domingo, 9 de janeiro de 2011

Secretariat

Hoje tive a honra de assistir um filme deste ano, mas que anda desaparecido da temporada de premiações. Neste post darei minha opinião a cerca do filme "Secretariat" com Diane Lane, em uma atuação excelente e direção de Randall Wallace.
O filme conta a história real de uma dona de casa que, depois da morte de sua mãe, se vê envolvida com a fazenda da família e seus cavalos. Neste cenário nasce um cavalo de corrida (Secretariat) que junto com a dona de casa tentará salvar a fazenda da família participando de inúmeros torneios.

Percebe-se que o filme seguirá uma linha parecida com o indicado ao oscar "Seabiscuit" e isto tem seu ponto de verdade, pois ambos tem como foco central as corridas de cavalo. Porém há algumas diferenças importantes.

Mas no geral o saldo é positivo. Temos boas atuações, momentos empolgantes, outros envolventes. É típico deste tipo de filme vibrarmos com as corridas e coisas do tipo e aqui temos isto, talvez em nível igual ao de "Seabscuit".Porém percebo que aqui o roteiro falha por vezes. Um caso evidente é a falta de sentido em mostrar as filhas hippies lutando contra as guerras e querendo mostrar seu lado político. Isto é completamente mal desenvolvido e sem razão para o desenrolar da história. Parece que eles quiseram falar sobre isto apenas, mas não perder muito tempo, fazendo o filme ganhar momentos enfadonhos e desnecessários.

A parte visual do filme é de respeito. Destaco a bela fotografia e especialmente o figurino bem interessante. Na parte do som o filme também merece parabéns. A direção é razoavelmente boa, mas é evidente a sensação de que poderia ser muito melhor.
A parte final do filme é interessante, nos fazendo torcer e aguardar pelo que está por vir. Só acho ruim o tratamento até parecido em todas as corridas, o que nos faz perder certa empolgação para acompanhar mais uma.

Resumindo, é um filme interessante que poderia talvez receber alguma atenção dos prêmios, porém também não é nada tão impressionante assim. Vale a pena assistir, torcer nas corridas e nos entreter. Saber que esta saga interessante, corajosa e emocionante é uma história real dá mais importância ao que assistimos e, sem dúvida, nos faz gostar mais do filme.

NOTA: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário