quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aposta dos indicados ao oscar 2011

Depois de uma longa temporada de premiações, estamos chegando finalmente ao dia que anunciarão os indicados ao oscar. Isto será feito no dia 25 pela manhã. É bom assistir o anúncio dos indicados ao vivo, mas não sei ao certo qual canal por assinatura passará, sei que sempre há vários links q te permitem assistir pela internet mesmo.
Enfim, depois das minhas listas do globo de ouro, venho mostrar minha lista de palpites para o prêmio do oscar. Esta lista tem por diferencial a quantidade de prêmios, muitos dos quais não há como ter uma completa idéia, visto que provavelmente a maioria de nós não assistiu todos os contenders do ano. Para fazer essa lista tomei as premiações até agora por base, especialmente o Critics Choice Award e os prêmios dos sindicatos (montadores, cinematógrafos, compositores, figurinistas, produtores etc etc). Farei um breve comentário sobre cada categoria e escreverei um runner up, ou seja, aquele filme que pode aparecer facilmente.


Melhor filme:
A rede social
O discurso do rei
Cisne negro
O vencedor
Toy Story 3
Bravura indômita
A origem
Minhas mães e meu pai
Inverno da alma
127 horas
-Runner up: Atração perigosa

Comentário: Espero que não ocorram surpresas desagradáveis igual ano passado como "O lado cego" aparecendo entre os 10 melhores filmes do ano. Espero que "Inverno da alma" não consiga entrar e torco pro esquecidíssimo "Get low" surpreender. "Como treinar seu dragão" também vem forte, apesar de eu duvidar que 2 dos 10 filmes serão animações.


Melhor diretor:
Tom Hooper por O discurso do rei
David Fincher por A rede social
Darren Aronofsky por Cisne negro
David O. Russel por O vencedor
Christopher Nolan por A origem
-Runner up: Irmãos Coen por Bravura indômita
Comentário: Parece que os 5 diretores estão certos já, pois foram indicados ao globo de ouro, Critics Choice e DGA. Mas se tivermos surpresas, o que acho difícil, seria os Coens ou Danny Boyle por "127 horas".


Melhor ator:
Colin Firth por O discurso do rei
James Franco por 127 horas
Jesse Eisenberg por A rede social
Robert Duvall por Get low
Jeff Bridges por Bravura indômita
-Runner up: Ryan Gosling por Blue Valentine (me nego a escrever o título nacional escolhido para o filme).

Comentário: Podem ocorrer surpresas como Gosling ou até mesmo Mark Walhberg por "O vencedor". Firth, Franco e Jesse estão garantidos e os outros dois são os vem com mais chances por terem aparecido no SAG, se bem que os votantes de lá não assistiram "Blue valentine" ainda.


Melhor atriz:
Natalie Portman por Cisne Negro
Nicole Kidman por Reencontrando a Felicidade
Annette Bening por Minhas Mães e Meu Pai
Jennifer Lawrence por Inverno da Alma
Hailee Steinfield por Bravura Indômita
-Runner up: Michele Williams por Blue Valentine
Comentário: Me apoio nos elogios para a jovem atriz de "Bravura indômita" para indicá-la aqui. Michele é a próxima em possibilidades. Halle Berry e principalmente Hilary Swank tem poucas chances.


Melhor ator coadjuvante
Geoffrey Rush por O discurso do rei
Christian Bale por O vencedor
Andrew Garfield por A rede social
Jeremy Renner por Atração perigosa
Mark Ruffalo por Minhas mães e meu pai
-Runner up: John Hawkes por Inverno da alma

Comentário: Michael Douglas apareceu no globo de ouro, mas não acredito que chegue no oscar. A não ser que tenhamos uma surpresa grandiosa que não apareceu nos prêmios até aqui, acredito que a listagem seja essa mesmo.


