terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Meu malvado favorito

O filme já é razoavelmente antigo, mas venho aqui falar dele que cada vez mais aparece como forte candidato no oscar de melhor filme de animação. Fui assistir ao filme carregado de algumas notas bem negativas e outros que acharam o filme agradável. Me encaixo mais nesse segundo time e agora farei a minha crítica acerca deste simples, mas leve e engraçado filme:
A premissa básica é simples. O personagem central é um vilão que quer provar sua "malvadeza" roubando a lua. E para atingir seu objetivo, ele acaba achando melhor adotar três crianças. (Não citarei o motivo, para que não represente um spoiler). A partir daí, o "vilão" começa a pensar sobre si próprio e refletir é, de fato, um vilão ou um mocinho.

O roteiro, obviamente, não é o ponto forte do filme. A história usa e abusa de clichês e saídas simplistas e irreais nas situações que aparecem. Um físico ou qualquer interessado em ciência ficaria irritadíssimo com as sequências cientificamente erradas por exemplo, rsrs!

Mas apesar disso, temos um filme que nos fiz rir, nos entretem e diverte. Com personagens carismáticos, especialmente a mais novinha das três irmãs que é simplesmente fantástica de tão fofinha e todos os Minions que simplesmente roubam a cena. Muitas vezes aparecem cenas deles fazendo coisas aleatórias que, apesar de não ter nenhum sentido no desenvolvimento da simples história, nos faz dar boas gargalhadas. Seu estilo comédia pastelão fazem deles personagens ícones da animação desde já.Porém concordo que o protagonista não tem o carismo necessário (especialmente na versão brasileira dublada por Leandro Hassum que faz um voz estranhíssima), os Minions não tem real utilidade na construção do roteiro e as crianças estão lá apenas para desenvolver um sentimentalismo baseado num tipo fortíssimo de clichê.

A direção simplista não nos evoca nenhum sentimento desenvolvido, nem nada disso. Estamos ali apenas assistindo um filme mais voltado para crianças e que, provavelmente, muitos adultos não iriam gostar. Óbvio que aqui não temos um roteiro bem construído do estilo Pixar e nem músicas tocantes no estilo clássicos Disney, mas mesmo assim assistimos ao seu desenrolar com felicidade.A primeira metade do filme não empolga muito e tem seus pontos até mesmo massantes, mas de 40 minutos em diante o filme toma uma forma e se torno mais agradável. Considero "Toy Story 3", "Como treinar seu dragão", "Megamente" e "Enrolados" melhores animações que esta, de forma que não entendo a esnobada dada em "Megamente" e as honrarias de todas as indicações para "Meu malvado favorito", mas não me incomodo tanto com isso.

Sem dúvida, é uma animação até bobinha e muitíssimo simples, mas que merece ser vista por distração ou para acompanhar os Monions, rsrs! Assista, divirta-se, ignore as falhas e por vezes momentos desagradáveis, que você vai conseguir tirar um bom saldo do filme. O filme diverte, mas não vai muito longe.

NOTA: 6,3

2 comentários:

  1. Tenho a forte sensação de que já vi esses Minions em algum lugar...

    ResponderExcluir
  2. Teve uma época q o trailer desse filme passava direto antes dos filmaços q íamos ver no cinema nas sessões d quarta com o povo lá. rsrs! Pode ter sido nesses momentos!

    ResponderExcluir