segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FAB awards consagra Toy Story 3

Sim, este prêmio não existe oficialmente, auhauha!! Estou falando do prêmio "Freak Awesome Blog". Ok, o nome foi pífio e a tentativa de comparação com o SAG, no nome e nos prêmios, é ridiculamente óbvia, auhauha!

Mas eis que depois de mais de 2 semanas de votação, eis que temos nossos vencedores. O FAB consagrou a animação do ano com 4 dos 5 prêmios. Eis os vencedores:


Melhor "elenco":


Por quase unanimidade, "Toy Story 3" levou como melhor elenco com 87%. Justíssimo.


Melhor personagem principal masculino:


Woody demonstra ser um personagem absurdamente querido, levando felizmente seu prêmio. Foi uma briga acirrada com Buzz, mas acabou ganhando com 52%, contra 37% do amigo.


Melhor personagem principal feminino:

Surpresa. Apesar de ser a melhor, achei difícil ela conseguir chegar aqui já que seu filme não é tão conhecido pelo público em geral. Mas lá está Mary dividindo o prêmio com seu colega de elenco Max recebido com 55% dos votos. Não consigo esquecer uma das cenas mais ideologicamente fortes e perfeitas que vi numa animação, protagonizada por ela. "Que sera sera"!


Melhor personagem coadjuvante masculino:


Inesperado também. Esperava uma luta grande entre os Minions e Ken, mas acabou que Andy ganhou, acredito que muito mais pelo que seu personagem representa (todos os fãs do filme que cresceram junto com ele) do que por méritos reais nesse filme. Ficou com 40% contra 31% do colega de elenco Ken e 27% dos Minions.


Melhor personagem coadjuvante feminino:

Surpresa para as duas. Os Minions ficam felizes por Agnes e o Ken por Barbie. Agnes estava levando fácil, mas Barbie conseguiu chegar junto, muito mais pelo buzz de "Toy Story 3" e pela companhia de Ken do que por seu papel em si, acredito. Ambas ficaram com 41% dos votos.
____________________________________________________________________

Gostei muito dos resultados. "Toy Story 3" mostrou ser forte em todos os sentidos e "Mary & Max" demonstrou uma força inesperada para sua única personagem indicada.

Depois faremos mais enquetes deste gênero. Obrigado para quem participou com voto ou comentário!

OBS: Perdoe pela montagem terrível. Fiz meio rápido num pc não lá muito rápido e travando, auhaua!! Nas próximas melhorarei!XD

Coroação do rei no SAG awards

Já não restam dúvidas que "O discurso do rei" está mais forte que nunca e agora é oficialmente o franco favorito para o oscar de melhor filme e diretor nesta edição do oscar. Primeiro venceu o PGA como melhor filme, o que foi uma novidade, mas às vezes este sinsicato surpreende mesmo. Depois tivemos o, tavez mais surpreendente de todos, prêmio de diretor para Hooper. Depois disso já começou na internet que o rei estava com tudo, mas mesmo assim ocorreu do vencedor do PGA e DGA perder o oscar de melhor filme, porém este venceu o SAG. E eis que os atores deram o ultimato premiando "O discurdo do rei" com o melhor elenco (prêmio que para os atores corresponde a melhor filme).

Com o PGA, DGA e SAG o caminho está garantido para a produção inglesa, pois isto quer dizer que os produtores, diretores e atores de hollywood preferem o filme. Eis os vencedores da noite:
____________________________________________________________________

Cinema


Melhor elenco
Cisne Negro
O Vencedor
Minhas Mães e Meu Pai
O Discurso do Rei
A Rede Social

Melhor elenco de dublês
Zona Verde
A Origem
Robin Hood

Melhor ator protagonista
Jeff Bridges - Bravura Indômita
Robert Duvall - Get Low
Jesse Eisenberg - A Rede Social
Colin Firth - O Discurso do Rei
James Franco - 127 Horas

Melhor atriz protagonista
Anette Bening - Minhas Mães e Meu Pai
Nicole Kidman - Rabbit Hole
Jennifer Lawrence - Inverno da Alma
Natalie Portman - Cisne Negro
Hilary Swank - Conviction

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale - O Vencedor
John Hawkes - Inverno da Alma
Jeremy Renner - Atração Perigosa
Mark Ruffalo - Minhas Mães e Meu Pai
Geoffrey Rush - O Discurso do Rei

Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams - O Vencedor
Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei
Mila Kunis - Cisne Negro
Melissa Leo - O Vencedor
Hailee Steinfeld - Bravura Indômita

____________________________________________________________________

Televisão


Melhor elenco em série de TV (drama)
Boardwalk Empire
The Closer
Dexter
The Good Wife
Mad Men

Melhor elenco em série de TV (comédia)
30 Rock
Glee
Hot in Cleveland
Modern Family
The Office

Melhor ator em série dramática
Steve Buscemi - Boardwalk Empire
Bryan Cranston - Breaking Bad
Michael C. Hall - Dexter
Jon Hamm - Mad Men
Hugh Laurie - House

Melhor atriz em série dramática
Glenn Close - Damages
Mariska Hargitay - Law & Order: SVU
Julianna Margulies - The Good Wife
Elisabeth Moss - Mad Men
Kyra Sedgwick - The Closer

Melhor ator em série cômica
Alec Baldwin - 30 Rock
Ty Burrell - Modern Family
Steve Carell - The Office
Chris Colfer - Glee
Ed O'Neill - Modern Family

Melhor atriz em série cômica
Edie Falco - Nurse Jackie
Tina Fey - 30 Rock
Jane Lynch - Glee
Sofia Vergara - Modern Family
Betty White - Hot in Cleveland

Melhor ator em minissérie ou telefilme
John Goodman - You Don't Know Jack
Al Pacino - You Don't Know Jack
Dennis Quaid - The Special Relationship
Edgar Ramirez - Carlos
Patrick Stewart - Macbeth

Melhor atriz em minissérie ou telefilme
Claire Danes - Temple Grandin
Catherine O'Hara - Temple Grandin
Julia Ormond - Temple Grandin
Winona Ryder - When Love in Not Enough: The Lois Wilson Story
Susan Sarandon - You Don't Know Jack

Melhor elenco de dublês em série de TV
Burn Notice
CSI: NY
Dexter
Southland
True Blood

Prêmio especial pela carreira
Ernest Borgnine
____________________________________________________________________

Os demais vencedores de cinema foram esperados. Firth, Portman, Leo e Bale. Acredito que este quarteto fantástico chegará com seus prêmios no oscar também. Muitos acreditam ainda no poder de Annete Bening, mas acredito ser quase impossível ela conseguir vencer ainda. Os homens estão certos na vitória. Haille também pode surpreender e ganhar Leo, mas não não levo fé.

Como se percebe, a série "Glee" saiu de mãos abanando. Nem Chris Colfer nem Jane Lynch conseguiram sua vitória, injustamente, de acordo com muitos críticos. Como esperado Boardwalk Empire se saiu bem, com dois prêmios.

Até a próxima! ^^

domingo, 30 de janeiro de 2011

Anúncio: O discurso do rei é o novo favorito para o oscar

Desbancando a tudo e a todos, o diretor de "O discurso do rei", Tom Hooper, recebeu ontem o prêmio máximo do sindicato americano de diretores, o DGA. Importante salientar que POUQUÍSSIMAS vezes na história, o diretor vencedor do DGA NÃO ganhou o oscar, desta forma Tom Hooper se torna o favorito ao oscar de melhor diretor, pois provavelmente levará o BAFTA também, por ser um filme britânico numa premiação britânica.

Já fiz uma postagem antes sobre "O discurso do rei" ter levado o prêmio mais importante que existe como melhor filme e agora como melhor diretor. Hoje teremos o SAG (sindicato dos atores), onde a produção britânica tem chances grandiosas. Se ele levar também este prêmio, sem dúvidas, ponho "O discurso do rei" como principal vencedor do oscar deste ano.

