sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Enrolados

Fui hoje nos cinemas assistir a mais nova animação da Disney, o divertido e visualmente perfeito "Enrolados". O filme começa usando da narração para nos apresentar a história que vamos acompanhar, porém tive uma surpresa: Luciano Huck começa narrando e qual não foi minha surpresa quando descobri que ele dubla o personagem principal? Mas, depois de dividir com vocês esse choque inicial, vamos a crítica do filme:"Enrolados" conta a história de Rapunzel de forma um pouco diferenciada. Na história do filme, há uma flor que tem o poder de fazer a pessoa nunca envelhecer. Em certo momento a rainha do reino adoeceu e acabou usando os poderes da flor. Passado um tempo, a rainha tem uma filha com cabelos com os mesmos poderes da flor usada pela mãe. Então, uma senhora (uma espécie de bruxa) acaba raptando a criança e a leva para o alto de uma torre, onde a cria como uma filha e usa seus poderes para jamais envelhecer. Porém, tudo muda quando um ladrão acaba indo se esconder na torre ao fugir dos guardas do reino que estavam atrás dele por ter roubado a coroa. Falar mais que isso é dar spoiler, mas se pode dizer que esta é a premissa básica da nova animação da Disney.

O primeiro destaque do filme é seu visual belíssimo e muito bem realizado. Além disso verifica-se uma preocupação para dosar cenas engraçadas, de ação, românticas, fazendo andar lado a lado o gênero mais conto de fadas e o gênero de mais ação, agradando assim a garotos e garotas. A marca registrada das animações com o selo Disney estão lá: Suas canções aparecem de trechos em trechos dando um tom mais leve e interessante ao filme.

Aqui temos um trabalho genial de um dos maiores compositores da história: Alan Menken. Vencedor de 8 oscar e compositor da grande parte das músicas e notas dos filmes cultuados da Disney, como Rei Leão, tem um trabalho muito inspirado. A canção "I see the light" por exemplo nos faz lembrar os velhos tempos do estúdio e a sua trilha é bastante criativa. Este ano provavelmente veremos Alan Menken sendo indicado novamente ao oscar.Tirando a técnica perfeita do filme, vamos a história em si. Ela tem méritos e nos conduz de forma agradável até o término da produção, mas aí encontro um problema. O final do filme tem partes incrivelmente forçadas e simplistas demais, enfraquecendo e muito o poder do filme. Mas seu desenvolvimento nos entretem com louvores, apesar de um parte ou outra que poderiam ser melhores e algumas outras incongruentes e inverossímeis.

Não posso terminar sem falar da versão brasileira do filme. O que dizer do Luciano Huck como dublador? Admito que no princípio me incomodou bastante, mas depois até que deu para aceitar, mas de forma geral preferia que tivessem escalado um dublador experiente e não o famoso apresentador do "Loucura, loucura, loucura", rsrs! Sua dublagem não chega a ser ruim, mas tem suas falhas, especialmente nas horas da narração.No geral o saldo do filme é bem positivo. Com certeza agradará todas as crianças do sexo masculino e do sexo feminino e também até os mais crescidinhos que poderão se divertir um pouco com uma história leve e que traz de volta o poder sensacional das animações consagradas da Disney.

Depois de produções fracas ou medianas, fico feliz com o retorno da Disney ao patamar mais alto de qualidade. Sem dúvida, este filme terá para as gerações futuras um poder próximo de "Aladim", "Rei leão" ou "A pequena sereia" para os mais crescidinhos de hoje.

NOTA: 8,0

OBSERVAÇÃO: Alguém também pensou na Cher ao ver a "vilã" do filme? rsrs!

*** NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA: ***
- Após "Enrolados", Disney dará um tempo nos contos de fadas.
- O filme está tendo grande sucesso mundial, já tendo arrecadado mais de 300 milhões de bilheteria.
- Muitos críticos importantes também consideram este um dos melhores filmes da Disney e sem dúvida o melhor desde muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário