sexta-feira, 1 de abril de 2011

Minha analíse de - Duna!


Pode parecer brincadeira de primeiro de abril mas não é,estou aqui para fazer minha análise de um dos livros mais nerds já criados,Duna.Antes de começar a review em si vou dizer que essas minhas análises vão sempre acontecer nas sextas(mas com uma qualidade um pouco melhor do que a do que a da semana passada espero).
Vamos aquele resuminho básico pra quem nunca ouviu falar do livro.Ele se passa em um futuro longuínquo onde a humanidade se reestruturou em um grande império,este porém é longe de ser regido unicamente pelo imperador,existem também as Casas nobres que juntas fazem frente ao poderio imperial e assim impedindo que o imperador tenha total controle sobre seu império.Essas casas por sua vez querem cada vez mais poder e para isso normalmente acabam lutando entre si e ao mesmo tempo temos a corporação CHOAM que controla toda e qualquer viajem interestelar com o uso dá especiária que só é encontrada no planeta Duna,um planeta desértico habitado por vermes gigantescos e os fremeen o povo que vive no deserto e que é conhecido por sua selvageria ao lutar pelo bem mais precioso do planeta,água(oriente médio alguém?Tirando os vermes gigantes).
Deu pra ver já como o livro se desenrola,o livro Duna é intriga política o tempo todo e se você gosta desse tipo de história você vai se amarrar em Duna,ver o confronto entre as duas casas nobres que estão lutando nolivro,Os atreídes(good guys) e os Harkonen(tudo que há de ruim) é muito bom ver os planos dentro de planos,as traições e os interesses por traz de tudo.Além disso é também um livro muito bom de ficção-científica aonde a humanidade está completamente disasociada do nosso modelo econômico,político e social atual(bem eles ainda tem bíblia católicas lá mas pelo menos elas são laranjas,muito melhor),quem quiser pode fazer uma rápida associação do Planeta Duna com o oriente médio como eu fiz acima olhe só,um lugar que tem a matriz energética atual(no oriente o petróleo e em Duna a especiaria),com um clima desético onde a água é escassa,um povo local oprimido pelos estrangeiros que vem em busca dessa matriz,bom pra mim a conecção é bem obvia e pra mim é outro ponto em favor ao livro que aborda a cituação do oriente médio e também aborda o tema da religião na sociedade(nãovou comentar como ele aborda o tema para não dar spoilers).
Falamos de tudo de bom do livro já?Pouca coisa né,bem então vou começar a falar mau.Apesar do livro ter todas essas qualidades mencionadas acima ele(como todas as coisas)tem seus pontos negativos,bom a primeira coisa de ruim que talvez vá te manter afastado do livro é o fato de ser longo pra caramba! tem 619 páginas para serem lidas e se você não estiver preparado vai tomar uma surra ao tentar ler,eu diria que o início do livro chega a ser até um pouco massante por causa disso mas depois que você se acostuma e passada a parte inicial o livro flúi bem.Outro ponto negativo é o maldito final!Quem leu talvez discorde comigo mas que final sem vergonha eu achei muito apressado(sei que disse que o livro é longo mas eu não me importaria de ler mais algumas páginas pra ter um final melhor)o início do livro é compreendido em umas 200 páginas,o meio são umas 300 e ofinal são 100 páginas,tudo ocorre muito rápido e tem um fim anticlimático pra burro além de deixar um gancho gigante(bom é uma série de 6 livros então eu não deveria ficar surpreso mas mesmo assim).
Já falei dos pontos positivos e negativos do livro,então acho que é só isso eu mesmo não gostando do final aplaudo de pé Frank Herbert por esse livro e se você gosta desse tipo de literatura tenho certeza que aplaudirá também,mas se pra você um livro muito longo e complexo é Diário da princesa eu não recomendaria Duna para você.
Se você quer mais sobre Duna leia também esta review do Racerx Vincent em que ele faz uma dobradinha do livro e filme- http://racerxvincent.multiply.com/reviews/item/86
E ouça o nerdcast 227-As dunas de Duna onde eles comentam com humor toda a série de livros:
http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-227-as-dunas-de-duna/


Um comentário:

  1. Adorei o review Daniel!
    Continue escrevendo sempre e torne isso um hábito constante.
    Agradeço pelo link e citação e lhe deixo duas dicas que me ajudam a escrever:
    1-Use o Word, pois ele te auto-corrige. Já errei tanta coisa por digitar rápido demais e me arrependi depois.
    2-Pule tantas linhas quantas forem necessárias pois isso deixa a leitura mais organizada e gostosa (às vezes eu uso estrutura de tópicos por isso).
    Até a próxima!

    ResponderExcluir