou Star Trek.

    e eu entendo e até respeito (até onde consigo) o ponto de vista das pessoas, só ñ gosto q falem do Tim Burton, vc tem sorte de não estar na minha frente em carne e osso qd fala mal dele... sou fã desde criancinha, é o meu amor mais puro e verdadeiro *___* (viajei legal, mas ñ deixa de ser verdade)

    ResponderExcluir
  9. Bosta! Tinha escrito um comentário grandão, mas deu um erro!! :(


    Resumindo:

    auhauahuahuahuahua!!! Gostei dos seus comentários!

    Meryl Streep: É p mim quase o que Tim Burton é p vc! Ela é p grande maioria dos críticos a maior atriz viva e uma das maiores da história. Sua atuação em "A escolha de Sofia" por exemplo é dita por muitos como a melhor atuação da história do cinema.(apesar de eu achar certo exagero). Ela atua em dramas, musicais, comédias e romances no msm ano e consegue prêmios por todos! auhauha! Incrível o q ela faz com personagens q poderiam apesar "estar ali" como Miranda Presley de "O diabo veste prada" por exemplo!

    Qto a Helena Bonham Carter:
    Não falei q sua atuação perfeita é por "Sweeney Todd" não, mas sim q é uma das únicas coisas q presta p mim. A sua atuação master q disse é por "As asas do amor".

    ResponderExcluir