Quem diria que o rei George VI causaria tantos problemas para a história do facebook? A temporada de premiações começou com "A rede social" sendo um arrasa quarteirão, levando TUDO, mas os sindicatos estão mudando este quadro. Excelente, pois o vencedor do oscar fca COMPLETAMENTE imprevisível, fato raro hoje em dia.

Novamente, é aguardar para ver: A gagueira do rei George irá barrar o nerdismo do criador do facebook?

sábado, 29 de janeiro de 2011

O discurso do rei

O filme com maior número de indicações nesta edição do oscar e principal concorrente de "A rede social" para a estatueta de melhor filme do ano. Falarei aqui sobre o britânico "O discuro do rei" que nos traz atuações brilhantes especialmente de Colin Firth e Geoffrey Rush, além de um roteiro e direção impecáveis.

A produção conta a história de Duque de York (Firth), futuro (para o longa) rei George VI, importante para a história britânica como o rei do período da 2ª guerra mundial. O filme trata do seu grave problema de gagueira e consequente dificuldade em seus discursos. Para tal, busca ajuda do "terapeuta da fala" Lionel (Rush).

Esta seria uma sinopse absolutamente básica, mas é bom perceber que o filme tem muito mais a oferecer. Esta premissa básica, aliada a um roteiro genial e uma direção impressionante, nos conduz, sem dúvidas, para um dos melhores filmes deste ano.Primeiramente, o elenco. Perfeito. É incrível o duelo épico entre duas atuações esplêndidas no mesmo filme: Firth e Rush. Eles dividem a cena e o brilhantismo por boa parte da projeção. Firth está simplesmente perfeito. Vemos no seu olhar toda a fragilidade, medo e insegurança, especialmente nos seus complicados discursos. Ainda falta conferir Jeff Bridges por "Bravura indômita", mas garanto q Firth esta superior a todos os outros, até mesmo a Robert Duvall, ridiculamente esnobado no oscar. Rush estaria ganhando todos os prêmios como coadjuvante (apesar de ser principal) se não fosse o genial Bale em "O vencedor". Mas sem dúvida tem a 2ª melhor atuação da categoria ao compôr um personagem real, sentimental, medroso e corajoso ao mesmo tempo. Se ele levasse o oscar, também ficaria felicíssimo. Bonham Carter vai bem, com uma atuação super sutil e inteligente, mas não a acho tão incrível quando alguns dizem. Considero Barbara Hershey por "Cisne negro" ou Dianne West por "Reencontrando a felicidade" superior a esta. A esposa de Burton entra no meu TOP 10 de atrizes coadjuvantes do ano, mas não no TOP 5.

O roteiro é outro ponto forte, por conseguir nos fazer interessar por mais de 2 horas. Quase que aliado a ele tem a direção de Tom Hooper. Esta última também merece seus méritos por conduzir de forma tão perfeita todo o longa, dando uma leveza e qualidade apreciáveis. A habilidade em mostrar o lado humano e ao mesmo tempo o de rei de George VI, aliado ao trabalhado desenvolvido em cima da relação fraterna entre gago e terapeuta são talvez os pontos altos do longa.

Indicações merecidas. A fotografia aliada a direção de arte, figurino e edição compõe momentos belíssimos. Todos mereceram a contemplação. Toda a parte visual é perfeita, sendo possível vencedor no oscar. O único problema que talvez exista no longa é que algumas pessoas podem achar o filme um pouco parado e por vezes sonolento, mas não chega a ser algo a se condenar.

É um filme que merece ser visto, por toda a belíssima composição das personagens, da trilha sonora impecável do genial Alexandre Desplat, do arranjo do roteiro e direção e da parte visual invejável. Sem dúvida, um dos maiores filmes do ano.

NOTA: 9,5

______________________________________________________________

Nos próximos posts:

Ainda tenho que assistir "Bravura indômita" e depois "Animal Kingdom". Depois começarei uma série de posts a cerca de categorias do oscar, postando quem provavelmente ganhará e quem merecia ganhar. Comentarei sobre as seguintes categorias:
Post I - Canção original / Trilha sonora / Filme de animação / Filme estrangeiro
Post II - Edição de som / Mixagem de som / Efeitos visuais / Documentário
Post III - Figurino / Maquiagem / Direção de arte / Fotografia
Post IV - Ator coadjuvante / Atriz coadjuvante / Ator / Atriz
Post V - Diretor / Roteiro original / Roteiro adaptado / Montagem
Post VI - Filme

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O turista

Angelina Jolie e Johnny Depp num filme "supostamente" de comédia. Poderia ser um prato cheio para entretenimento, mas não o é. História forçada e sem um pingo de originalidade e astros no piloto automático são os focos centrais desse filme lembrado, sem dúvida, por questões monetárias, no globo de ouro.
A história é simples e bem conhecida dado a infinidade de filmes parecidos:
Frank é um americano que parte para Veneza para esquecer uma decepção amorosa quando conhece a bela e sedutora Elise, uma mulher que deliberadamente cruza seu caminho com o dele. Frank se apaixona perdidamente por ela; mas depois descobre que está sendo usado e que foi colocado em meio a um redemoinho de intrigas e perigo.
Que original, não? uahuaha! O pior é que em nenhum momento o filme sai dos trilhos óbvios do clichê e da preguiça e, quando tenta, falha miseravelmente. O roteirista oscarizado do excelente "Os suspeitos" tenta dar um final surpreendente, mas que não condiz em nada com o filme, soa inverossímel, completamente irreal e desnecessário.

As palavras do Ricky Gervais que apresentou o globo de ouro este ano para o filme foram:
  • "... está rolando um boato de que a única razão pela qual o filme recebeu indicações foi para que os votantes pudessem passar um tempo com Johnny Depp e Angelina Jolie, o que é bobagem. (...) eles também aceitaram suborno
  • "Parece que tudo foi tridimensional este ano, exceto os personagens de O Turista
E agora que assisti ao filme, digo: PARABÉNS Gervais! Você nunca esteve tão certo, auhaua! As indicação foram TODAS injustas. Depp está irreconhecivelmente apático e Jolie continua com sua cara de "Femme fatale" como em Salt e em tantos outros filmes. Jolie no filme está mais bonita do que jamais esteve e acaba sendo este o único ponto positivo que as personagens nos trazem.
O filme vai passando, não vai empolgando e até desanimando. Ao fim apenas torcemos para que acabe de uma vez. Primeiro, o filme NÃO é engraçado e pecfa um pouco nas cenas de ação. Acaba sendo um filme apenas sem graça. Não é um grande entretenimento como tentam vender para nós pelos astros centrais, mas que faz passar algum tempo.

NOTA: 4,0


Amanhã começarei a comentar sobre as categorias do oscar. Dividirei em 4 partes para que nenhum post fique muito grande. Também verei nesses dias "O discurso do rei" e "Bravura indômita" (os filmes com maior nº de indicações ao oscar) e comentarei aqui sobre eles.

Té a próxima!^^

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Indicados ao oscar 2011

E finalmente sairam os indicados ao oscar, prêmio máximo da temporada de premiações comercialmente falando. Como sempre houveram algumas surpresas, algumas desnecessárias, outras interessantes. No geral, o sentimeto que fica é o da razoável esnobada a Christopher Nolan novamente e a seu "A origem", o esquecimeto de "Cisne negro" em muitas categorias e "O discurso do rei" saindo com maior números de indicações. Vamos a lista:

Melhor filme:
A rede social
O discurso do rei
Cisne negro
O vencedor
Toy Story 3
Bravura indômita
A origem
Minhas mães e meu pai
Inverno da alma
127 horas
Acertei todos os 10. Não houveram grandes surpresas aqui neste ano.
____________________________________________________________________

Melhor diretor:
Tom Hooper por O discurso do rei
David Fincher por A rede social
Darren Aronofsky por Cisne negro
David O. Russel por O vencedor
Joel e Ethan Coen por Bravura indômita

Acertei 4 + runner up. Nolan esnobada novamente para a entrada dos irmãoes Coen. É incrível como o filme cresceu de forma assustado nesses últimos dias. Sem dúvida quase todos os comentários de reclamação ocorrerão aqui, mas não considero 100% injusto. Ainda falta eu ver duas das direções indicadas, mas digo que Nolan tem uma boa direção, mas não chega a ser genial. O bom é a inventividade e a história, mas a direção por sí só não é tããão incrivelmente monstruosa que chegue a ser um absurdo sua não indicação.
____________________________________________________________________

Melhor ator:
Colin Firth por O discurso do rei
James Franco por 127 horas
Jesse Eisenberg por A rede social
Javier Barden por Biutiful
Jeff Bridges por Bravura indômita

Acertei 4. Bardem tirou a vaga de Duvall injustamente. Eisenberg está inferior a Duvall, se fosse p alguém sair q fosse ele. Barden está sendo elogiado há muito tempo mesm, não é uma surpresa sua aparição aqui, apenas inesperado por ser uma atuação num filme não americano.
____________________________________________________________________

Melhor atriz:
Natalie Portman por Cisne Negro
Nicole Kidman por Reencontrando a Felicidade
Annette Bening por Minhas Mães e Meu Pai
Jennifer Lawrence por Inverno da Alma
Michele Williams por Blue Valentine

Acertei 4 + runner up. Estava um grande mistério se Haille seria considerada principal ou coadjuvante pela academia, pois bem, ela foi considerada coadjuvante, então abriu vaga para Williams. Mas nada de surpreendente.
___________________________________________________________________

Melhor ator coadjuvante
Geoffrey Rush por O discurso do rei
Christian Bale por O vencedor
John Hawkes por Inverno da alma
Jeremy Renner por Atração perigosa
Mark Ruffalo por Minhas mães e meu pai

Acertei 4 + runner up. Ao invés de Garfield apareceu John Hawkes numa atuação bem simples, sem nada de memorável, vai entender?
___________________________________________________________________

Melhor atriz coadjuvante:
Melissa Leo por O vencedor
Amy Adams por O vencedor
Helena Bonham Carter por O discurso do rei
Hailee Steinfield por Bravura Indômita
Jacki Weaver por Animal Kingdom

Acertei 4. Meu erro foi considerar Haille principal. Ao invés de pô-la aqui, coloquei Junis por "Cisne negro".
____________________________________________________________________

Roteiro original:
Another year
O discurso do rei
A origem
O vencedor
Minhas mães e meu pai

Acertei 4 + runner up. Ao invés do roteiro genial de "Cisne negro" entrou a de "Another year" que dizem ser impecável também. Boa menção a Mike Leigh.
____________________________________________________________________

Roteiro adaptado:
A rede social
Toy Story 3
Bravura indômita
127 horas
Inverno da alma

Acertei os 5. Tudo dentro os conformes. Esperado já devido as premiações anteriores.
____________________________________________________________________

Melhor montagem
A rede social
O discurso do rei
127 horas
O vencedor
Cisne negro

Acertei 4 + runner up. Não contava com a esnobada de "A origem" e no seu lugar entrou a montagem genial também de "127 horas". Um dos pontos fortes de "A origem" é sua montagem impecável. Injusta grave ocorreu aqui, maior do que a esnobada de Nolan.
____________________________________________________________________

Melhor trilha sonora
O discurso do rei
A rede social
A origem
127 horas
Como treinar seu dragão

Acertei os 5. Justíssimo mesmo. Todas as trilhas são geniais.
____________________________________________________________________

Melhor canção original
"If I rise" de 127 horas
"Coming home" de Country Strong
"I see the light" de Enrolados
"We belong together" de Toy Story 3

A quantidade de indicados era variável mesmo. Mas acertei 3 das 4 indicadas. Não esperava a esnobada da canção que vem ganhando inúmeros prêmios até agora ( "You haven't seen the last of me") e no seu lugar entrou a música tão esnobada até agora do filme "Country strong".
____________________________________________________________________

Melhor edição de som
A origem
Bravura indômita
Tron-Legacy
Toy Story 3
Incontrolável

Acertei 5! OPA! Fiquei até feliz! Geralmente acerto só uns 3 e finalmente consegui acertar todos. Tô ficando melhor neeses quesitos técnicos, rsrsrsrs!!
____________________________________________________________________

Melhor mixagem de som
A origem
O discurso do rei
Bravura indômita
Salt
A rede social

O que eu falei? Aqui já acertei 2 apenas, rsrsrs! Esqueci de "Salt", a única coisa que presta no filme realmente é sua parte sonora, mas de qualquer forma não esperaria que fosse lembrado aqui. "Bravura indômita" devidamente lembrado, mas o genial "Cisne negro" esnobado nessa categoria tão meticulosamente trabalhado pro filme. Aqui entra a questão: A academia escolhe quais filmes abraçar e a partir daí tira seus indicados. "Cisne negro" foi lembrado nas categorias principais (se não fosse tbm...), mas esnobada em muitas outras. Perceba a diferença entre as 12 indicações que o filme recebeu no Critics Choice Award e as 5 que recebeu no oscar.
____________________________________________________________________

Melhor fotografia
Bravura indômita
A origem
Cisne negro
O discurso do rei
A rede social

Acertei as 5. Categoria razoavelmente esperada, pois foi igual ao sindicato dos cinematógrafos americanos.
____________________________________________________________________

Melhor figurino
I am love
Alice no país das maravilhas
O discurso do rei
Bravura indômita
A tempestade

Acertei 4 dos 5. Errei a entrada de "I am love" ao invés de "Cisne negro", mas de fato é merecido. A produção italiana tem um figurino mais interessante mesmo. E quem diria? "A tempestade" foi lembrado! eeeeeeeeeeee!!! Fui xingado de todas as formas possíveis por colocá-la aqui, mas aí está, rsrsrsrsrs!!!!
___________________________________________________________________

Melhor direção de arte
O discurso do rei
Alice no país das maravilhas
Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 1
A origem
Bravura indômita

HP lembrado, quem diria? Mas é justo. No lugar coloquei "A ilha do medo" só para ser diferente, mas esperei que erraria mesmo. Neste quesito a saga do bruxinho (eta forma clichê de se referir a HP, rsrs!) realmente tem méritos. É justo. Acertei 3 + runner up.
___________________________________________________________________

Melhor maquiagem
Minha versão do amor
O lobisomem
The way back

Apanhei aqui mais do que LaMotta em "Touro indomável", rsrs! Acertei só 1 de 3. Não contava coma exclusão de "Alice".
____________________________________________________________________

Melhor animação
Toy Story 3
Como treinar seu dragão
O mágico

Acabei colocando 5 indicados, mas realmnte eram só 3 e esqeci de trocar depois. De qualquer forma nos bolões que participei, teria acertado só 2, pois coloquei "Enrolados" no lugar do francês "O mágico". Dizem mesmo que a produção francesa é impressionante.
__________________________________________________________________

Melhores efeitos visuais
Além da vida
A origem
Alice no país das maravilhas
Homem de ferro 2
Harry Potter e as relíquis da morte - Parte I

O QUE?? Exluíram "Tron-Legacy" que é absurdo neste quesito. Na verdade "Tron" tinha o 2º melhor efeito visual do ano empatado com "Homem de ferro 2", atrás de "A origem" apenas. Quem diria que um exemplar Clint Eastwood apareceria um dia em efeitos visuais? rsrs! Ainda não conferi o filme, portanto não sei como são seus efeitos. Mas se fosse para este filme entrar que saísse "Alice" ou "HP".
___________________________________________________________________

Melhor filme estrangeiro
"Biutiful" do México
"In a better world" da Dinamarca
"Dogtooth" da Grécia
“Outside the Law (Hors-la-loi)” da Algeria
"Incendies" do Canadá

Acertei 3 + runner up. "Dogtooth" realmente entrou. A surpresa foi a entrada da Algeria em detrimento da África do Sul ou Suécia ou até mesmo Japão por seu "Confessions".
___________________________________________________________________

Melhor documentário
Waste Land
Restrepo
Inside job
Exit through the Gift Shop
Gasland

Acertei 4, errei logo o que tinha mais certeza que iria aparecer aqui, "Wait for Superman" que vem sendo o documentário mais elogiado até aqui. Para chutar os indicados eu li sobre o que falava e fui pondo, rsrs! Nunca fui tão bem na categoria de documentário, geralmente erro a maioria, rsrs! Fiquei contente com a indicação da coprodução brasileira "Waste Land", chamado nacionalmente de "Lixo extraordinário". Nosso "Lula" não chegou lá, como esperávamos, mas temos ao menos um documentário nosso por lá.
___________________________________________________________________


Estes foram os indicados ao oscar 2011. Dentre os 105 indicados acertei 84 + 6 runner up.
O quadro da quantidade de indicações pro filme fica assim:

O discurso do rei - 12 Indicações
Bravura indômita - 10 Indicações
A rede social - 8 Indicações
A origem - 8 Indicações
O vencedor - 7 Indicações
127 horas - 6 Indicações (Surpresa grande" O filme tava ficando meio morto antes do oscar)
Cisne negro - 5 Indicações (SÓ ISSO?? tsc tsc tsc... Vergonhoso!)
Toy Story 3 - 5 Indicações
Winter's Bone - 4 Indicações (Não merecia nenhuma na minha opinião)
The Kids Are All Right - 4 Indicações
Alice in Wonderland - 3 Indicações
Biutiful - 2 Indicações
How to Train Your Dragon - 2 Indicações
Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1 - 2 Indicações


Analisando o número de indicações e a vitória no PGA, "O discurso do rei" vem crescendo para confrontar o todo poderoso "A rede social".

Enfim, agora é esperar os prêmios que ainda saem para sair e por último James Franco e Anne Hathaway apresentando o suposto prêmio máximo do cinema.

Abraço e até a próxima! ^^
Daqui a pouco posto meu comentário sobre "O vencedor".

O vencedor

Venho postar, um dia depois dos indicados ao oscar, a minha opinião a respeito do filme "O vencedor", um dos principais filmes do ano nessa temporada de premiações. O filme é voltado para o mundo do boxe com embasamento nas questões referentes a droga. Dicky Ecklund (Christian Bale) foi uma lenda do boxe, mas ficou conhecido por desperdiçar seu talento e sua grande chance. Agora, o seu meio-irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) tentará se tornar uma nova esperança de campeão e superar as conquistas de Dicky. Treinado pela família e sem obter sucesso em suas lutas, Micky terá que escolher entre seus familiares e a vontade de ser um verdadeiro campeão. O filme é baseada numa história real.
Em primeiro lugar, tenho que falar do elenco que sem dúvida é o mais forte do filme. Todos estão incríveis: Bale, Leo, Adams e Mark. Christian Bale me surpreendeu numa atuação impecável, assustadoramente real e perfeita. Ele faz o irmão drogado do principal com um talento ímpar, sendo responsável pelos melhores momentos do longa. Por ter mudado bastante fisicamente, você simplesmente não consegue associá-lo a seu "Batman" o que já é um feito gigantesco. Sem dúvida merece todas as honrarias que vem recebendo, justíssimo e torco pro oscar também ser seu. Melissa Leo também consegue uma atuação genial como a mãe de Micky. Ela consegue compor uma personagem real, com seu lado bom e ruim bem a mostra. Prêmios também justíssimos. Adams está certa, faz uma personagem no tom e medida certos, excelente atuação, mas é um pouco inferior a sua colega de elenco Mellisa Leo. Até mesmo Mark consegue um boa performance, não digno de oscar, mas muito boa.O filme começa de uma forma um pouco confusa, eu achei. Muitas coisas acontecendo, muitas vozes, muita confusão... Mas depois vamos nos direcionando e conseguindo acompanhar e até gostar bastante do filme. O filme merece grande destaque pela direção de David O. Russel e pela edição que te gera grande expectativa e até emoção especialmente nas cenas de luta. O momento da luta com Sanchez é realmente super interessante e muito bem realizado. Méritos grandes do elenco, direção e edição.

O roteiro do filme é eficaz, nos fazendo interessados em acompanhar a história, porém é inferior ao de "Cisne negro" que foi esnobado no oscar. A parte visual do filme merece méritos, mas nada de tão assombroso.
Muitos conhecem a fama de "bad guy" e mal educado com seus atores. Popular ele não é, mas tem uma boa direção aqui. Não sou fã confesso dele, mas aqui ele se sai realmente bem. Conduz o filme de forma realmente interessante e atraente. Não sei se está merecedor entre os 5 melhores diretores do ano, pois ainda não assisti todos, mas sei que está inferior a Fincher e principalmente a Aronofsky.

Enfim, este é um filme que ganha realmente pelo elenco genial e pela forma agradável como é conduzido. Talvez esteja sendo um pouco superestimado, mas realmente tem seus méritos.

NOTA: 8,7

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Indicados ao framboesa de ouro 2011

Como de praxe, um dia antes dos indicados ao oscar saem os indicados ao framboesa de ouro. Para quem não sabe, este prêmio é o oposto do oscar, premiando assim os piores do cinema naquele ano.
Tivemos candidatos fortíssimos neste ano, indo desde o patético "Fúria de titãs" ao sem sal e graça "Eclipse", passando por "Sex in the city 2" e "O último mestre do ar". Primeiro mostrarei os indicados para fazer algumas considerações depois:
PIOR FILME
Caçador de Recompensas
O Último Mestre do Ar
Sex and the City 2
Saga Crepúsculo: Eclipse
Os Vampiros que se Mordam
PIOR ATOR
Jack Black / As Viagens de Gulliver
Gerard Butler / Caçador de Recompensas
Ashton Kutcher / Par Perfeito e Idas e Vindas do Amor
Taylor Lautner / Saga Crepúsculo: Eclipse and Idas e Vindas do Amor
Robert Pattinson / Lembranças e Saga Crepúsculo: Eclipse

PIOR ATRIZ
Jennifer Aniston / Caçador de Recompensas e Coincidências do Amor
Miley Cyrus / A Última Música
Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis & Cynthia Nixon / Sex and the City 2
Megan Fox / Jonah Hex
Kristen Stewart / Saga Crepúsculo: Eclipse

PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Jessica Alba / The Killer Inside Me, Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família, Machete and Idas e Vindas do Amor
Cher / Burlesque
Liza Minnelli / Sex and the City 2
Nicola Peltz / O Último Mestre do Ar
Barbra Streisand / Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família

PIOR ATOR COADJUVANTE
Billy Ray Cyrus / Missão Quase Impossível
George Lopez / Marmaduke, Missão Quase Impossível e Idas e Vindas do Amor
Dev Patel / O Último Mestre do Ar
Jackson Rathbone / O Último Mestre do Ar e Saga Crepúsculo: Eclipse
Rob Schneider / Gente Grande

PIOR USO DO 3D (categoria especial para 2010)
Como Cães e Gatos 2
Fúria de Titãs
O Último Mestre do Ar
Nutcracker 3D
Jogos Mortais - O Final
PIOR CASAL/ELENCO
Jennifer Aniston & Gerard Butler / Caçador de Recompensas
Josh Brolin’s Face & Megan Fox’s Accent / Jonah Hex
Todo o elenco de O Último Mestre do Ar
Todo o elenco de Sex and the City 2
Todo o elenco de Saga Crepúsculo: Eclipse

PIOR DIRETOR
Jason Friedberg & Aaron Seltzer / Os Vampiros que se Mordam
Michael Patrick King / Sex and the City 2
M. Night Shyamalan / O Último Mestre do Ar
David Slade / Saga Crepúsculo: Eclipse
Sylvester Stallone / Os Mercenários

PIOR ROTEIRO
O Último Mestre do Ar
Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família
Sex and the City 2
Saga Crepúsculo: Eclipse
Os Vampiros que se Mordam

PIOR PRELÚDIO, REFILMAGEM, PARÓDIA OU SEQUÊNCIA (categoria combinada para 2010)
Fúrias de Titãs
O Último Mestre do Ar
Sex and the City 2
Saga Crepúsculo: Eclipse
Os Vampiros que se Mordam

____________________________________________________________________

Os líderes de indicações são "O último mestre do ar" e "Eclipse", para minha grande felicidade, ambos com 9 indicações, incluindo os almejados pior diretor e filme do ano, rsrs! Fico feliz pela série "Crepúsculo" finalmente ter o reconhecimento merecido, assim como todos os 3 ators principais que foram muito justamente lembrados em indicações para os piores atores do ano.

A comédia "Caçador de recompensas" foi a surpresa na lista para mim. Não que o filme seja bom, nem de longe, mas não chega a ser descartável como "Fúria de titãs" por exemplo, este sim merecia sua indicação a muito mais categorias do que teve.

A melhor parte veio na categoria de atriz coadjuvante, rsrs! Eles conseguiram reunir 3 atrizes vencedoras do oscar nesta categoria: Cher, Barbra Streisand e Liza Minelli (estrela de Cabaret).

Megan Fox, Jack Black, Gerard Butler e até mesmo Jennifer Aniston foram lembrados pelas piores atuações. Até Stallone foi lembrado pela direção pífia em "Os mercenários".Realmente a disputa está pesada entre o condenado M. Night e os vampirinhos brilhantes e lobos com calor excessivo. Que o pior vença! No meu íntimo torco para "Eclipse" conseguir a vitória depois de tanto e tanto tempo tentando, mas infelizmente falhando, rsrs!!

Abraço a todos e até amanhã, quando postarei os indicados ao oscar 2011.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Temporada de premiações - Anúncio:

Para quem está companhando a temporada de premiações, venho com uma notícia importante. É de conhecimento geral dos que acompanham o blog que "A rede social" está ganhando todos os prêmios disputados praticamente e é considerado óbvio que vá levar as principais estatuetas do oscar. Ei que mudo o tempo verbal do verbo ser. Ele ERA o óbvio favorito. Um acontecimento importante mudou o panorama sem surpresas dos prêmios.

O filme "O discurso do rei" (considero vice na corrida pro oscar) ganhou o principal prêmio dos produtores americanos, o tão almejado PGA (prêmio do sindicato dos produtores). Como disse há vários sindicatos, o DGA premia os diretores, o SAG premia os atores, o WGA os roteiristas e o PGA o melhor filme do ano. E eis a novidade.
Eis os vencedores:
Theatrical Feature Film: The King's Speech
Episodic TV, Drama: Mad Men
Documentary: Waiting for Superman
Long Form TV: The Pacific
Live TV award: The Colbert Report
Animated Feature: Toy Story 3
Episodic Television Show, Comedy: Modern Family

Isso é bom que dá uma apimentada especial na temporada de premiações que estava tão óbvio e rotineira já. Lembrando também que "O discurso do rei" tem chances óbvias como melhor elenco no SAG (principal prêmio dos atores americanos) e se levar este também as figuras mudarão e o favorito passará a ser esta produção inglesa já que teria a honra máxima dos produtores e atores americanos que representam maioria na votação do melhor filme no oscar. Agora o jeito é esperar!

sábado, 22 de janeiro de 2011

As viagens de Gulliver

Depois de imprevistos, fui assistir a nova comédia dos cinemas estrelada por Jack Black, "As viagens de Gulliver". O filme, como muitos sabem, é baseado no romance satírico que é um clássico da literatura inglesa, porém não a leva nem um pouco a sério e só deixa a premissa básica: Um homem acaba indo parar num lugar com pessoas pequenininhas. Premissa pequena, não? Pois é...
Em primeiro lugar queria apenas expôr o quanto a obra original foi diminuida e desrespeitada a níveis críticos neste longa de comédia. Mas para quem não dá a mínima para isso, talvez o filme possa reservar alguns bons momentos.

A parte inicial do longa é super problemática e nada tem de engraçada, apenas está ali para dar uma desculpa para que o personagem vá cair na ilha em questão. O filme só começa a "engrenar" e tirar umas gargalhadas depois de algum tempo dele na tal ilha mesmo.

As razões para que certas coisas acontecam são pífias, como por exemplo, o motivo que leva Jack Black a se jogar numa aventura nos mares. O desenvolvimento deixa um pouco a desejar em muitas partes também. Mas o roteiro tem méritos em suas refrências ao universo pop e até mesmo nerd. É neste quesito que estão guardadas as melhores surpresas do filme e a razão mais forte de você dar gargalhadas. Em certas partes parece que o filme está sacaneando a si mesmo e fazendo uma espécie de crítica, como por exemplo, na cena do sequestro da princesa.Os atores esão, no geral, caricatos, mas iso se deve ao roteiro falho. Jack Black se esforça no appel principal e realmente consegue ser até razoavelmente bem sucedido na parte que lhe cabe. Os efeitos do filme são simples, mas até que não são ruins.
A parte mais estranha, sem dúvida, fica na música final, rsrs! Apesar de tudo, eu gostei da aura, da felicidade do nada, típico dos musicais, mas entendo e critico esta parte devido a sua disparidade dentro do filme, simplesmente não faz o menor sentido e soa como uma falha grotesca.

O filme também usa e abusa das saídas fáceis e situações piegas para criar o máximo que pode. Sem dúvida é um filme super simples, que quase nada tem da obra literária e que constrói uma comédia em cima do carisma do protagonista e da cultura pop que permeia as telas. O destaque vai para a cena de abertura e para o curta inicial!

NOTA: 5,0

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aposta dos indicados ao oscar 2011

Depois de uma longa temporada de premiações, estamos chegando finalmente ao dia que anunciarão os indicados ao oscar. Isto será feito no dia 25 pela manhã. É bom assistir o anúncio dos indicados ao vivo, mas não sei ao certo qual canal por assinatura passará, sei que sempre há vários links q te permitem assistir pela internet mesmo.
Enfim, depois das minhas listas do globo de ouro, venho mostrar minha lista de palpites para o prêmio do oscar. Esta lista tem por diferencial a quantidade de prêmios, muitos dos quais não há como ter uma completa idéia, visto que provavelmente a maioria de nós não assistiu todos os contenders do ano. Para fazer essa lista tomei as premiações até agora por base, especialmente o Critics Choice Award e os prêmios dos sindicatos (montadores, cinematógrafos, compositores, figurinistas, produtores etc etc). Farei um breve comentário sobre cada categoria e escreverei um runner up, ou seja, aquele filme que pode aparecer facilmente.


Melhor filme:
A rede social
O discurso do rei
Cisne negro
O vencedor
Toy Story 3
Bravura indômita
A origem
Minhas mães e meu pai
Inverno da alma
127 horas
-Runner up: Atração perigosa

Comentário: Espero que não ocorram surpresas desagradáveis igual ano passado como "O lado cego" aparecendo entre os 10 melhores filmes do ano. Espero que "Inverno da alma" não consiga entrar e torco pro esquecidíssimo "Get low" surpreender. "Como treinar seu dragão" também vem forte, apesar de eu duvidar que 2 dos 10 filmes serão animações.


Melhor diretor:
Tom Hooper por O discurso do rei
David Fincher por A rede social
Darren Aronofsky por Cisne negro
David O. Russel por O vencedor
Christopher Nolan por A origem
-Runner up: Irmãos Coen por Bravura indômita
Comentário: Parece que os 5 diretores estão certos já, pois foram indicados ao globo de ouro, Critics Choice e DGA. Mas se tivermos surpresas, o que acho difícil, seria os Coens ou Danny Boyle por "127 horas".


Melhor ator:
Colin Firth por O discurso do rei
James Franco por 127 horas
Jesse Eisenberg por A rede social
Robert Duvall por Get low
Jeff Bridges por Bravura indômita
-Runner up: Ryan Gosling por Blue Valentine (me nego a escrever o título nacional escolhido para o filme).

Comentário: Podem ocorrer surpresas como Gosling ou até mesmo Mark Walhberg por "O vencedor". Firth, Franco e Jesse estão garantidos e os outros dois são os vem com mais chances por terem aparecido no SAG, se bem que os votantes de lá não assistiram "Blue valentine" ainda.


Melhor atriz:
Natalie Portman por Cisne Negro
Nicole Kidman por Reencontrando a Felicidade
Annette Bening por Minhas Mães e Meu Pai
Jennifer Lawrence por Inverno da Alma
Hailee Steinfield por Bravura Indômita
-Runner up: Michele Williams por Blue Valentine
Comentário: Me apoio nos elogios para a jovem atriz de "Bravura indômita" para indicá-la aqui. Michele é a próxima em possibilidades. Halle Berry e principalmente Hilary Swank tem poucas chances.


Melhor ator coadjuvante
Geoffrey Rush por O discurso do rei
Christian Bale por O vencedor
Andrew Garfield por A rede social
Jeremy Renner por Atração perigosa
Mark Ruffalo por Minhas mães e meu pai
-Runner up: John Hawkes por Inverno da alma

Comentário: Michael Douglas apareceu no globo de ouro, mas não acredito que chegue no oscar. A não ser que tenhamos uma surpresa grandiosa que não apareceu nos prêmios até aqui, acredito que a listagem seja essa mesmo.


Melhor atriz coadjuvante:
Melissa Leo por O vencedor
Amy Adams por O vencedor
Helena Bonham Carter por O discurso do rei
Mila Kunis por Cisne negro
Jacki Weaver por Animal Kingdom
-Runner up: Lesley Manville por Another year

Comentário: Queria muito que Barbara Hershey chegasse aqui por "Cisne negro", mas acho difícil infelizmente. Manville pode ser a grande surpresa do ano.


Roteiro original:
Cisne negro
O discurso do rei
A origem
O vencedor
Minhas mães e meu pai
-Runner up: Another year
Comentário: Acredito que os 5 indicados estão certos, mas surpresas acontecem,né?


Roteiro adaptado:
A rede social
Toy Story 3
Bravura indômita
127 horas
Inverno da alma
-Runner up: Atração perigosa

Comentário: Essas categorias de roteiro são suscetíveis ou a absudos como a indicação de "Preciosa" ano passado ou a surpresas, mas na medida do possível estes são os roteiros que mais vem chamando a atenção.


Melhor montagem
A rede social
O discurso do rei
A origem
O vencedor
Cisne negro
-Runner up: 127 horas

Comentário: Torco mto para 127 horas aparecer por aqui, mas esta categoria geralmente é composta pelos grandes filmes do ano que, no caso, são os outros 5 citados.


Melhor trilha sonora
O discurso do rei
A rede social
A origem
127 horas
Como treinar seu dragão
-Runner up: Alice no país das maravilhas

Comentário: A trilha de "Alice" vem aparecendo cada vez mais e tem grandes chances no oscar. Pensei em Toy Story 3, mas descobri que Randy Newman não classificou o filme na categoria para dar mais força na categoria de canção original. "127 horas" também me deixa em dúvida, até por não estar sendo tão abraçado pelos prêmios, mas acho que o GG deu forças pro filme aqui. A trilha de "Como treinar seu dragão" também vem reaparecendo de um tempo para cá e realmente merece ser lembrada. Os outros 3 estão praticamente certos.


Melhor canção original
"If I rise" de 127 horas
"You haven't seen the last of me" de Burlesque
"I see the light" de Enrolados
"We belong together" de Toy Story 3
"Shine" de Wait for Superman
-Runner up: "Me & Teneesse" de Country Strong
Comentário: Minha lista aqui é a mesma que pus no globo de ouro. Este ano esta categoria está diferente e para ser indicada, a canção tem que ter uma média de nota acima de certo limite. Podemos ter 3 ou 4 indicadas ao invés de 5. Por isso as canções foram postas em ordem de possibilidade de indicação, na minha opinião.


Melhor edição de som
A origem
Bravura indômita
Tron-Legacy
Toy Story 3
Incontrolável
-Runner up: A rede social
Comentário: Nunca me dô bem aqui, sempre aparecem filmes que jamais esperava. Para ser diferente coloquei "Incontrolável" e como runner up pus "A rede social" que apesar de não merecer, tem chances pelo buzz do filme.


Melhor mixagem de som
A origem
Bravura indômita
Cisne negro
Toy Story 3
A rede social
-Runner up: Incontrolável

Comentário: A diferença entre edição e mixagem de som é bem pequena, de forma que os indicados quase sempre são parecidos, mas aqui destaco "Cisne negro" que tem uma mixagem realmente perfeita e também "A rede social" que é um bom filme tecnicamente e com o tal buzz.


Melhor fotografia
Bravura indômita
A origem
Cisne negro
O discurso do rei
A rede social
-Runner up: 127 horas

Comentário: É uma categoria difícil, mas sem muitas fotografias elogiadas, por isso acredito que realmente estas 5 serão indicadas. O diretor de fotografia vencedor do oscar por "Quem quer ser um milionário?" está muito bem em 127 horas e pode surpreender.


Melhor figurino
Cisne negro
Alice no país das maravilhas
O discurso do rei
Bravura indômita
A tempestade
-Runner up: Burlesque

Comentário: Alice está certo aqui há tempos e cada vez mais vem se firmando. Meu palpite arriscado é "A tempestade", filme com pouquíssimo buzz e fraco na temporada. O discurso do rei está certo aqui por ser um filme de época muito forte neste ano, provavelmente será o vencedor.


Melhor direção de arte
O discurso do rei
Alice no país das maravilhas
A ilha do medo
A origem
Cisne negro
-Runner up: Bravura indômita

Comentário: O que é a vida sem surpresas? E aqui coloquei "A ilha do medo" com essa função. O filme foi praticamente ignorado nos prêmios até aqui, mas acredito que será lembrado nessa categoria. Os demais estão razoavlemente certos de acordo com o senso comum das premiações até aqui.


Melhor maquiagem
Alice no país das maravilhas
O lobisomem
O vencedor -Runner up: Bravura indômita

Comentário: Este ano a categoria está bem fraca, de forma que acredito que "Alice" pode até ganhar, mesmo "O lobisomem" sendo superior, mas foi um filme razoavelmente mal criticado. Acredito que a 3ª vaga fica entre "O vencedor" e "Bravura indômita" mesmo. "Jonah Rex" parece ter uma boa maquiagem, mas foi tão esculhambado que acho difícil ser indicado ao oscar, mas também pode acontecer, afinal "Norbit" já foi lembrado aqui,né?


Melhor animação
Meu malvado favorito
Toy Story 3
Como treinar seu dragão
O mágico
Enrolados
-Runner up: Megamente

Comentário: Acho "Megamente" superior a "Meu malvado favorito", mas pelos prêmios que já tiveram, o 2º está muito mais forte que o 1º. Espero que o oscar nos reserve esta surpresa. Também acredito na animação francesa.


Melhores efeitos visuais
Tron-Legacy
A origem
Alice no país das maravilhas
Homem de ferro 2
Harry Potter e as relíquis da morte - Parte I
-Runner up: Scott Pilgrim vs. the world

Comentário: Sairam os 7 finalistas, então no total ignorei só "Além da vida" dirigido por Clint Eastwood. Acredito que "A origem" ganha com facilidade.


Melhor filme estrangeiro
"Biutiful" do México
"In a better world" da Dinamarca
"Simple Simon" da Suécia
"Life about all" da África do Sul
"Incendies" do Canadá
-Runner up: "Dogtooth" da Grécia

Comentário: Categoria que sempre nos reserva surpresas, mas dentro do possível chute estes filmes como indicados. Ouvi muito bem de "Doogtooth" e não duvido nada que ele apareca entre os 5, mas por não saber qual tirar, acabei o deixando como runner up mesmo.


Melhor documentário
Wait for Superman
Restrepo
Inside job
Exit through the Gift Shop
Gasland
-Runner up: The Lottery

Comentário: Acredito que certos tem "Exit through the Gift Shop" e "Wait for Superman", "Inside job" também foi elogiado, já "Gasland" e "Restrepo" entram na minha lista pelo potencial de suas histórias. Posso estar loucamente enganado, como costumo estar mesmo nessa categoria.

PRONTO! Done! Neste ano, não estou sentindo muita fé nessa minha lista, mas vamos ver o que acontecerá. Dia 25 descobriremos!xD

Ainda falta eu assistir alguns filmes importantes nessa temporada de premiações como "O discurso do rei" por exemplo.

Abraços e até o próximo post!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vencedores do globo de ouro

Depois de alguns dias ausente do blog devido a uma viagem, voltei firme e forte para continuar minhas postagens intermináveis sobre cinema, rsrs! Infelizmente não assisti a cerimônia do Globo de ouro devido a tal viagem, mas soube hoje os vencedores e posso dizer que fiquei feliz com eles. Praticamente não houveram grandes novidades, apenas em filme estrangeiro e ator-comédia ou musical.

Das 14 categorias de cinema, acertei 11, errando as 2 categorias citadas acima e ainda trilha sonora que foi para a completamente inferior composição de "A rede social" em oposição a genialidade de Zimmer em "A origem".

Mas, vamos aos comentários individuais e sucintos de cada categoria:


MELHOR FILME-DRAMA:
A rede social

Comentário: Sem novidade alguma.


MELHOR FILME COMÉDIA OU MUSICAL:
Minhas mães e meu pai

Comentário: Sem novidade alguma. O único indicado na categoria com algum tipo de potencial e que deve aparecer no TOP 10 do oscar.


MELHOR DIRETOR:
David Fincher por A rede social.

Comentário: Sem novidade alguma. O DGA e oscar já são seus. Trabalho merecedor, mas ainda prefiro outro projeto seu quase completamente esnobado: "Clube da luta"


MELHOR ATOR-DRAMA:
Colin Firth por O discurso do rei.

Comentário: Sem novidade alguma. O BAFTA com certeza é seu, e SAG e oscar também. Depois da excelente atuação indicada ao oscar no ano passado por "Direito de amar", ele merece.


MELHOR ATRIZ-DRAMA:
Natalie Portman por Cisne negro

Comentário: Justo, super merecido e sem nenhuma novidade novamente. O SAG gosta de premiar atrizes veteranas e este ano temos Bening vindo muito forte, mas acredito que o opscar seja de Portman mesmo, já que também levou o Critics choice Award.


MELHOR ATOR-COMÉDIA OU MUSICAL:
Paul Giamatti por A minha versão do amor

Comentário: Surpreendente, mas não injusto. Acreditava no Depp levando para pôr a cereja emcima do bolo na burada que eles fizeram nos indicados, mas supunha que Spacey finalmente poderia se dar bem. Participo de uma comunidade no orkut de cinema e estávamos falando que estava mesmo entre eles, mesmo com Giamatti sendo provavelmente o melhor. Cheguei a falar no blog que nenhum outro tinha chance, pensei em mudar, mas deixei assim mesmo. rsrs! Então lá vai uma grande furada dos meus palpites! rsrs! E que furada feliz!xD Giamatti é um grande ator que merece seu reconhecimento.


MELHOR ATRIZ-COMÉDIA OU MUSICAL:
Annete Bening por Minhas mães e meu pai

Comentário: Sem novidade alguma. A única da categoria que chegará no oscar e tem muito apoio da crítica e do fato de ser uma veterana sem a estatueta dourada.


MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Christian Bale por O vencedor

Comentário: Sem novidade alguma. É um bom ator que já teve bons papéis, mas foi esnobado até aqui na sua carreira. Quando este ganhou seu prêmio, foi divertido vê-lo cumprimentando o homem aranha, rsrs! Batman e Homem aranha apertando mãos, rsrs!


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Melissa Leo por O vencedor

Comentário: Era a categoria mais propensa a surpresas, mas não ouve. Leo é uma grande atriz e consegue seu reconhecimento depois da sua grande atuação há alguns poucos anos atrás em "Rio congelado" que a deu uma indicação ao oscar.


MELHOR ROTEIRO:
Aaron Sorkin por A rede social

Comentário: Sem novidade alguma. Grande barbada.


MELHOR TRILHA SONORA:
Trent Reznor e Atticus Ross por A rede social

Comentário: Tinham que premiar "A rede social" com todos os prêmios possíveis,não é? A trilha do filme é boa, mas a composta por Hans Zimmer por "A origem" é infinitamente melhor.


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
You haven't seen the last of me" de Burlesque

Comentário: Razoavelmente esperado. "I see the light" poderia surpreender, mas Burlesque vem como potencial vencedor desta categoria no oscar.


MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
Toy Story 3

Comentário: Sei que Toy Story 3 vai ganhar aqui há mais de 6 meses, rsrs! Grande e justa barbada!


MELHOR FILME ESTRANGEIRO:
In a better world da Dinamarca

Comentário: Maior surpresa da noite. Não assisti nenhum dos indicados, então não garanto se é justo ou não, mas fico feliz com a surpresa ao menos. "Biutiful" era o favorito seguido por "I am love".


E quanto a categoria de séries, fico felicíssimo com a vitória de Glee em 3 categorias. Foi emocionante ver Chris Colfer completamente desorientado e surpreso no momento que seu nome foi anunciado como vencedor da categoria. Ponho aqui o vídeo do momento. Incrível a felicidade e emoção de todo o elenco de "Glee" nesse momento surpreendente. Lynch ganha seu globo de ouro muito merecidamente, reconhecimento tardio, mas válido.

Steve Buscemi e seu "Boardwalk Empire" tiveram reconhecimento também.

Outro detalhe curioso e que marcou a noite: O apresentador Ricky Gervais foi bastante criticado por piadas sem graça ou politicamente erradas. Chegou a sumir por quase 1 hora inteira no meio da premiação e começaram a pensar que tinha sido demitido no meio da apresentação, tamanho o fiasco.

Para outras notícias desta noite tão importante para o cinema, clique aqui.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Concerto

Primeiramente, esta não é uma postagem do Anderson, mas não chorem por favor, ele retorna na segunda-feira especialmente para comentar sobre os vencedores do Globo de Ouro. E me desculpem quaisquer erros e incoerências, não sou tão profissional quanto ele =)



Este filme francês mostra a história de Andreï Filipov, o maior maestro da União Soviética, regente da famosa Orquestra Bolshoi, que é demitido durante a sua própria apresentação por ter recusado a se separar dos seus músicos judaicos. Trinta anos depois, este se vê trabalhando ainda no Teatro Bolshoi como faxineiro e descobre acidentalmente que a orquestra Bolshoi fora convidada para se apresentar em Paris. Vendo nisso uma oportunidade de se vingar, se passa pelo verdadeiro Bolshoi e reorganiza a sua antiga orquestra para se apresentar no famoso teatro Châtelet.

Entre dificuldades na organização do evento, sua obsessão pela finalização de sua apresentação e problemas pessoais. Andreï tenta ao máximo convocar Anne-Marie Jacquet, uma famosa solista que desconhece da situação da suposta orquestra e nunca tocou Tchaikovsky antes.


Faço uma grande observação a interpretação da atriz Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios) que é extremamente superficial no filme inteiro e o que a "salva" é somente a cena final, é o único momento em que vejo que ela dá tudo de si. O ator Alexei Guskov até que teve uma boa atuação, mas nada excepcional também.

O filme possui muitas falhas, em alguns momentos fica meio parado sendo que muitas cenas poderiam ter sido cortadas por serem quase que irrelevantes, o que deixa o roteiro meio perdido no ar. O filme também gira em torno de um grande clichê que é a crítica ao sistema ditatorial na Russia.

Mas enfim, quem tiver a oportunidade assista, por mais que tenha várias falhas é muito bom. A história é bem simples, porém é contada de um modo super agradável. E é indispensável aos amantes de música clássica.

NOTA: 6,75

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Apostas para globo de ouro 2011

Geralmente posto minha lista de palpites para o globo de ouro uns 2 dois dias antes da cerimônia de entrega dos prêmios, mas dessa vez terei que fazer antes pois irei viajar amanhã e ficarei fora até segunda que vem. Neste período espero que vocês leiam o que aqui já foi escrito, votem nas enquetes e continuem por aqui. Fico feliz que, de um tempo para cá, o blog vem recebendo mais visitantes, que continue assim! Neste período de minha ausência, o resto da equipe estará firme e forte para tomar conta do blog. A senhorita Rebeca ficará com a responsabilidade de postar periodicamente informes sobre cinema e fazer suas críticas enquanto Gabriel nos brindará sua sua infinita sabedoria em seus posts científicos.

Enfim, neste aqui, como diz o título, comentarei as minhas apostas na categoria de cinema. Minhas apostas estão puramente em cima dos prêmios norte americanos até aqui e da crítica dos filmes e performances cotadas. Em cada categoria, farei uma breve explicação acerca dela.

Eis minhas apostas:

MELHOR FILME-DRAMA:
A rede social

O filme é o franco favorito deste ano. Elogiado por muitos críticos e impulsionado pela vitória na categoria de melhor filme em 23 dos 29 prêmios americanos até aqui. Considero que não nenhum runner up, se bem que torco e muito para que "Cisne negro" surpreenda. Logicamente ele não tem muitas chances pois ganhou apenas 1 dos 29 prêmios.


MELHOR FILME COMÉDIA OU MUSICAL:
Minhas mães e meu pai

É o franco favorito na categoria de comédia ou musical sem dúvida alguma, até porque a categoria está fraquíssima esse ano. "Burlesque" está sendo super mal criticado, assim como "O turista", este último então tá sendo destruído pelos críticos. "Reds" foi considerado um bom entretenimento, mas não tem chance nenhum aqui, na verdade sua indicação já não foi era tão esperada e vencer é uma hipótese descartada. Como runner up poderia citar o fraco e pífio Alice. Nunca se sabe o que po dinheir pode fazer. Se a Miramax conseguiu comprar um oscar pro Didi Mocó italiano, porque Burton não pode comprar um globo de ouro?rsrs! Espero e e muito que o GG não tenha nenhuma diarréia mental e escolha premiar "Alice".


MELHOR DIRETOR:
David Fincher por A rede social.

É o filme do momento e vai papar todos os prêmios principais. De 31 prêmios, Fincher levou 20 e é sem dúvida o favorito. Ainda torco p Aronofsky e seu "Cisne negro" surpreender.


MELHOR ATOR-DRAMA:
Colin Firth por O discurso do rei.

Ganhou pouco mais da metade dos prêmios até aqui, 15 de 28 e assim se consagra como favorito. Os críticos também estão elogiando bastante sua performance. Mas é bom não esquecer, por exemplo, que antes do globo de ouro do ano passado, George Clooney era o favorito a ator de drama por "Amor sem escalas" pois era o ator com mais prêmios conquistados na temporada e eis que o globo de ouro, SAG e oscar foram para Jeff Bridges por "Coração louco". Jesse Einseberg até pode surpreender devido a força do filme ou James Franco por sua atuação genial. O último ainda tem mais força por ter mais popularidade.


MELHOR ATRIZ-DRAMA:
Natalie Portman por Cisne negro

Ganhou 18 dos 28 prêmios e vem sendo ovacionada pela crítica, assim como seu filme. Depois dela, quem aparece com mais chances é Jennifer Lawrence e Kidman pode se aproveitar de, além da sua atuação magnífica, todo o poder da considerada "volta da Nicole Kidman". Ano passado Meryl Streep e Carey Muligan disputavam os prêmios antes do GG pau a pau e eis que Sandra Bullock ganhou o prêmio, assim como o SAG e oscar. Pode haver surpresas, mas Portman é a franca favorita.


MELHOR ATOR-COMÉDIA OU MUSICAL:
Kevin Spacey por Casino Jack

Temos uma briga entre Johnny Depp por Alice e Kevin Spacey por Casino Jack. O primeiro conta com sua grande popularidade num filme que vem muito influenciado pelas maravilhas do capitalismo e por isso, de certa forma, é o favorito. Além disso ele vem com indicação dupla na categoria. Já Spacey tem 4 indicações e nunca ganhou nada, sendo considerado um injustiçado do globo de ouro, já que o ator já levou o oscar 2 vezes, por "Beleza americana" e "Os suspeitos". Os demais não tem chances. Fico aqui com Spacey, mas infelizmente Depp é o favorito. Espero que a diarréia mental que acompanha o GG desde os indicados não esteja ativado.


MELHOR ATRIZ-COMÉDIA OU MUSICAL:
Annete Bening por Minhas mães e meu pai

Super favorita por dois motivos. Primeiro porque a categoria está fraca, segundo porque está sendo loucamente elogiada pela crítica. Na verdade o prêmio do oscar de melhor atriz está sendo disputado por Bening e Portman de forma mais forte, embora os críticos deêm mais força para a última.


MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Christian Bale por O vencedor

O batman vai tem tudo para levar seu prêmio. Ainda não assisti ao filme, então não posso dizer se é merecido ou não, mas a crítica diz que é e ela que importa,né?rsrs! Bale levou 20 dos 28 prêmios até aqui. Surpresas sempre podem acontecer, mas nessa categoria nem saberia para quem iria. Douglas está com graves problemas de saúde e apesar de não ter muitas chances no oscar, pode levar também devido a exatamente o que expus.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Melissa Leo por O vencedor

Essa é a categoria mais difícil do GG. Leo levou apenas 8 dos 28 prêmios da crítica. A mais vencedora é Haille Steinfeld, mas nem foi indicada devido a esnobada dada em "True grit". Depois da garota, Leo é a que mais ganhou. É seguida por 4 vitórias da australiana Jacki Weaver e a colega de elenco Amy Adams com 2. Nos bolões do GG que participo coloquei Weaver como vencedora, mas aqui fico com Leo que no fundo é a considerada com mais chances. Weaver está num filme australiano, fato que faz sua indicação já ter sabor de vitória, mas ganhar de fato é difícil. Adams também pode surpreender, Enfim, categoria difícil, mas jogando com as probabilidades fico com Leo.


MELHOR ROTEIRO:
Aaron Sorkin por A rede social

O filme vem ganhando TODOS os prêmios de roteiro adaptado e acho que aqui ficará como o melhor roteiro do ano. Dos 25 prêmios, o filme levou simplesmente 25, rsrs! Com a força do filme, ele ganha essa fácil fácil. E sendo sincero, seu roteiro é realmente bom e merecedor.


MELHOR TRILHA SONORA:
Hans Zimmer por A origem

O prêmio pode ir para "A rede social" que apesar de uma trilha sonora bem inferior tem o completo apoio da crítica. Mas prefiro acreditar que a genial trilha de Zimmer será premiada. Desplat também tem chances. 127 horas tem uma trilha muito boa, mas com poucas composições originais. E nem sei o que "Alice" tá fazendo aqui.


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
You haven't seen the last of me" de Burlesque

Vem ganhando mais notoriedade dos prêmios a cada dia que passa. Além disso, o GG adora musicais e tem aqui a única chance de premiá-lo. "I see the light" também pode premiar o mestre Alan Menken. Acho que a briga fica entre os dois mesmo, mas com vantagem para Burlesque.


MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
Toy Story 3

Sem dúvidas Não há runner up. Muitos consideram este o melhor filme do ano e não apenas a melhor animação. Considerado o filme com mais elogios do ano pelo site rottentomatoes. O filme tem 99% de elogios, contra "A rede social" com 97% aparecendo em 2º. Se "Toy Story 3" não vencer será uma grande e infeliz surpresa. O filme ganhou 23 dos 26 prêmios, mas ficaria feliz se "Como treinar seu dragão" ganhasse também!


MELHOR FILME ESTRANGEIRO:
Biutiful da Espanha

Dizem que está entre Biutiful ou I am love, mas fico com o primeiro. Muitas surpresas podem acontecer aqui, mas as maiores chances estão com a Espanha mesmo.
____________________________________________________________________

Pronto, aí estão meus palpites ao globo de ouro. Segunda a noite venho novamente para comentar sobre onde errei e onde acertei e para comentar sobre os vencedores e o caminho rumo ao oscar.

Abraço a todos e até segunda-feira!xD