terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O vencedor

Venho postar, um dia depois dos indicados ao oscar, a minha opinião a respeito do filme "O vencedor", um dos principais filmes do ano nessa temporada de premiações. O filme é voltado para o mundo do boxe com embasamento nas questões referentes a droga. Dicky Ecklund (Christian Bale) foi uma lenda do boxe, mas ficou conhecido por desperdiçar seu talento e sua grande chance. Agora, o seu meio-irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) tentará se tornar uma nova esperança de campeão e superar as conquistas de Dicky. Treinado pela família e sem obter sucesso em suas lutas, Micky terá que escolher entre seus familiares e a vontade de ser um verdadeiro campeão. O filme é baseada numa história real.
Em primeiro lugar, tenho que falar do elenco que sem dúvida é o mais forte do filme. Todos estão incríveis: Bale, Leo, Adams e Mark. Christian Bale me surpreendeu numa atuação impecável, assustadoramente real e perfeita. Ele faz o irmão drogado do principal com um talento ímpar, sendo responsável pelos melhores momentos do longa. Por ter mudado bastante fisicamente, você simplesmente não consegue associá-lo a seu "Batman" o que já é um feito gigantesco. Sem dúvida merece todas as honrarias que vem recebendo, justíssimo e torco pro oscar também ser seu. Melissa Leo também consegue uma atuação genial como a mãe de Micky. Ela consegue compor uma personagem real, com seu lado bom e ruim bem a mostra. Prêmios também justíssimos. Adams está certa, faz uma personagem no tom e medida certos, excelente atuação, mas é um pouco inferior a sua colega de elenco Mellisa Leo. Até mesmo Mark consegue um boa performance, não digno de oscar, mas muito boa.O filme começa de uma forma um pouco confusa, eu achei. Muitas coisas acontecendo, muitas vozes, muita confusão... Mas depois vamos nos direcionando e conseguindo acompanhar e até gostar bastante do filme. O filme merece grande destaque pela direção de David O. Russel e pela edição que te gera grande expectativa e até emoção especialmente nas cenas de luta. O momento da luta com Sanchez é realmente super interessante e muito bem realizado. Méritos grandes do elenco, direção e edição.

O roteiro do filme é eficaz, nos fazendo interessados em acompanhar a história, porém é inferior ao de "Cisne negro" que foi esnobado no oscar. A parte visual do filme merece méritos, mas nada de tão assombroso.
Muitos conhecem a fama de "bad guy" e mal educado com seus atores. Popular ele não é, mas tem uma boa direção aqui. Não sou fã confesso dele, mas aqui ele se sai realmente bem. Conduz o filme de forma realmente interessante e atraente. Não sei se está merecedor entre os 5 melhores diretores do ano, pois ainda não assisti todos, mas sei que está inferior a Fincher e principalmente a Aronofsky.

Enfim, este é um filme que ganha realmente pelo elenco genial e pela forma agradável como é conduzido. Talvez esteja sendo um pouco superestimado, mas realmente tem seus méritos.

NOTA: 8,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário