quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Red - Aposentados e perigosos

Nestes tempos, estou escrevendo aqui no blog críticas a respeito dos filmes dessa temporada de premiações. Já falei do favorito "A rede social". do meu favorito "Cisne negro" e de outros filmes importantes como "A origem", "Toy Story 3", "Como treinar seu dragão", "Rabbit hole", "Atrações perigosas" e "Em busca da verdade".

Mas neste post não irei falar de nenhum filme importante na corrida pro oscar, mas sim do globo de ouro. Falo da comédia de ação recheada com bons astros: RED - aposentados e perigoss.

Pois bem, ouvi e muito falar desse filme na época das apostas para o globo de ouro. Ontem finalmente tive a a oportunidade de assistí-lo e sinceramente esperava mais. É impressionante como o filme é óbvio, com situações mesquinhas e outras falsas, sem graça e até mesmo descartáveis. Mas também é bom ver um elenco estelar encarnando personagens neste tipo de filme. É muito interessante ver por exemplo a famosa rainha falando que vai matar pessoas com seu olhar de vovózinha gente boa, rsrs!
Primeiro, tenho que falar sobre a história em si. É incrível o quão clichê e focado nos moldes básicos um roteiro pode ser e aqui temos a prova. Escreverei a sinopse do filme e pense quantos filmes você já viu com a EXATA mesma história:

Sinopse: Certa noite, um grupo de pessoas aparece para matar a personagem central. Este não entende o motivo e sai em busca de respostas, encontrando velhos amigos para lutar ao seu lado.

Tudo bem que esta é uma história adaptada, mas a maneira super mal desenvolvida com quem alguns fatos vão se desenrolando chegam a incomodar. Por exemplo, em momento nenhum aceitamos ou torcemos pelo casal principal. Simplesmente Bruce Willis não tem nada a ver e não convenece NADA ao lado de Mary Louise Parker... Isto é péssimo para o filme inteiro que, por vezes, vive supostos momentos envolventes apoiados neste fraco romance.

É vergonhoso também a participação de Morgan Freeman, completamente mal aproveitado. Sua última cena é vergonhosa de tão sem emoção. O romance entre Helen Mirren e Brian Cox também é muito mal desenvolvido, mas mesmo assim rende um ou outro momento agradável. Os destaques do filmes são Helen Mirren e principalmente John Malkovich que merecia uma vaga como ator de comédia no globo de ouro.
Mas o filme tem seus momentos engraçados e suas boas cenas de ação. Mas o clichê de "prólogo / recrutamento / planejamento / execução" incomoda demais. Tenho certeza que se ao invés dos aposentados fossem pessoas jovens e no lugar das estrelas fossem atores quaisquer, o filme não teria NENHUM reconhecimento, devido a quantidade absurda de filmes semelhantes no mercado.

Enfim, vale a pena assistir de forma completamente descompromissada e se divertir com algumas cenas de comédia e outras de ação, mas jamais espere um filmaço. Vale pelos atores, mas perde pela direção equivocada e história mal conduzida.

NOTA: 5,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário