sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Cisne negro

Intenso. Polêmico, Devastador. Poderoso. Pesado. Profundo. Envolvente. Arrebatador. Poético. Estas são algumas das inúmeras palavras que sintetizam uma das obras mais completas que assisti nesta década. Estou falando da mais nova obra prima do cinema: o genial "Cisne negro".

Nina é uma bailarina que busca acima de tudo a perfeição em cada movimento seu. Começam a fazer uma espécie de seleção para escolher quem fará o papel principal de "Lago dos cisnes", onde a escolhida terá que interpretar o cisne branco e o cisne negro. A partir daí, Nina começa a buscar a perfeição de forma assustadora e começa um processo poderoso de mudança e descoberta do seu lado mais negro para conseguir dar vida aos dois lados do cisne.

Admito não ser grande adorador do diretor Darren Aronofsky, mas por esse filme ele consegue algo surreal. Para fazer essas críticas neste blog, costumo apenas sentar e escrever o que vem a mente, alterando coisas lá e cá depois de pronto. No geral, eu sei o que dizer, ao menos basicamente, sobre o filme, mas sobre este aqui admito não conseguir expôr em palavras toda a grandiosidade envolvida. Mas tentarei.

Este é aquele filme que te consome, que te deixa profundamente dentro dele, envolvido na sua áurea, possuído pelo seu poder. O início é mais lento e simples, mas vai avançando de forma surreal e devastadora.

Natalie Portman tem a performance da sua vida e sem dúvida a do ano. Cada olhar, cada passo e cada fala transmitem perfeitamente TUDO que é possível. Por vezes se mostra frágil, fraca, mas por outras até mesmo sexy e forte. É um papel complicado por toda a construção de uma personagem tão difícil quanto pela entrega nas cenas de dança. Louvável.

O filme vem recebendo críticas calorosas no mundo inteiro, representando um forte obstáculo para a vitória de "A rede social" no oscar. Este último conta com um tom mais popular, o que pode ajudar. Mas em relação a construção e importância cinematográfica, prefiro e muito este filme dirigido por Aronofsky, mesmo que a obra de Fincher tenha realmente muitos méritos.

É incrível como somos apresentados a personagem de Portman. Olhamos seu lento e gradual processo de mudança, entendemos seu desenvolvimento, tudo isso gravado de forma perfeita. Somos confundidos algumas vezes pelo roteiro, ficamos confusos e às vezes reflexivos junto com a personagem.

A direção de Aronofsky merece todo o destaque possível, inclusive o oscar, mas infelizmente acredito que este último não vá acontecer. Ele consegue pegar uma história que poderia ser apenas boa e transformar num dos filmes mais geniais do ano, com um visual deslumbrante, uma condução nada menos que magnífica e atuações perfeitas. Ficamos apreensivos com o que acontecerá em seguida devido ao tom até mesmo sufocante e porque não surreal que a obra alcança em certos momentos. O roteiro também tem méritos por nos apresentar a história com sutileza e naturalidade.

"Cisne negro" recebeu a maior quantidade de indicações da história do Critics Choice Award e supostamente é o favorito. Tal prêmio é importantíssimo, pois é o que mais se aproxima dos reais vencedores do oscar. Torço e muito pelo filme. Acredito que o filme será indicado ao oscar nas categorias melhor filme, diretor, atriz, atriz coadjuvante (Mila Kinus), roteiro, fotografia, montagem e maquiagem ao menos. Mas por mim indicaria também a direção de arte, figurino e principalmente atriz coadjuvante para Barbara Hershey (que para mim está superior a Kinus, mesmo esta estando excelente) e a trilha sonora estupenda do mestre Clint Mansell.

Infelizmente aparece a academia vai desclassificar a trilha de Mansell, sendo impossível sua indicação. A academia justifica sua eliminação por conter trechos da música de Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, mas é engraçado saber que a trilha de Desplat para "O discurso do rei" também conta com trechos de músicas clássicas e foi considerada apta. Mas garanto que a trilha do compositor é genial e dá o tom poderoso e envolvente ao filme, principalmente na parte final. Sua trilha é INFINITAMENTE superior a de "A rede social" e um pouco melhor que a de "A origem" que vem como favoritas. É triste Mansell ser esnobado outra vez por uma trilha absurdamente genial, a outra vez foi por "Requiem para um sonho" também do Aronofsky.

Fica aqui minha torcida para que o filme seja o grande vencedor da noite no globo de ouro, oscar e tudo mais que der. É torcer para o quadro de premiações mudar, pois por enquanto "A rede social" tá fazendo a limpa, rs!

Para terminar, fico com a última frase do filme:

"It was perfect"

NOTA: 10,0 (Dez)


OBS: Outro 10,0 em tão pouco tempo? rsrs! É que aceitei que não há nada perfeito, de forma que um Dez seria impossível. Então dou 10,0 para aqueles filmes que se aproximam e muito da perfeição. Eis um exemplar. Filmes que me fazem sentir certas emoções fortes ou grande apreensão e envolvimento tem grande valor para mim. Por isso as notas dadas para "O túmulo dos vagalumes" e "Cisne negro".

4 comentários:

  1. Pela primeira vez talvez concordo com vc em número gênero e Grau

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  2. auhauahuahua!!! Não conheco uma pessoa até agora q n gostou do filme!

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  3. Ele realmente chegou a perfeição, mesmo sendo vista por uma visão não tão técnica minha,por não estar adepta a usar. Eu penso da seguinte forma para defender, e até mesmo aclamar Natalie Portman por sua incrível interpretação, por sua incrível performance. Filme interpretados de tal forma, geralmente o visamos e pensamos se alguém também o poderia ter feito. E de fato, não vejo ninguém que deixaria "Nina", tão exuberante,(Mesmo sem nunca ter sido muito fã da atriz). Percebo que não fui somente eu que tive visão clara, de quão próximo da perfeição este chegou.
    "Cisne Negro" o melhor filme dos últimos anos.

    Parabéns pela postagem! Ficou ótima!

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  4. Obrigado Camila!

    Apareca sempre por aqui!:)

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