Melhor atriz coadjuvante:
Melissa Leo por O vencedor
Amy Adams por O vencedor
Helena Bonham Carter por O discurso do rei
Mila Kunis por Cisne negro
Jacki Weaver por Animal Kingdom
-Runner up: Lesley Manville por Another year

Comentário: Queria muito que Barbara Hershey chegasse aqui por "Cisne negro", mas acho difícil infelizmente. Manville pode ser a grande surpresa do ano.


Roteiro original:
Cisne negro
O discurso do rei
A origem
O vencedor
Minhas mães e meu pai
-Runner up: Another year
Comentário: Acredito que os 5 indicados estão certos, mas surpresas acontecem,né?


Roteiro adaptado:
A rede social
Toy Story 3
Bravura indômita
127 horas
Inverno da alma
-Runner up: Atração perigosa

Comentário: Essas categorias de roteiro são suscetíveis ou a absudos como a indicação de "Preciosa" ano passado ou a surpresas, mas na medida do possível estes são os roteiros que mais vem chamando a atenção.


Melhor montagem
A rede social
O discurso do rei
A origem
O vencedor
Cisne negro
-Runner up: 127 horas

Comentário: Torco mto para 127 horas aparecer por aqui, mas esta categoria geralmente é composta pelos grandes filmes do ano que, no caso, são os outros 5 citados.


Melhor trilha sonora
O discurso do rei
A rede social
A origem
127 horas
Como treinar seu dragão
-Runner up: Alice no país das maravilhas

Comentário: A trilha de "Alice" vem aparecendo cada vez mais e tem grandes chances no oscar. Pensei em Toy Story 3, mas descobri que Randy Newman não classificou o filme na categoria para dar mais força na categoria de canção original. "127 horas" também me deixa em dúvida, até por não estar sendo tão abraçado pelos prêmios, mas acho que o GG deu forças pro filme aqui. A trilha de "Como treinar seu dragão" também vem reaparecendo de um tempo para cá e realmente merece ser lembrada. Os outros 3 estão praticamente certos.


Melhor canção original
"If I rise" de 127 horas
"You haven't seen the last of me" de Burlesque
"I see the light" de Enrolados
"We belong together" de Toy Story 3
"Shine" de Wait for Superman
-Runner up: "Me & Teneesse" de Country Strong
Comentário: Minha lista aqui é a mesma que pus no globo de ouro. Este ano esta categoria está diferente e para ser indicada, a canção tem que ter uma média de nota acima de certo limite. Podemos ter 3 ou 4 indicadas ao invés de 5. Por isso as canções foram postas em ordem de possibilidade de indicação, na minha opinião.


Melhor edição de som
A origem
Bravura indômita
Tron-Legacy
Toy Story 3
Incontrolável
-Runner up: A rede social
Comentário: Nunca me dô bem aqui, sempre aparecem filmes que jamais esperava. Para ser diferente coloquei "Incontrolável" e como runner up pus "A rede social" que apesar de não merecer, tem chances pelo buzz do filme.


Melhor mixagem de som
A origem
Bravura indômita
Cisne negro
Toy Story 3
A rede social
-Runner up: Incontrolável

Comentário: A diferença entre edição e mixagem de som é bem pequena, de forma que os indicados quase sempre são parecidos, mas aqui destaco "Cisne negro" que tem uma mixagem realmente perfeita e também "A rede social" que é um bom filme tecnicamente e com o tal buzz.


Melhor fotografia
Bravura indômita
A origem
Cisne negro
O discurso do rei
A rede social
-Runner up: 127 horas

Comentário: É uma categoria difícil, mas sem muitas fotografias elogiadas, por isso acredito que realmente estas 5 serão indicadas. O diretor de fotografia vencedor do oscar por "Quem quer ser um milionário?" está muito bem em 127 horas e pode surpreender.


Melhor figurino
Cisne negro
Alice no país das maravilhas
O discurso do rei
Bravura indômita
A tempestade
-Runner up: Burlesque

Comentário: Alice está certo aqui há tempos e cada vez mais vem se firmando. Meu palpite arriscado é "A tempestade", filme com pouquíssimo buzz e fraco na temporada. O discurso do rei está certo aqui por ser um filme de época muito forte neste ano, provavelmente será o vencedor.


Melhor direção de arte
O discurso do rei
Alice no país das maravilhas
A ilha do medo
A origem
Cisne negro
-Runner up: Bravura indômita

Comentário: O que é a vida sem surpresas? E aqui coloquei "A ilha do medo" com essa função. O filme foi praticamente ignorado nos prêmios até aqui, mas acredito que será lembrado nessa categoria. Os demais estão razoavlemente certos de acordo com o senso comum das premiações até aqui.


Melhor maquiagem
Alice no país das maravilhas
O lobisomem
O vencedor -Runner up: Bravura indômita

Comentário: Este ano a categoria está bem fraca, de forma que acredito que "Alice" pode até ganhar, mesmo "O lobisomem" sendo superior, mas foi um filme razoavelmente mal criticado. Acredito que a 3ª vaga fica entre "O vencedor" e "Bravura indômita" mesmo. "Jonah Rex" parece ter uma boa maquiagem, mas foi tão esculhambado que acho difícil ser indicado ao oscar, mas também pode acontecer, afinal "Norbit" já foi lembrado aqui,né?


Melhor animação
Meu malvado favorito
Toy Story 3
Como treinar seu dragão
O mágico
Enrolados
-Runner up: Megamente

Comentário: Acho "Megamente" superior a "Meu malvado favorito", mas pelos prêmios que já tiveram, o 2º está muito mais forte que o 1º. Espero que o oscar nos reserve esta surpresa. Também acredito na animação francesa.


Melhores efeitos visuais
Tron-Legacy
A origem
Alice no país das maravilhas
Homem de ferro 2
Harry Potter e as relíquis da morte - Parte I
-Runner up: Scott Pilgrim vs. the world

Comentário: Sairam os 7 finalistas, então no total ignorei só "Além da vida" dirigido por Clint Eastwood. Acredito que "A origem" ganha com facilidade.


Melhor filme estrangeiro
"Biutiful" do México
"In a better world" da Dinamarca
"Simple Simon" da Suécia
"Life about all" da África do Sul
"Incendies" do Canadá
-Runner up: "Dogtooth" da Grécia

Comentário: Categoria que sempre nos reserva surpresas, mas dentro do possível chute estes filmes como indicados. Ouvi muito bem de "Doogtooth" e não duvido nada que ele apareca entre os 5, mas por não saber qual tirar, acabei o deixando como runner up mesmo.


Melhor documentário
Wait for Superman
Restrepo
Inside job
Exit through the Gift Shop
Gasland
-Runner up: The Lottery

Comentário: Acredito que certos tem "Exit through the Gift Shop" e "Wait for Superman", "Inside job" também foi elogiado, já "Gasland" e "Restrepo" entram na minha lista pelo potencial de suas histórias. Posso estar loucamente enganado, como costumo estar mesmo nessa categoria.

PRONTO! Done! Neste ano, não estou sentindo muita fé nessa minha lista, mas vamos ver o que acontecerá. Dia 25 descobriremos!xD

Ainda falta eu assistir alguns filmes importantes nessa temporada de premiações como "O discurso do rei" por exemplo.

Abraços e até o próximo post!

3 comentários:

  1. Anderson incansável!

    Não para de escrever nem no próprio aniversário.

    Abraço, e muitas felicidades \o/

    ResponderExcluir
  2. Ah agora que eu vi, é do dia 20...

    Vamos reformular:

    Anderson incansável!

    Não para de escrever nem na véspera do próprio aniversário.

    Abraço, e muitas felicidades \o/

    ResponderExcluir
  3. auhauahuahuaha!!!

    Muitíssimo obrigado!xD

    Viu? Tudo pelo blog! auhauhaua!!

    ResponderExcluir