segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O inverno da alma

Muito se vem comentando sobre este filme na temporada de prêmios, especialmente pela atuação principal de Jennifer Lawrence. Acabei de assistir ao filme e o resultado final, para mim, foi negativo. Mas primeiro vamos a sinopse:

Sinopse: Ree Dolly é uma jovem de 17 anos que tem a difícil tarefa de criar os seus dois irmãos mais novos e da mãe que está mentalmente incapaz de fazer a sua tarefa. Tudo complica-se quando a polícia vai saber novidades de Jessup o pai de Ree, que deu a casa como garantia caso não comparecesse aos oficiais. Ninguém sabe do seu paradeiro e cabe à jovem Ree descobrir que aconteceu ao seu pai antes que sejam despejados de casa.

Posso começar dizendo que o filme tem graves problemas de ritmo. Excessivamente parado, sem nenhum grande momento e, às vezes, sem nos dar interesse de continuiar assistindo ao filme. Mas o filme tem méritos por ser em parte reflexivo e bastante realista, mas é óbvio que o filme não é bom apenas pelo fato de ser realista.

Muitos dizem que este é um filme envolvente. Bem, não acho muito não... Filme envolvente para mim é "Bastardos Inglórios", "De olhos bem fechados" ou tantos outros, mas este aqui, no máximo de envolvimento, nos deixa curiosos sobre o que acontecerá em seguida, em uma parte ou outra.

Os atores estão bem, muito naturais. E o que dizer da protagonista? Crumpe seu papel. PONTO. Não vejo porque tanto buzz em torno de sua atuação... No geral, é uma atuação suave, para se sentir e perceber nos detalhes e não para ouvir e ver, mas mesmo assim não achei tão incrível assim, a não ser numa rápida cena num rio.

O ponto alto do filme é a fotografia, mas nada digno de premiações. Canções mais ou menos, direção sonolenta e sem ritmo e roteiro que falha pela falta de vontade em interessar o telespectador são outras marcas do filme.

Não diga que é um filme horrível, pois comove em partes e volta e meia nos deixa interessados. Para mim, esse filme passa longe dos grandes prêmios em TODAS as categorias, inclusive melhor atriz, mas sua indicação é ponto certo já. Pelos prêmios da crítica, acredito que o filme pode aparecer no oscar em melhor filme, atriz e roteiro adaptado. Para mim são desnecessários, mas temos que aguardar para ver o que, de fato, acontecerá.

NOTA: 5,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário