domingo, 13 de fevereiro de 2011

Post V - Apostas do oscar 2011

Olá a todos! Coemeçemos nosso Post V, onde tratarei das categorias diretor, roteiro e montagem.

Vamos lá:
____________________________________________________________________


Aposta de quem vencerá: A rede social

Quem eu queria que ganhasse: A rede social

Surpresa: A esnobada da genial edição de "A origem". Realmente todos os 5 indicados são trabalhos merecedores, mas para mim o filme do Nolan é o 2º melhor do ano na categoria. Tiraria "127 horas" da lista.

Comentário sobre cada indicado:

  • A rede social: Um trabalho fantástico, alternando entre várias cenas em ambientes diferentes e que dá uma impressionante agilidade ao filme. É esta categoria que ajuda muito no poder de envolvimento na obra. Trabalho de mestre que já tem o oscar quase certo nas mãos.
  • O discurso do rei: Uma montagem bem ao estilo britânico que nos envolve a todo instante também. A edição, aliada a direção, que nos faz assistir a duas horas de filme sem enjoar nem por um segundo, muito pelo contrário. Mas bate de frente com a monstruosidade de "A rede social".
  • Cisne negro: Tem um papel importante ao nos envolver e perturbar por partes da projeção. Outro trabalho digníssimo que junto com a épica trilha sonora nos faz lembrar o poder do cinema.
  • O lutador: Montagem impecável que ajuda muito no clima do filme. As cenas de luta contam com esta parte elevada a enésima potência e se torna tão digna de reconhecimento.
  • 127 horas: Trabalho de mestre, mas que não estaria na minha lista particular em prol de "A origem". Danny Boyle ajuda muito nessa categoria com sua "camêra nervosa" que não para quieta nem um instante, mesmo tendo um só personagem no filme, preso a uma rocha, rsrs!

Comentário geral:

Categoria fortíssima, mas que tem um trabalho que se sobrepoem aos demais e portanto é o merecedor mór. Esta é uma das categorias que acredito estar "certa".

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: A rede social

Quem eu queria que ganhasse: A rede social

Surpresa: Sem nenhuma novidade. Os 5 indicados estavam sendo esperados já.

Comentário sobre cada indicado:

  • A rede social: Já babaram tanto o ovo do roteiro deste filme que fico sem graça até, rsrs! Da 1ª vez que assisti ao filme não entendi a monstruosidade do roteiro, mas na 2ª vez não teve como não perceber. Prêmios merecidos que vem recebendo até agora e junto com Toy Story 3 é a maior barbada do ano.
  • Toy Story 3: O roteirista de "Pequena Miss Sunshine" nos brinda com, talvez, o roteiro mais tocante de uma animação americana. Conseguir fazer rir, entreter, chorar, envolver e pensar são méritos muito difíceis de se encontrar, mas todos num só é quase impossível, mas eis um exemplar!
  • 127 horas: Boyle e Beuafoy vem num trabalho genial. Conseguem nos brindar com um bom filme que não desanima, mesmo se passando exclusivamente com um homem preso numa rocha, rsrs! Este mérito é muito grande! Seu tom reflexivo, real e natural são impressionantes.
  • Bravura indômita: Roteiro muito bom, mas já cai um pouco em relação aos 3 primeiros já citados na categoria. O problema desde aqui é não dar "rosto" aos vilões e, de certa forma, não causar os sentimentos que deveria em certos momentos do filme.
  • O inverno da alma: Não sou grande fã do filme, mas seu roteiro cru e realista é dito como da melhor qualidade. Seu tom de nunca imaginar o que acontecerá em seguida são grandes méritos. Esta é a única categoria que gostei do filme, mesmo com sua direção excessivamente fria e sonolenta.

Comentário geral:

Categora barbada de ouro. O roteiro do filme ganhou simplesmente TODOS os prêmios da temporada. O "TODOS" não é exagero, realmente ele não deixou de perder nenhum, rsrs!

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: O discurso do rei

Quem eu queria que ganhasse: O discurso do rei.

Surpresa: A esnobada de Cisne negro e a entrada de "Another year". Muitos dizem que o roteiro de Mike Leigh é hiper humano e bem interessante, de forma que sua indicação se mostra justa. Mas de qualquer maneira o roteiro de "Cisne negro" é o 2º melhor o ano para mim, bem próximo do de "O discurso do rei", sendo sua esnobada muito injusta.

Comentário sobre cada indicado:

  • O discurso do rei: Seu roteiro ganha muitos méritos por aliar tão harmoniosamente a visão de realeza e a visão humanística e até impotente do rei George VI. Apesar de ter sido criticado de forma pífia e descartável nos últimos dias por não dizer toda a "verdade" sobre o rei gago quanto a sua visão nazista, ainda é o franco favorito principalmente depois do filme levar o PGA, SAG e DGA.
  • A origem: É o roteiro original mais premiado na temporada, mas que apesar de ter muitos méritos apresenta alguns graves problemas quanto a construção óbvia do seu enredo e da utilização quase secundária ou nula da maioria de seus personagens. A indicação é válida para o genial Nolan, mas não a vitória.
  • Minhas mães e meu pai: Roteiro elogiado há muito tempo que chegou aqui. As chances de vitória são praticamente nulas, mas merece sua indicação por tratar com tanta naturalidade de questões intrincadas como a construção da família, sua desconstrução, seus problemas e tudo isso usando como pano de fundo a nova estrutura familiar mundial e o homossexualismo. O mais incrível é construir uma comédia dramática a partir daí, rsrs!
  • O lutador: Roteiro bem construído que deu a força pro filme chegar onde está. Achei um trabalho consideravelmente convencional, mas que mesmo assim tem seus méritos.
  • Another year: Ainda não assisti ao filme, mas ouso tanto do seu roteiro que estou convencido que o mestre Leigh caprichou de novo, rsrs!

Comentário geral:

Antes da "ressureição" do filme britânico que o tornou favorito do ano, estava difícil imaginar quem ganharia entre "A origem", "Cisne negro" e "O discurso do rei", mas um deles não foi indicado, o outro não foi 100% abraçado pela academia e o último... Vcs já sabem, rsrs!

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: David Fincher por "A rede social"

Quem eu queria que ganhasse: Darren Aronofsky por "Cisne negro"

Surpresa: A esnobada de Christopher Nolan que se torna agora o maior diretor americano sem ter ao menos 1 indicação na categoria. Depois de trabalhos de mestre esnobados como "Amnésia" e "O cavaleiro das trevas", seu reconhecimento poderia vir com o também interessante, mas inferior, "A origem", mas nada. Os Coen entraram no lugar.

Comentário sobre cada indicado:

  • David Fincher por "A rede social": Direção de gênio. Na 1ª vez que assisti ao filme não gostei tanto, mas da 2ª achei impecável. Prefiro Darren, mas fico contente se ele vencer também pelo excelente trabalho. Além disso ele é responsável pela direção de um dos meus filmes favoritos, o absurdo: "Clube da luta".
  • Tom Hopper por "O discurso do rei": O vencedor do DGA sempre se torna favorito no oscar e essa não é uma exceção já que quase nunca tais prêmios discordam, mas ainda acredito em Fincher. Ele levou a grandiosa maioria dos prêmios da temporada e sua vitória era óbvia antes do DGA. Já não é tão óbvia, mas acho que ainda acontecerá. Hopper dirige seu filme de forma impecável e agradável no maior estilo britânico que tanto AMO. Não ficaria triste se ele levasse, mas ainda prefiro Aronofsky e Fincher.
  • Darren Aronofsky por "Cisne negro": O que ele faz nesse filme é, para mim, um dos trabalhos mais geniais dos últimos anos e talvez desse início de século. Sua direção chega ao nível da perfeição ao nos proporcionar os mais diversos sentimentos e nos fazer lembrar porque gostamos tanto do cinema. O poder que ele pode passar é estarrecedor e isto fica claro nas suas mãos.
  • David O. Russel por "O vencedor": Direção de mestre e digníssima de nota. Muitos acham que Nolan poderia entrar em seu lugar, mas acho este aqui um pouco superior a aquele. Seu filme corre com perfeição e muitas cenas são impecáveis.
  • Joel e Ethan Coen por "Bravura indômita": A direção "azarona" do ano. Paticamente não apareceu em prêmio nenhum, mas chegou aqui. Trabalho bem realizado e super digno, mas que não merecia estar entre as 5 melhores já que esse ano está fantástico.

Comentário geral:

Categoria fortíssima. Fincher tem mais força, mas de certa forma Hopper é o favorito. Torço por Aronofsky, mas sei que é quase impossível sua vitória. Fico feliz com qualquer um dos três que levar.

____________________________________________________________________

**********MUDANDO DE ASSUNTO: **********

Saíram hoje os vencedor do BAFTA. Como esperado, o vencedor principal da noite foi "O discurso do rei" que ganhou como melhor filme do ano E melhor filme britânico, fato inédito até ontem.

Todo o elenco do filme foi premiado. Isso mesmo! Colin Firth levou como melhor ator pelo 2º ano seguido (óbvio, rsrs!), Geoffery Rush ganhou de Christian Bale e levou como o ator coadjuvante do ano e a famosa Belatriz Lestrange, Helena Bonham Carter, ganhou em atriz coadjuvante (já que as 3 melhores atuações coadjuvantes indicadas ao oscar não foram sequer lembradas no BAFTA).

Fincher levou como diretor e Portman como atriz. Uma surpresa foi a vitória de "A origem" em direção de arte" que todos esperavam ir para o queridinho dos britânicos ou "Alice".

Para mais notícias, clique AQUI.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

**********MUDANDO DE ASSUNTO DE NOVO: **********

Na nossa enquete, a poplaridade de Nolan talvez o tenha levado a ganhar com 42% dos votos. Em seguida Aronofsky ficou com 35% e depois Tom Hopper com 14%. Fincher ficou com 7% e os Coens com 0%!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pronto pessoal! Acabou o "Post V"! Agora só nos falta o último, onde falarei sobre os melhores do ano na visão da academia. Este post só sairá na semana que vem, já que irei rever alguns para ter uma visão mais "precisa".

Abraços e até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário