segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vencedores do oscar 2011

"Over the rainbow"!


Eis que com a música de um dos maiores filmes de todos os tempos, a festa do oscar chegou ao fim, depois de dar a láurea máxima para a produção britânica "O discurso do rei".

O filme levou 4 prêmios: Filme, diretor, ator (Colin Firth) e roteiro original, enquanto seu principal rival na luta pelo oscar principal da noite, "A rede social", levou apenas 3: Montagem, roteiro adaptado e trilha sonora. A produção de ficção de Christopher Nolan, A origem, ganhou 4 prêmios, todos técnicos, são eles efeitos visuais, edição e mixagem de som e fotografia, todos muito justos.

A seguir comentarei sobre cada um dos vencedores individualmente:

Eis a distribuição dos prêmios:

Melhor Filme:
O Discurso do Rei (The King’s Speech)Comentário: Já era esperado, principalmente depois de levar o oscar de direção para casa. Vencedor de 4 oscar e considerado marco de uma espécie de retrocesso da academia.
Aposta: Acertei!


Melhor Diretor:
Tom Hooper – O discurso do Rei (The King’s Speech)Comentário: Teoricamente não era lá grande surpresa sua vitória, mas realmente não acreditava nela. David Fincher levou praticamente todos os grandes prêmios (globo de ouroo, Critics Choice Award e até mesma a premiação britânica BAFTA). Hooper havia levado unicamente o prêmio do sindicato dos diretores, mas foi ele que sustentou sua vitória consideravelmente injusta na minha opinião.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.


Melhor Ator:
Colin Firth – O Discurso do Rei (The King’s Speech)Comentário: Todos já sabiam. Sem surpresa alguma!
Aposta: Acertei!


Melhor Atriz:
Natalie Portman – Cisne Negro (Black Swan)Comentário: Todos já sabiam. Sem surpresa alguma!
Aposta: Acertei!


Melhor Ator Coadjuvante:
Christian Bale – O vencedor (The Fighter)Comentário: Todos já sabiam. Sem surpresa alguma!
Aposta: Acertei!


Melhor Atriz Coadjuvante:
Melissa Leo – O vencedor (The Fighter)
Comentário: Todos já sabiam que ela era a favorita, mas alguns acreditaram que pudesse perder dado sua estranha campanha de marketing pró sua vitória, rsrs! Mas eis que o mais justo aconteceu e ela ganhou. Não ficaria triste se a Haile ganhasse por "Bravura indômita", mas achei Leo, de fato, um pouco superior.
Aposta: Acertei!


Melhor Longa Animado:
Toy Story 3
Comentário: Barbada mór, rsrs! Desde junho já tínhamos certeza disso, rsrs!
Aposta: Acertei!


Melhor Filme em Língua Estrangeira:
Em um mundo melhor (In a Better World)
Comentário: O favorito ganhou, mas já que geralmente essa categoria reserva surpresas e é difcílimo o mesmo filme ganhar o globo de ouro e oscar, acho que qualquer um poderia levar. Pelo poder do Iñarritu e Bardem, coloquei como favorito, mas acreditava na surpresa principalmente de Incendies, do Canadá. Eis que até nessa categoria aconteceu o óbvio. Não digo que é injusto já que ainda não assisti nenhum dos indicados.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Direção de Arte:
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
Comentário: Categoria difícil, mas acreditava em "O discurso do rei" pela força do filme, mas depois mudei de idéia visto a notícia de que parte da direção de arte do filme foi encontrada pronta e apenas usada. Depois começei a acreditar mais em "A origem", tento "Alice" como segunda possibilidade, mas eis que o mais merecedor realmente levou. Como todo filme do Burton, levou direção de arte, rsrs!
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Fotografia:
A Origem (Inception)
Comentário: Era o favorito, mas pensei que iriam tentar compensar a fotografia nunca antes premiado do genial Roger Deakins e a vitória dele no BAFTA só veio confirmar. Porém realmente Pfiester era favorito já que tinha ganho o sindicato dos cinematógrafos e o Critics Choice Award. Prêmio merecido, para mim também foi o melhor do ano. Pelo segundo ano consecutivo a fotografia vencedora foi em muitas partes computadorizada em detrimento da manual, como disse José Wilker.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Figurino:
Alice no País das Maravilhas (Alice in Woderland)
Comentário: Justo. Gostei da vitória do filme, mesmo acreditando que "O discurso do rei" levaria já que a academia adora premiar filmes de época aqui.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Montagem:
A Rede Social (The Social Network)
Comentário: Esperado e justíssimo, trabalho de mestre.
Aposta: Acertei!

Melhor Documentário:
Trabalho Interno (Inside Job)
Comentário: Mais uma vez ganhou o favorito, sem surpresas, em detrimento do azarão brasileiro "Lixo extraordinário" que deu razão para alguns assistirem a longa cerimônia.
Aposta: Errei! Era minha 2ª opção.

Melhor Documentário em Curta-metragem:
Strangers no More
Comentário: Ganhou o favorito da crítica. Não assisti essas categorias de curta, tanto que nem apostei nos palpites do blog.
Aposta: ---

Melhor Trilha Sonora:
Trent Reznor e Atticus Ross – A Rede Social (The Social Network)
Comentário: Já haviam levado globo de ouro e Cristics Choice Award, além de ser um filme forte. Temi a vitória de Desplat que tem um trabalho bom, mas seria injusto finalmente ser premiado por uma trilha que não é nem de longe sua melhor, mas ano que vem ele pode vir com tudo em "The tree of life" (já ouvi parte da trilha e está simplesmente magnífica) e até mesmo "Harry Potter 7 - Parte II".
Aposta: Acertei!

Melhor canção original:
We Belong Together – Toy Story 3
Comentário: Newman acertou em cheio na música e era o favorito para vencer mesmo. Mas apesar disso ainda daria o prêmio para a belíssima "If a rise" de 127 horas.
Aposta: Acertei!

Melhor Maquiagem:
O Lobisomem (The Wolfman)
Comentário: Ganhou o melhor dos indicados, mas não o melhor do ano. Para mim, quem merecia era "Alice no país das maravilhas" e Cisne negro merecia alcançar uma indicação.
Aposta: Acertei!

Melhor Curta-metragem de Animação:
The Lost Thing
Comentário: Novamente o favorito da crítica ganhou.
Aposta: ---

Melhor Curta-metragem:
God of Love
Comentário: Ouvi dizer que esse curta não é lá grande coisa, mas está sendo amado pelos americanos e elogioado pela crítica. Tinha o favoritismo que foi comprovado.
Aposta: ---

Melhor Edição de Som:
A Origem (Inception)
Comentário: Especie de barbada também. Todos esperavam sua vitória.
Aposta: Acertei!

Melhor Mixagem de Som:
A Origem (Inception)
Comentário: É o melhor sem dúvida, porém não acreditei na sua vitória, talvez tenha sido o erro mais bobo que cometi nos bolões que participei.
Aposta: Errei! No último instante mudei tudo e errei feio de forma irracional!

Melhor Efeitos Especiais:
A Origem (Inception)
Comentário: Vitória óbvia e esperada, mas temi surpresas já que antes do seu anúncio o filme já tinha ganho 3 oscar e não acreditei em momento nenhum que o filme acabaria sendo o filme com maior número de vitórias na noite, junto com "O discurso do rei".
Aposta: Acertei!

Melhor Roteiro Adaptado:
A Rede Social (The Social Netwok)
Comentário: 100% de aproveitamento! Levou todos os prêmios que existem!
Aposta: Acertei!

Melhor Roteiro Original:
O Discurso do Rei (The King’s Speech)
Comentário: Antes do "up" mais absurda que tenho lembrança em um filme, "Cisne negro", "A origem" e "O discurso do rei" estavam dividindo prêmios, com razoável favoritismo para o 2º, mas eis que os Weistein são os Weistein, rsrs!
Aposta: Acertei!

____________________________________________________________________

Pelos comentários individuais dá para perceber que a festa foi completamente previsível, mas ao menos ponho como mérito o fato de ganhar quem merecia mesmo nas categorias mais técnicas e visuais (mixagem de som, fotografia, direção de arte etc), mas fui mal nos palpites. Das 21 categorias, acertei 14 e nas outras 6 coloquei o vencedor como 2ª opção. Errei mesmo apenas mixagem de som, porque troquei um dia antes da cerimônia... :( ! rsrs!

Não gostei muto da opção de premiar "O discurso do rei" com filme e diretor. Gostei bastante do filme, mas realmente não tem nada tão especial ou diferente que o faça merecedor da suposta maior honraria do cinema. É um filme histórico interessante que emociona, faz rir, é muito bem realizado, mas haviam outras escolhas menos conservadores e mais interessantes como Cisne negro, A rede social, O vencedor e porque não Toy Story 3?

Gostei do trabalho de Tom Hopper de forma que sua vitória não me incomodou como por exemplo Preciosa levando roteiro adaptado, Guerra ao terror em filme, roteiro original, edição de som e mixagem de som ou Sandra Bullock levando melhor atriz no ano passado, mas reconheco que haviam candidatos melhores e que fizeram trabalhos mais inventivos, criativos e diferentes.

Esperava muito da apresentação de Anne Hathaway e James Franco devido aos vídeos bem engraçados que estavam saindo sobre sua "preparação" para a festa, mas eis que se mostrou bem mais simples e apagado do que presupunha. Não fizeram nada de errado e acertaram no tom, mas simplesmente não foram notáveis. Anne tem um carisma natural impressionante e se destacou mais que Franco por exemplo que não teve nenhum grande momento, com exceção de quando entrou travestido no palco, rsrs! Muitos destacam, dentre o qual me incluo, a engraçada e divertida participação de Kirk Douglas, no auge dos seus 94 anos. ("And the oscar goes to... You know", rsrsrsrsrsr!).

Enfim, desde o término de uma das temporadas mais desgradáveis que me lembro venho aguardando esta edição do oscar e eis que o resultado não foi lá tão positivo. Tradicionalismo e previsibilidade foram as maiores marcas da maior festa do cinema. Agora é aguardar a 84ª edição do prêmio. Como qualquer cinéfilo viciado, já começamos a especular sobre os futuros indicados, rsrsrs!

____________________________________________________________________

***** Retrospectiva FreakAwesome: *****

Foram 22 postos esclusivos sobre a corrida para o oscar e mais de 20 críticas de filmes que estavam com possibilidades. Tudo isto para, enfim, chegarmos neste momento de despedida. Por gostar muita dessa temporada de premiações, os meses de dezembro e janeiro sempre vem com mais posts.

Os caminhos do blog ainda são incertos! Começou como o título anuncia, sendo uma forma de diversão e cultura para os estudantes do CEFET/RJ. Eramos vários postando, mas o tempo passou e as pessoas foram sumindo e eu praticamente me tornei o único a postar periodicamente, isto é bom até porque o post se unificou tendo agora tema fixo: Cinema. Não sei se contarei com ajudantes neste ano tão atarefado na minha vida, mas a função principal é continuar comentando e criticando ao máximo tudo que der. Podemos não ser os mais entendidos do mundo, mas procuramos nos esforçar ao máximo para descobrir e saber o máximo sobre esse assunto tão fantástico e nos aprimorar cada vez mais.

Pelos próximos meses o oscar e as premiações ficarão fora do nosso convívio periódico, mas retornaremos com postagens sobre personalidades de cinema, quizzes, críticas, informes e novidades de próximos projetos e, este ano em especial, farei uma espécie de especial lembrando as maiores produções da década passada. Além disso tentarei sair um pouco do domínio de Hollywood para tratar mais de produções européias, africanas, asiáticas, latinas etc.

Nos próximos meses, o blog receberá novos marcadores como: Quizzes, Críticas, Temporada de premiações 2011/2012, Personalidades do cinema, Informes e novidades etc... tentando tornar o blog mais fácil de ser lido sem que tudo que é escrito esteja unicamente em "Cinema" (dada a idéia inicial do blog é entendível a razão da estrutura antiga)!

Já tratando de o que vem por aí, deixo sem mais comentários uma foto da absurdamente fantástica Meryl Streep em mais um papel que promete muito.
___________________________________________________________________

Pessoal, é isso! Não sumam do blog, continuem firme e forte e comentem mais, participem de enquetes etc! xD

Abraço a todos e até a próxima! ^^

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Transmissão do oscar 2011

Vim, neste post rápido, apenas desejar a todos um bom oscar! Os dados já foram lançados, as apostas foram feitas, a político e merchan já tiveram seus lugares. Agora só falta o sol dar lugar a lua e esperarmos um pouco para que a festa começe, aqui no Brasil.

Para quem não sabe a festa será transmitida pelo canal pago TNT, começando às 21:00, onde passará o tapete vermelho. Para quem quiser ver os vestidos e o lado social de algum dos indicados, é uma boa pedida.

A globo continua com seu jogo patético de preferir a 11ª edição de um programa sem cultura que poucos ainda aguentam ver. É claro que estou falando de BBB 11! Dessa forma, metade da exibição do oscar não passará, tendo apenas flashes do teatro Kodak no meio da programação instrutiva do BBB. Mas ao terminar o programa, a emissora terá a bondade de passar a festa. Tirando o lado capitalista, porque não deixa a record ou sbt comprar o direioto de exibir o oscar? Tenho certeza que eles tratariam esse material com muito mais carinho!

Para quem não gosto dos comentários nem de José Wilker na globo nem de Rubens Edwald Filho na TNT e não gosta de tradução simutânea (mesmo a da globo sendo excelente), pode assistir pela internet, mas é importante ter uma internet razoável para isso!

Quando for 21:00 - 22:00 virei aqui postar alguns links que passarão a premiaçã,ok?!

Abraços a todos, divirtam-se!!!

Assim que acabar o oscar ou amanhã por volta de 15:30 eu posto sobre os vencedores! XD

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os 25 melhores diretores da atualidade

Há menos de 2 dias da maior festa do cinema americano, venho com um post simples tratando a respeito de uma polêmica lista da Enterteinment Weekly dos 25 melhores diretores vivos.

É claro que pouquíssimos concordarão e cada um tem uma completamente diferente, mas não custa ver uma lista externa:
____________________________________________________________________

25. Wes Anderson

24. Mike Leigh

23. Brad Bird

22. J.J. Abrams

21. Spike Lee

20. Edgar Wright

19. Peter Jackson

18. James Cameron

17. David Lynch

16. David O. Russell

15. Kathryn Bigelow

14. Danny Boyle

13. Roman Polanski

12. Guillermo del Toro

11. Paul Thomas Anderson

10. Pedro Almodóvar

9. Clint Eastwood

8. Terrence Malick

7. Quentin Tarantino

6. Joel e Ethan Coen

5. Darren Aronofsky

4. Martin Scorsese

3. Steven Spielberg

2. Christopher Nolan

1. David Fincher

____________________________________________________________________

Anun

É de se assustar a 1ª opção para David Fincher. De fato ele é o diretor do momento e já vem com 2 projetos consecutivos super elogiados, são eles "O curioso caso de Benjamin Button" e "A rede social". Além de ter outros filmes geniais no currículo como "Clube da luta" e "Zodíaco".

Nolan está lá em 2º sem nem mesmo ter sido indicado ao oscar 1 vez... Vergonhoso, hein academia? rsrsrs! Para mim ele merecia ter ao menos 2 indicações, por "Amnésia" e por "O cavaleiro das trevas".

No geral gostei bastante da lista que conta com os grandes diretores da atualidade realmente. Claro que alguns estão faltando e outros não mereciam nem tanto estar aí, mas nada é perfeito e gosto é gosto, né? Poderia colocar na lista nomes como Andrew Stanton e Paul Greengrass e tiraria facilmente Edgar Wright e Spike Lee, por exemplo.

Alguns reclamam da exclusão de Tim Burton, mas bato palmas para sua esnobada pelo seu momento. Há tempos o diretor não nos brinda com um trabalho realmente interessante e seus últimos filmes foram bem próximos do descartável, são eles "Alice no país das maravilhas" e "Sweeney Todd". Mas se a lista realmente seguisse o que prometeu em selecionar os melhores diretores vivos, colocaria Tim Burton sim, afinal alguém que tem "Peixe Grande" e "Ed Wood" na filmografia merece nosso completo respeito.

James Cameron merece aparecer, mas está no lugar certo, lá pro final, rsrs! Acho que David O. Russel apareceu aí mais pelo seu ano em "O vencedor" do que por qualquer outra coisa.

É claro que essa é uma lista "americana",né? Com exceção de Pedro Almodóvar, todos são de hollywood. Mesmo assim o diretor espanhol já tem um carinho incrível em terras do "novo mundo rico", rsrs!

Alguns nomes poderiam aparecer aí como Jean Pierre Jenut, Lars Von Trier e Michael Haneke. Ouros diretores vivos que já nos brindaram com trabalhos geniais foram Woody Allen, Ron Howard, Gus Van Sant e tantos outros...

Enfim, comentei aqui rapidamente sobre essa lista que achei bem interessante. O 1º dessa lista pode e acredito que será premiado no domingo, é aguardar para ver, está chegando! Neste sábado ou domingo de mahã postarei um post final de prepração para a festa da academia.

Abraços e até lá!^^

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Post VI - Apostas do oscar 2011


27 de fevereiro de 2011 – Teatro Kodak

Desde o rápido pronunciamento de “and the winner is... The hurt locker” no início de 2010 por parte de Tom Hanks, o mundo cinéfilo se prepara e especula sobre quais astros conseguirão ser indicados ao prêmio (supostamente) máximo da indústria do cinema mundial. Um longo ano se passou, filmes foram lançados, discussões e bate boca ocorreram e depois de muitos bolões, especulações e mistério, tivemos os indicados ao oscar 2011. Depois de um sem número de prêmios menores e outros mais “respeitados” como Globo de ouro, BAFTA, Critics Choice e o prêmio dos sindicatos anunciarem seus vencerores, chegou a vez da academia cinematográfica de Hollywood.

Os cinéfilos aguardam e roem a unha do pés para uma espécie de noite síntese, onde finalmente sairão os resultados que a tanto se especula e discute. Apesar de muitos, entre os quais me incluo parcialmente, não darem completa credibilidade ao oscar, é interessante ver a festa, ouvir as piadas, descobrir ao vivo quem levou em cada categoria, conferir seu bolão etc...

Neste último post da sequência “Apostas do oscar 2011”, venho tratar do prêmio máximo, o de melhor filme do ano. Comentarei “sucintamente” a respeito dos 10 indicados aqui, depois de revê-los, e comentarei sobre a minha aposta principal, quem eu acho que merecia, quem ficou de fora etc.

Mas antes de prosseguir, eis os links de cada um dos posts da série feitos anteriormente:

Post I – Canção original, trilha sonora, animação e filme estrangeiro.

Post V - Roteiro adaptado, roteiro original, montagem e diretor.

______________________________________________________________________

Quem deve ganhar: “O discurso do rei” é o favorito, mas “A rede social” tem plenas chances de levar também.
Quem eu queria que ganhasse: “Cisne negro”, mas sei que é quase impossível. De qualquer forma fico feliz com a vitória de qualquer um dos dois filmes citados acima.
Surpresa: Não houve. Que bom que esse ano não tivemos um filme estilo sessão da tarde como “Um sonho possível” indicado aqui, rsrs!

Comentário: ___________________________________________________

O discurso do rei: Jamais na história um filme venceu o prêmio máximo no PGA (melhor filme), DGA (melhor diretor) e SAG (melhor elenco) e não levou o oscar, por isso seu franco favoritismo. Além disso, muitos votantes na academia declaram que está havendo uma aura “pró” o filme do rei gago. Realmente é um filme excelente, mas que é tradicional, o que vai contra o atual desejo da academia de “não-tradicionalismo”, o que pode ser exemplificado ao lembrar da vitória de um filme de Bollywood e de uma produção independente de 11 milhões apenas.
Crítica do Freakawesome sobre “O discurso do rei”

A rede social: Vencedor do globo de ouro e do Critics Choice Award (que tem muita força em prever os vencedores do oscar) e além de ter ganho a enorme maioria de pequenos prêmios da crítica anteriores. O filme era considerado barbada no oscar, de forma que alguns diziam que este ano seria um dos mais “óbvios” que se tem notícias a tempos, pois deste o início da temporada de premiações, todos confiavam na história do facebook para receber a láurea máxima da academia. Numa das reviravoltas mais monumentais da história do oscar aos 45 do 2º tempo, os irmãos Weinstein mostram que sabem fazer um lobby bem feito, rsrs! Não digo que “O discurso do rei” não mereça, mas numa temporada em que “A rede social” estava fazendo a limpa, há algo a se refletir nessa mudança...
Crítica do Freakawesome sobre “A rede social”

O vencedor: Quase não tem chance nenhuma de ganhar na categoria principal, mas que para mim é o 3º que mais tem chances por ter sido lembrado em todos os grandes prêmios, com exceção do BAFTA. É um filme bem interessante que sai do lugar óbvio de um filme de “boxe” e trás, sem dúvidas, o melhor elenco do ano.
Crítica do Freakawesome sobre “O vencedor”

Cisne negro: Ao lado dos filmes dirigidos por Tom Hooper, David Fincher e David O. Russel, está a obra prima moderna com ar gótico dirigido por Darren Aronofsky e estrelado pela favorita ao oscar de melhor atriz Natalie Portman. As chances de vitória também são inacreditavelmente baixas, mas admito que ficaria feliz com a surpresa, rsrs! Já anunciei inúmeras vezes no blog que achei o filme deslumbrante e chega, até, a ser melhor que os favoritos do ano na humilde opinião do cinéfilo que vos escreve, rsrs!
Crítica do Freakawesome sobre “Cisne negro”

Bravura indômita: E eis que a produção com ar western dirigido pelos chamados queridinhos da academia, se consagra como um dos 5 melhores filmes do ano, ao “furtar” a vaga de Nolan em direção. As chances são mínimas, quase nulas na verdade, mas temos aqui um filme interessante, bem realizado de uma maneira geral e com excelente elenco, especialmente os protagonistas (SIM, protagonistas!) Haile Steinfield e Jeff Bridges.
Crítica do Freakawesome sobre “Bravura indômita”

A origem: Indicado ao globo de ouro, DGA, Critics Choice Award e BAFTA como melhor diretor, mas ignorado no oscar. Alguém tem dúvidas que a academia tem alguma coisa contra Christopher Nolan? rsrs! Mesmo assim o filme é dito por maioria como um dos grandes do ano, incluído no TOP 5 até. Vencedor de 6 prêmios no Critics Choice, se sobresaiu com o maior número de vitórias, levando várias técnicas. Acredito que a academia vai podar vários prêmios, mas ao menos uns 3 acredito que ele leva. Efeitos visuais é certo, edição de som é quase. Já em mixagem de som, o coloquei como minha aposta, mas não levo muita fé na sua vitória aqui e não é por falta de merecimento. Também pode ser que ganhe em direção de arte repetindo o resultado do BAFTA. Mas em melhor filme não vejo quase nenhuma possibilidade.
Crítica do Freakawesome sobre “A origem”.

Toy Story 3: Mais uma animação genial da Pixar que ganhou a imensa maioria dos prêmios como filme animado, mas para melhor produção do ano suas chances são tão grandes quanto a que ele tem de perder seu oscar de filme de animação para a produção francesa “O mágico”, rsrs! Acredito que se ele levasse, a grande maioria iria ovacionar a academia, mas acredito que ela não tem “coragem” de considerar uma animação a melhor produção do ano, especialmente num ano como esse.
Crítica do Freakawesome sobre “Toy Story 3”

127 horas: A produção de “Quem quer ser um milionário?” está de volta, mas não terá o mesmo sucesso que da outra vez. É um filme realmente fantástico que se destaca especialmente pela direção de mestre de Danny Boyle, roteiro impressionante dele com Simon Beaufoy e atuação soberba de James Franco. Sua indicação aqui e em mais outras 5 categorias mostram a força do filme como um dos grandes desse ano, mas para ganhar não vejo nenhuma chance.
Crítica do Freakawesome sobre “127 horas”

Minhas mães e meu pai: A comédia indicada entre as 10. Não gostei tanto assim do filme e jamais entraria no meu TOP 10, talvez nem TOP 20 do ano. O destaque do filme vai para o elenco especialmente Bening e Moore e em parte para seu roteiro, mas nada tão além disso. Acho que o filme está sendo um pouco superestimado.
Crítica do Freakawesome sobre “Minhas mães e meu pai”

O inverno da alma: A academia não premiaria uma produção monetariamente reduzida em anos consecutivos. Este é aquele filme descompromissado com premiações, mas que surpreendeu no festival de Sundance e foi ganhando mais e mais força e sua aparição como os 10 do ano era certo para representar o “indie”. Eu particularmente não gostei do filme, o achando lento e sonolento demais, mas muitos gostaram, como os próprios membros da academia.
Crítica do Freakawesome sobre “O inverno da alma”.
______________________________________________________________________

Meu TOP 10 particular dentre os indicados a melhor filme:
Cisne negro – 10,0
O discurso do rei – 9,5
A rede social – 9,3
Toy Story 3 – 9,2
A origem – 9,0
Bravura indômita – 8,7
O vencedor - 8,7
127 horas – 8,0
Minhas mães e meu pai – 7,0
O inverno da alma – 5,0

Eis um post gigante para terminar com chave de ouro toda a “cobertura” que foi dado pelo blog a esta temporada de premiações com direito a apostas para globo de ouro e oscar, quis, anúncios quase diários, críticas de quase todos os filmes indicados etc.

Dia 28 de fevereiro teremos o post com os vencedores do oscar e para terminar em meados de março farei uma lista com os meus indicados em cada categoria do oscar. (Disse que este é o último post da cobertura do oscar, pois estes dois últimos não contam, vistos que já teremos os vencedores da academia).

Espero que tenham gostado e tenham dito disposição para ler tudo, rsrs!

Abraço a todos!

Namorados para sempre

Depois uma longa espera, finalmente consegui assisti ao filme que atende, em terras nacionais, por uma das piores “traduções” do ano. Falo do filme “Namorados para sempre” ou em seu título nacional “Blue Valentine”. O título nacional dá a atender que veremos um romance excessivamente meloso, o que não é verdade. Temos aqui um drama estrelado por Ryan Gosling e Michele Williams, em atuações impecáveis e irretocáveis, que trata de família e também do amor no passar do tempo. (Recebeu a indicação ao oscar de melhor atriz para Michele Williams.) O primeiro e principal ponto a se destacar são as atuações do casal protagonista. Ryan Gosling vem chamando muito a atenção da crítica faz certo tempo, já tendo até sido indicado ao oscar de melhor ator por “Half Nelson” (filme pelo qual merecia ganhar o oscar) e sido surpreendente esnobado como por sua genial atuação no dramático “Garota ideal”, onde ele fez um rapaz perturbado que se apaixonada seriamente por uma boneca. Esse ano, infelizmente, ele foi esnobado pela sua magnífica atuação neste filme. Seu personagem é real, original, humano e perfeitamente construído pelo ator, claro que ajudado pelo roteiro e até mesmo pela direção “natural”. Michele Williams, por sua vez, conseguiu ganhar a 2ª indicação ao oscar na sua carreira por esse filme. A 1ª foi pela drama “O segredo de Brockeback Mountain”, onde ela fez a esposa de um homem que mantem relações sexuais com seu amigo, interpretado pelo falecido Heath Ledger. Realmente ela está um pouco superior a seu parceiro de elenco, mas isto, encaro mais pela sua personagem ter uma maior construção no filme, o que pode ser evidenciado, dentre outras coisas, por explicitar a sua situação familiar etc. Para mim, sua atuação como principal é inferior apenas a de Natalie Portman por “Cisne negro” e mesmo assim por pouco.

Além disso, elogio também seu roteiro bastante natural e interessante no desenvolvimento da relação dos protagonistas. A direção é precisa, mesmo sendo sonolenta por algumas vezes. Mas ao terminar o filme, realmente o que fica são as atuações de Gosling e Williams e pouca coisa a mais. Volto a dizer, não vá assistir pensando que é uma exemplar excessivamente romântico. Há muito disso, mas não é tudo no filme que tem muito mais drama que romance propriamente dito.

NOTA: 7,0

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Post V - Apostas do oscar 2011

Olá a todos! Coemeçemos nosso Post V, onde tratarei das categorias diretor, roteiro e montagem.

Vamos lá:
____________________________________________________________________


Aposta de quem vencerá: A rede social

Quem eu queria que ganhasse: A rede social

Surpresa: A esnobada da genial edição de "A origem". Realmente todos os 5 indicados são trabalhos merecedores, mas para mim o filme do Nolan é o 2º melhor do ano na categoria. Tiraria "127 horas" da lista.

Comentário sobre cada indicado:

  • A rede social: Um trabalho fantástico, alternando entre várias cenas em ambientes diferentes e que dá uma impressionante agilidade ao filme. É esta categoria que ajuda muito no poder de envolvimento na obra. Trabalho de mestre que já tem o oscar quase certo nas mãos.
  • O discurso do rei: Uma montagem bem ao estilo britânico que nos envolve a todo instante também. A edição, aliada a direção, que nos faz assistir a duas horas de filme sem enjoar nem por um segundo, muito pelo contrário. Mas bate de frente com a monstruosidade de "A rede social".
  • Cisne negro: Tem um papel importante ao nos envolver e perturbar por partes da projeção. Outro trabalho digníssimo que junto com a épica trilha sonora nos faz lembrar o poder do cinema.
  • O lutador: Montagem impecável que ajuda muito no clima do filme. As cenas de luta contam com esta parte elevada a enésima potência e se torna tão digna de reconhecimento.
  • 127 horas: Trabalho de mestre, mas que não estaria na minha lista particular em prol de "A origem". Danny Boyle ajuda muito nessa categoria com sua "camêra nervosa" que não para quieta nem um instante, mesmo tendo um só personagem no filme, preso a uma rocha, rsrs!

Comentário geral:

Categoria fortíssima, mas que tem um trabalho que se sobrepoem aos demais e portanto é o merecedor mór. Esta é uma das categorias que acredito estar "certa".

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: A rede social

Quem eu queria que ganhasse: A rede social

Surpresa: Sem nenhuma novidade. Os 5 indicados estavam sendo esperados já.

Comentário sobre cada indicado:

  • A rede social: Já babaram tanto o ovo do roteiro deste filme que fico sem graça até, rsrs! Da 1ª vez que assisti ao filme não entendi a monstruosidade do roteiro, mas na 2ª vez não teve como não perceber. Prêmios merecidos que vem recebendo até agora e junto com Toy Story 3 é a maior barbada do ano.
  • Toy Story 3: O roteirista de "Pequena Miss Sunshine" nos brinda com, talvez, o roteiro mais tocante de uma animação americana. Conseguir fazer rir, entreter, chorar, envolver e pensar são méritos muito difíceis de se encontrar, mas todos num só é quase impossível, mas eis um exemplar!
  • 127 horas: Boyle e Beuafoy vem num trabalho genial. Conseguem nos brindar com um bom filme que não desanima, mesmo se passando exclusivamente com um homem preso numa rocha, rsrs! Este mérito é muito grande! Seu tom reflexivo, real e natural são impressionantes.
  • Bravura indômita: Roteiro muito bom, mas já cai um pouco em relação aos 3 primeiros já citados na categoria. O problema desde aqui é não dar "rosto" aos vilões e, de certa forma, não causar os sentimentos que deveria em certos momentos do filme.
  • O inverno da alma: Não sou grande fã do filme, mas seu roteiro cru e realista é dito como da melhor qualidade. Seu tom de nunca imaginar o que acontecerá em seguida são grandes méritos. Esta é a única categoria que gostei do filme, mesmo com sua direção excessivamente fria e sonolenta.

Comentário geral:

Categora barbada de ouro. O roteiro do filme ganhou simplesmente TODOS os prêmios da temporada. O "TODOS" não é exagero, realmente ele não deixou de perder nenhum, rsrs!

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: O discurso do rei

Quem eu queria que ganhasse: O discurso do rei.

Surpresa: A esnobada de Cisne negro e a entrada de "Another year". Muitos dizem que o roteiro de Mike Leigh é hiper humano e bem interessante, de forma que sua indicação se mostra justa. Mas de qualquer maneira o roteiro de "Cisne negro" é o 2º melhor o ano para mim, bem próximo do de "O discurso do rei", sendo sua esnobada muito injusta.

Comentário sobre cada indicado:

  • O discurso do rei: Seu roteiro ganha muitos méritos por aliar tão harmoniosamente a visão de realeza e a visão humanística e até impotente do rei George VI. Apesar de ter sido criticado de forma pífia e descartável nos últimos dias por não dizer toda a "verdade" sobre o rei gago quanto a sua visão nazista, ainda é o franco favorito principalmente depois do filme levar o PGA, SAG e DGA.
  • A origem: É o roteiro original mais premiado na temporada, mas que apesar de ter muitos méritos apresenta alguns graves problemas quanto a construção óbvia do seu enredo e da utilização quase secundária ou nula da maioria de seus personagens. A indicação é válida para o genial Nolan, mas não a vitória.
  • Minhas mães e meu pai: Roteiro elogiado há muito tempo que chegou aqui. As chances de vitória são praticamente nulas, mas merece sua indicação por tratar com tanta naturalidade de questões intrincadas como a construção da família, sua desconstrução, seus problemas e tudo isso usando como pano de fundo a nova estrutura familiar mundial e o homossexualismo. O mais incrível é construir uma comédia dramática a partir daí, rsrs!
  • O lutador: Roteiro bem construído que deu a força pro filme chegar onde está. Achei um trabalho consideravelmente convencional, mas que mesmo assim tem seus méritos.
  • Another year: Ainda não assisti ao filme, mas ouso tanto do seu roteiro que estou convencido que o mestre Leigh caprichou de novo, rsrs!

Comentário geral:

Antes da "ressureição" do filme britânico que o tornou favorito do ano, estava difícil imaginar quem ganharia entre "A origem", "Cisne negro" e "O discurso do rei", mas um deles não foi indicado, o outro não foi 100% abraçado pela academia e o último... Vcs já sabem, rsrs!

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: David Fincher por "A rede social"

Quem eu queria que ganhasse: Darren Aronofsky por "Cisne negro"

Surpresa: A esnobada de Christopher Nolan que se torna agora o maior diretor americano sem ter ao menos 1 indicação na categoria. Depois de trabalhos de mestre esnobados como "Amnésia" e "O cavaleiro das trevas", seu reconhecimento poderia vir com o também interessante, mas inferior, "A origem", mas nada. Os Coen entraram no lugar.

Comentário sobre cada indicado:

  • David Fincher por "A rede social": Direção de gênio. Na 1ª vez que assisti ao filme não gostei tanto, mas da 2ª achei impecável. Prefiro Darren, mas fico contente se ele vencer também pelo excelente trabalho. Além disso ele é responsável pela direção de um dos meus filmes favoritos, o absurdo: "Clube da luta".
  • Tom Hopper por "O discurso do rei": O vencedor do DGA sempre se torna favorito no oscar e essa não é uma exceção já que quase nunca tais prêmios discordam, mas ainda acredito em Fincher. Ele levou a grandiosa maioria dos prêmios da temporada e sua vitória era óbvia antes do DGA. Já não é tão óbvia, mas acho que ainda acontecerá. Hopper dirige seu filme de forma impecável e agradável no maior estilo britânico que tanto AMO. Não ficaria triste se ele levasse, mas ainda prefiro Aronofsky e Fincher.
  • Darren Aronofsky por "Cisne negro": O que ele faz nesse filme é, para mim, um dos trabalhos mais geniais dos últimos anos e talvez desse início de século. Sua direção chega ao nível da perfeição ao nos proporcionar os mais diversos sentimentos e nos fazer lembrar porque gostamos tanto do cinema. O poder que ele pode passar é estarrecedor e isto fica claro nas suas mãos.
  • David O. Russel por "O vencedor": Direção de mestre e digníssima de nota. Muitos acham que Nolan poderia entrar em seu lugar, mas acho este aqui um pouco superior a aquele. Seu filme corre com perfeição e muitas cenas são impecáveis.
  • Joel e Ethan Coen por "Bravura indômita": A direção "azarona" do ano. Paticamente não apareceu em prêmio nenhum, mas chegou aqui. Trabalho bem realizado e super digno, mas que não merecia estar entre as 5 melhores já que esse ano está fantástico.

Comentário geral:

Categoria fortíssima. Fincher tem mais força, mas de certa forma Hopper é o favorito. Torço por Aronofsky, mas sei que é quase impossível sua vitória. Fico feliz com qualquer um dos três que levar.

____________________________________________________________________

**********MUDANDO DE ASSUNTO: **********

Saíram hoje os vencedor do BAFTA. Como esperado, o vencedor principal da noite foi "O discurso do rei" que ganhou como melhor filme do ano E melhor filme britânico, fato inédito até ontem.

Todo o elenco do filme foi premiado. Isso mesmo! Colin Firth levou como melhor ator pelo 2º ano seguido (óbvio, rsrs!), Geoffery Rush ganhou de Christian Bale e levou como o ator coadjuvante do ano e a famosa Belatriz Lestrange, Helena Bonham Carter, ganhou em atriz coadjuvante (já que as 3 melhores atuações coadjuvantes indicadas ao oscar não foram sequer lembradas no BAFTA).

Fincher levou como diretor e Portman como atriz. Uma surpresa foi a vitória de "A origem" em direção de arte" que todos esperavam ir para o queridinho dos britânicos ou "Alice".

Para mais notícias, clique AQUI.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

**********MUDANDO DE ASSUNTO DE NOVO: **********

Na nossa enquete, a poplaridade de Nolan talvez o tenha levado a ganhar com 42% dos votos. Em seguida Aronofsky ficou com 35% e depois Tom Hopper com 14%. Fincher ficou com 7% e os Coens com 0%!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pronto pessoal! Acabou o "Post V"! Agora só nos falta o último, onde falarei sobre os melhores do ano na visão da academia. Este post só sairá na semana que vem, já que irei rever alguns para ter uma visão mais "precisa".

Abraços e até o próximo!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Post IV - Apostas do oscar 2011

Olá! ^^

Pois então, sem enrolações, vamos ao antepenúltimo post do assunto "Apostas do oscar 2011".
(Lembrando que as fotos abaixo da aposta principal na categoria NÃO tem posições aleatórias. Quando menos chances ele tem de ganhar, mas a direita ele fica, logo o mais a esquerda é o 2º com mais chances, o imediatamente a direita é o 3º etc...)
____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: Christian Bale por “O vencedor”.

Quem eu queria que ganhasse: Christian Bale por “O vencedor”.

Surpresa: A maior surpresa foi a esnobada de Andrew Garfield por sua excelente atuação em "A rede social", mas que no fundo já era razoavelmente esperado que John Hawkes ficasse com sua vaga por "Inverno da alma", injustamente na minha opnião.

Comentário sobre cada indicado:

  • Christian Bale por "O vencedor": Atuação magnífica em todos os sentidos. Alguns dizem que ele só vai ganhar o oscar pela tranformação física, mas aposto que essas pessoas ainda não viram seu filme. Ele consegue nos fazer esquecer o "Batman" e estar no tom certo em todas as cenas. A sua cena final com Mark Whalberg é absolutamente genial.
  • Geoffrey Rush por "O discurso do rei": Outra atuação magnífica que estaria levando todos os prêmios não fosse por Bale. Rush está no mesmo patamar que Firth e jamais perde sua força. Diálogos e olhares precisos compõe uma das atuações mais acertadas desse ano.
  • Mark Ruffalo por "Minhas mães e meu pai": Depois de muito tempo Ruffalo consegue sua indicação ao oscar. Muitos o consideram um grande "canastrão" e não merecedor de estar aqui e eu concordo com a última parte. Ele tem uma atuação boa, natural, mas simples, sem grandes momentos. A vitória é quase impossível. Dizem que sua forma de atuação é de uma escola rara de se encontrar hoje em dia, que preza exatamente a naturalidade no filme, e por isso ele merece méritos.
  • Jeremy Renner por "Atração perigosa": Indicação consecutiva ao oscar. Ano passado ele veio como principal por "Guerra ao terror" e esse ano por "Atração perigosa". Sua atuação é boa, mas ainda não sei se tão digna assim de prêmios. Entre os principais contenders do ano, sua indicação é válida, mas garanto que há outros coadjuvante incríveis esquecidos por aí. Bill Murray por "Get low" poderia ser um deles.
  • John Hawkes por "Inverno da alma": Depois de uma longa carreira, conseguiu uma indicação, mesmo que, para mim, injusta. Andrew Garfield ou Armie Hammer ou Bill Murray poderiam aparecer no seu lugar facilmente.

