quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Túmulo dos vagalumes

Geralmente, quando falo sobre um filme aqui no blog, é quando este é lançamento e está nos cinemas ou de algum jeito em evidência. Mas desta vez, é diferente. Esta obra japonesa não está nem um pouco em evidencia no momento e provavelmente poucos que estão lendo este blog já ouviram falar sobre este filme, mas minha vontade de escrever sobre ela é grande devido a um importante fato: Acabei de assistir ao melhor filme de animação da minha vida!

Muitos dizem que sou meio estranho em algumas críticas de filme que faço por considerar alguns aspectos mais "técnicos" (no sentido mais simplório que a palavra que permite no momento) do que o que a obra me proporciona como a história e seu sentimento. Isto é tanto mentira que esta obra, com roteiro até bastante clichê, está na lista de melhores filmes vistos até hoje na minha vida. Eis a sinopse:

Sinopse: Uma história sobre dois irmãos - Setsuko e Seita - que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito, vão parar na casa de parentes.

Como já disse, pode-se perceber que a história é bastante clichê, mas mesmo assim a experiência de assistir esse filme é ao mesmo tempo estarrecedora e angustiante. A história vai se desenvolvendo de forma bastante natural, sem qualquer problema de ritmo e cada vez mais vai nos dando um nó na garganta, um sentimento de pena e incapacidade nunca antes experimentado por mim numa obra cinematográfica antes.

O filme transborda sentimento. A amizade dos irmãos e o jeito "fofinho" de Setsubo encantam a todo momento, nos fazendo ficar ainda mais interessados pelas personagens e consequentemente pelos seus destinos.

Uma trilha sonora linda e puramente tocante juntamente com a dita relação de amor fantasticamente deslumbrante entre os irmãos nos faz ficar emocionados a todo mundo. Posso dizer que esta é uma experiência ao mesmo tempo destruidora e construtora.

Dê uma chance para este filme, busque vê-lo. Ele tem falhas, às vezes parece que olhamos imagens ao invés de animação e noutras parece que um ou outro sentimento não está realista, mas estas falhas são apenas no início. Disse que a obra é destruidora por te fazer chorar e te faz chorar muito. Te faz se sentir horrível pelas situações apresentadas, enfim, você acaba o filme realmente destruído. Mas é um filme que também tem função construtora pois garanto que assistindo ao filme, você com certeza vai se emocionar e assim dará um passo a mais para a construção de um ser humano melhor.

NOTA: 10,0 (Dez)

Um comentário: