segunda-feira, 18 de abril de 2011

Minha análise de- RIO


Como a minha análise anterior foi de um filme bem cult que ninguém vê resolvi dar uma mudada e falar de um filme bem pipocão,Rio.
O mais recente filme do cineasta brasileiro que nos trouxe a trilogia de A era do gelo,Rio é um filme sobre uma arara azul que é raptada da floresta e acaba parando nos EUA sobe os cuidados de uma menina americana,passa-se os anos e blu(o nome dado a arara) volta para sua terra natal para salvar a sua espécie sendo a única arara azul macho no mundo.
Indo direto ao ponto eu não gostei do filme,talvez seja o fato de ter uma criança irritante gritando no meu ouvido durante 1h ou o fato do roteiro ser tão previsível que nos 20 primeiros minutos eu já havia sacado como o filme ia terminar ou a avalanche de estereótipos que invade o filme,ou eu simplesmente me tornei uma pessoa muito amarga com o passar dos anos e não consigo mas ver graça nesse tipo de filme.
Mas antes de menosprezar completamente esse filme vamos falar dos pontos positivos,bom a animação em si é muito boa,os ambientes são bem coloridos e retratam bem ,de uma forma um pouco caricata, a cidade do Rio de janeiro,os animais são bem feitos e a animação consegue passar para o espectador que aquela é a cidade do Rio,do mesmo jeito como eu achei que ratatuile retratava paris(mas eu nunca fui em paris então não posso ter certeza).Outro ponto positivo,um que eu normalmente não acharia,foi a dublagem que é exepcional.Eu não sou muito fã de dublagem mas nesse caso ela é essencial,de que outra maneira se capturaria a cultura dessa cidade,o jeito de falar do malandro ou o do sambista e diga-se de passagem que a melhor performance do filme foi guilherme Briggs(bom eu acho que era ele dublando,mas não aguentei esperar os créditos rolarem pra checar por causa do barulho infernal e da galera da próxima sessão que tinha um olhar de "Se tu não sair dai logo eu vo te botar pra fora na marra")interpretando Nigel a cacatua branca.
Bom agora que eu já falei tudo que o filme tem de bom vamos falar do resto.Para começar o roteiro é muito previsível,é aquela estória de sempre "o herói com baixa autoestima encontra o par romântico que é o seu completo oposto os dos são forçados a ficar juntos,se apaixonam,se separam e no final o herói salva o dia finalmente criando confiança em si mesmo",eu sei o que vai dizer -Mas isso é um filme para crianças o que você quer?-bem vamos tomar Toy story 3 um filme para crianças mas ao mesmo tempo possui uma boa estória que consegue surpreender e emocionar ao mesmo tempo e isso faz com que seja tão memorável,no lugar Rio por mas que tenha ótimos visuais vira apenas mais uma animação.Sempre que vejo uma obra estrangeira sobre o Brasil eu sempre observo os vários esterótipos presentes e em Rio não diferente,o filme fica basicamente 90% do tempo jogando carnaval e samba na sua cara e enquanto isso os personagens fazem um tour pela zona sul,mas calma ele também mostra uma autêntica favela carioca onde todos são felizes e que possuem apenas pequenos problemas como os contrabandistas de aves.Eu esperava um pouco mais de um filme feito por um brasileiro,que ele fosse remover um pouco essa ideia que os estrangeiros vêem o Rio mas o filme só serve para sedimentar ainda mais essa idéia.Eu poderia falar também da trilha sonora que não me agradou muito,mas como grande parte é samba(o que se encaixa com o filme mas o que eu não sou um grande fã)não vou entrar nesse mérito eu pessoalmente não gostei muito,tirando algumas músicas,mas quem gosta desse tipo de música vai adorar.
Só para encerrar não pense que o filme é horrível só porque eu estou dizendo se você não é muito exigente e não tiver um grupo de crianças gritando o tempo todo atrás de você vai conseguir se divertir,para quem gosta de animação acho legal ver só esta em si e quanto a mim eu vou esperar pela próxima animação da Pixar.

4 comentários:

  1. Marque a reação como chato, pois fiquei exigente depois do filme Monstros vs Aliens!!
    Vou ver o filme dentro de alguns dias já sabendo o que esperar, graças à você, Daniel!
    Uma dúvida: Você escreve o review numa cacetada só ou depois que escreve, para lê e depois publica?

    ResponderExcluir
  2. Um pouco dos 2 depende da hora que eu escrevo

    ResponderExcluir
  3. Dando uma olhada mega rápida reparei q vc não simpatizou mto,né?

    Dá nota p facilitar mais p reparar o quão bom ou ruim o filme é, de forma mais rápida! Sabe como o mundo é preguiçoso,né? uahuhaua!!

    Vô tentar ver e dpois edito seu post p pôr a minha opnião embaixo da sua! :)

    Gostei de ver, tá postando freneticamente hein? auhaua!!

    Mas uma perg q não quer calar: O q vc tem contra formatação? auhauhaua!!

    ResponderExcluir
  4. Quero ver esse filme, não acredito que um brasileiro tá estereotipando o Rio do jeito que parece pelo trailer.

    ResponderExcluir