Comentário geral:

É uma categoria praticamente entregue para Bale. As chances dele não vencer são muuuito pequenas, sendo considerada uma barbada para a categoria no ano. Venceu a maioria dos prêmios e todos os grandes que saíram ultimamente como SAG, globo de ouro e Critics Choice Award. A surpresa será se ele não vencer e se acontecer, o que duvido muito, só poderia ser para Rush mesmo.

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: Melissa Leo por “O vencedor”.

Quem eu queria que ganhasse: Melissa Leo por “O vencedor”, mas não ficaria triste se Haile Steinfield levasse.

Surpresa: A exclusão de Mila Kunis.

Comentário sobre cada indicado:

  • Melissa Leo por "O vencedor": Sua atuação é realmente genial, perfeita. Emocionante e real na medida e tons certíssimos. Sua vitória é merecida e, de fato, é a favorita por ter ganho todos os grandes prêmios até aqui. Mas sua insegurança pode ser responsável por uma surpresa grande na noite. É que ela começou a tirar dinheiro do seu próprio bolso para fazer uma campanha completamente descartável para que ela venca o oscar, usando de táticas ridiculamente fracas. A academia não gosta nem um pouco desse tipo de atitude, então não se surpreendam se ela não vencer.
  • Haile Steinfield por "Bravura indômita": Considero sua vitória muito possível também e não é apenas por causa da péssima atitude de Leo não. Sua atuação está sendo muuitíssimo elogiada pela crítica e é a 2ª grande vencedora de prêmios da temporada. Mas vocês podem dizer: "Puxa, ela nem foi indicadaao globo de ouro e não ganhou o SAG, ela nem tem chances". Mas respondo: Os votantes do GG não tinham assistido "Bravura indômita" ainda (por isso sua completa esnobada) e o sindicato composto apenas poa atores tende a preferir atrizes mais maduras mesmo, logo Haile mal tinha chances. Mas o oscar gosta de surpreender e há muitas chances de ser aqui na magnífica atuação da jovem atriz.
  • Helena Bonham Carter por "O discurso do rei": Seu filme foi elogiadíssimo e sua atuação também, mas muitos que o assistem agora, inclusive eu, não veêm uma grande razão para tais elogios para a esposa de Tim Burton. Tem uma atuação certa, mas nada tão digno de prêmios. Considero Dianne West por "Reencontrando a felicidade" ou Barbara Hershey e Mila Kunis por "Cisne negro" muito superiores. Mas a força do filme e a ajuda que sua provável vitória no BAFTA trará (já que o BAFTA adora premiar filmes e atores britânicos) também pode ajudar.
  • Jacki Weaver por "Animal kingdom": Só para uma atriz coadjuvante de um filme australiano razoavelmente ignorado chegar aqui já podemos perceber que sua atuação está absurda. Elogiadíssimo por 10 em cada 10 críticos. Gostei muito de sua atuação que mistura perfeitamente a frieza da avó de uma família de bandidos com a bondade de uma "vovó inocente". Mas não achei uma atuação tão absurdamente louvável quando andam dizendo por aí não. Considero sim digna de ter sido indicada ao oscar, mas não chega a ter uma atuação de outro mundo e tal. Ainda prefiro Leo, Haile ou Hershey.
  • Amy Adams por "O vencedor": Na sua terceira indicação de coadjuvante, o posto de "atriz coadjuvante" parece estar ficando fixo, quero ver quando ela será lembrada por algum papel principal bom. Sua atuação é boa e bem interessante, mas não achei justo que fosse indicada (e não fui o único). Mas apesar disso pode até mesmo vencer, quem sabe em represália a sua colega de elenco? Acho difícil, mas alguns dizem isso.

Comentário geral:

Categoria forte que estava certa antes da Leo começar seu marketing fajuto. Agora acho que qualquer coisa pode acontecer. Mas não concordei com as indicadas. Tiraria facilmente Amy Adams e Helena Bonham Carter para colocar Barbara Hershey e Mila Kunis, ambas por "Cisne negro".

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: Colin Firth por "O discurso do rei"

Quem eu queria que ganhasse: Colin Firth por "O discurso do rei"

Surpresa: A aparição de Javier Bardem na vaga que estava sendo concorrida entre Robert Duvall por "Get low", Ryan Gosling por "Namoradas para sempre" (acreditem, essa foi a tradução tosca que inventaram para "Blue valentine") e Mark Whalberg por "O vencedor". Observação: Surpresa não quer dizer necessariamente que foi unjusta, já que ainda não vi Bardem não posso afirmar nada.

Comentário sobre cada indicado:

  • Colin Firth por "O discurso do rei": Segunda indicação consecutiva para um ator que há tempos atrás eu não dava muito crédito. Mas ambas as performances foram geniais e dignas até mesmo de levar o oscar. Mas parece que esse ano nada tira seu prêmio. Atuação justamente elogiada num filme idem. Sua construção que mistura um rei poderoso e um simples humano atormentado pela gagueira é surreal. Seus olhar muda com incrível facilidade de fraqueza para força. Vitória merecida.
  • Jesse Einseberg por "A rede social": Acredito que é impossível alguém que não Firth venca aqui, mas o 2º seria Einseberg numa atuação muito boa em um filme fortíssimo. Cada olhar e sua fala acelerada juntos compõe um personagem bem real e muito interessante. Acho sua atuação inferior a de Firth, Duvall, Franco e Bridges, mas já que não sou eu quem dô o prêmio do oscar, ele é o 2º com mais chances de levar, rsrs!
  • James Franco por "127 horas": O eterno amigo do homem-aranha me surpreendeu e muito com sua atuação nesse filme. É incrível como ele SOZINHO (na frente das câmeras) consegue segurar nossa atenção por quase 2 horas de filme. Na maioria das cenas tem uma câmera na sua frente e pronto, ele que faz tudo. Nos emociona, nos faz refletir e tudo mais numa performance realmente completa. Além disso será o apresentador do oscar esse ano ao lado de Anne Hathaway. Suas chances de vitória são poucas já que temos o monstro Colin Firth, mas Franco está fenomenal. Junto com Jesse e Firth foram os 3 atores que foram indicados a tudo. As outras 2 vagas que eram o mistério.
  • Javier Bardem por "Biutiful": Ainda não vi o filme, mas deve estar muito bem para ter conseguido chegar aqui já que estavasendo praticamente ignorado pelos prêmios americanos da temporada. Sua única vitória foi em Cannes ao levar o prêmio de melhor ator. Muitos dizem que Julia Roberts fez até almoço na sua casa, chamando várias pessoas influentes para ajudar na indicação do amigo. Parabéns, conseguiu! rsrs!
  • Jeff Bridges por "Bravura indômita": Atuação impecável, mas coloquei com menos chances de vencer já que já ganhou o seu no ano passado. É incrível como Bridges faz o personagem extremamente carimático, até mesmo engraçado e bêbado ao mesmo tempo, rsrs! Para mim é o vice do ano no mesmo patamar de Robert Duvall numa atuação pouco comentada, mas absurda.

Comentário geral:

Comentário pífio: Mas todos os indicados que provavelmente não levrão começam com "J", rsrs! Mudou sua forma de ver o mundo, certo? rsrs! Só fui reparar isso quando fui escrever o nome para pôr na imagem. Mas enfim, categoria tão entregue, ou até mais, que a de melhor ator coadjuvante. Três indicados ao oscar de melhor ator no ano passado foram lembrados novamente esse ano: Renner,Bridges e Firth. Fico muito feliz em dizer: "Fico feliz com qualquer um que ganhar", isso indica o quão bom essa temporada de filmes está sendo. Em quase todas as categorias temos indicados maravilhosos, sendo que outros igualmente incríveis ficaram de fora. Há tempos que não via um ano assim.
____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: Natalie Portman por "Cisne negro"

Quem eu queria que ganhasse: Natalie Portman por "Cisne negro"

Surpresa: Nenhuma. Quatro atrizes estavam certas de aparecer aqui: Portman, Bening, Lawrence e Kidman. A 5º vaga estava entre Haile (que é protagonista, até mais que Bridges em "Bravura indômita"), mas que acabou indo injustamente para coadjuvante, Halle Berry por "Frank & Alice" até mesmo Hilary Swank por "Conviction" e Michelle Williams por "Blue valentine" (não me obriguem a usar o título nacional, por favor, rsrs!), sendo que a última realmente era a mais cotada para ocupar a vaga.

Comentário sobre cada indicado:

  • Natalie Portman por "Cisne negro": Sua personagem já virou ícone. Atuação assombrosa, estupenda e seja lá quais adjetivos positivos você pensar agora. Compõe uma personagem multifacetada, com medos, tristezas, opressões etc. Suas cenas de dança também são estarrecedoras. Realmente não vejo nenhuma outra atriz no mundo fazendo seu papel. E isso, meus amigos, costuma querer dizer uma coisa: Atuação fora da realidade.
  • Annete Bening por "Minhas mães e meu pai": Sua 4ª indicação e nenhuma vitória, apesar de ter chegado pertíssimo numa delas. Em todas as vezes anteriores perdeu para atrizes jovens em filmes dramáticos... Veêm alguma coincidência? rsrs! Sua atuação é impressionante, no tom exato, super perfeita. Ela consegue lidar com louvores com todas as emoções do filme, sem preconceito ou excesso dramático. Mas ainda fico com a impressionante Portman. Maas a academia pode surpreender e dar um oscar para a veterana, o fato é simples: Annete Bening é simplesmente a chefe do departamente de atores de Hollywood. Isso conta alguma coisa,né? rsrs! Afinal ela é a chefe de quem vai votar na sua categoria, rsrs!
  • Nicole Kidman por "Reencontrando a felicidade": O retorno de uma grande estrela. Fico muito feliz por isso! Depois de atuações consideradas fracas em filmes idens como "Invasores", "Austrália", "A feiticeira", "Nine" etc, ela vem forte numa atuação perfeita, realmente sem qualquer defeito. Nem uma fala exagerada, um olhar fora do foco, nada! Absolutamente perfeito. Mas suas chances são mínimas, não tendo levado praticamente nenhum prêmio da temporada.
  • Jennifer Lawrence por "O inverno da alma": Não gostei muita da sua atuação no filme. A achei certinha, sem falhas, mas que não me envolveu ou emocionou em praticamente nenhum momento, apenas em uma tal cena num rio... Quem viu, sabe! rsrs! É uma atriz jovem, na sua primeira indicação, num filme independente, concorrendo com atuações geniais. Panorama difícil de dar oscar.
  • Michelle Williams por "Blue Valentine": Ainda não vi o filme, por isso não falarei nada. Mas está sendo realmente muito elogiada. Mas suas chances de vitória são bem próximas de zero.

Comentário geral:

Aqui o duelo se dá entre Portman e Bening. A balança de favoritismo pesa muito mais para o lado do cisne negro, mas não duvido nem um pouco de uma surpresa.

____________________________________________________________________

Aproveito este momento para fazer um rápido comentário sobre a enquete feita aqui no blog sobre a melhor atuação principal e coadjuvante do ano. Entre os principais, o resultado foi:

  • Natalie Portman venceu sem dificuldades por "Cisne negro" com 66% dos votos.
  • Colin Firth com 20%.
  • Jesse Einseberg com 13%.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Entre os coadjuvante:

  • Christian Bale levou com 46% dos votos.
  • Andrew Garfield e Amy Adams ficaram com 13%.
  • E com 6% dos votos tivemos Melissa Leo, Marion Cottilard, Jacki Weaver e Barbara Hershey.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem pessoal, é isso! Aqui encerro o "Post IV" que trata das categorias de atuação. No próximo são as categorias que faltam com exceção da de melhor filme que receberá um post sozinho e grande, mas será mais tarde.

Abraço a todos e até mais tarde!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Post III - Apostas do oscar 2011

Eis a 3ª das 6 partes de apostas para o oscar 2010. Estas categorias são mais duvidosas e pode ser que eu erre todas as apostas do dia facilmente, rsrs! Optei por mostrar minhas apostas antes de saírem todos os prêmios dos sindicatos, exatamente para dar mais emoção e dúvida nas escolhas. Mas, no momento, eis meus favoritos, tentando considerar o que o poder do dinheiro e de um lobby bem feito podem provocar:
___________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: “O discurso do rei”

Quem eu queria que ganhasse: “Alice no país das maravilhas”

Surpresa: A entrada do italiano "I am love" e a razoável ignorada em "Cisne negro". "A tempestade" não deixa de ser surpreendente, eu coloquei na minha lista como azarão, por exemplo,mas entrou, rsrs!

Comentário sobre cada indicado:

  • O discurso do rei: O filme vem com pinta de favorito, então a academia pode querer premiá-lo de todas as formas imagináveis. E seu figurino é um setor de respeito no longa, não consideraria sua vitória nenhum injustiça.
  • Alice no país das maravilhas: Pode vencer e na minha opinião seria merecido. É um quesito que alcança níveis de excelência, sem sombra de dúvida.
  • Bravura indômita: Figurino certo, retratando fielmente o western, mas acho sua vitória algo bem complicado.
  • I am love: Figurino muito bom que retrata bem sua época. Trabalho interesantíssimo que, apesar de surpreendente, mereceu sua indicação.
  • A tempestade: Gostei dos figurinos que vi por fotos e por isso o coloquei como um dos meus indicados. Um figurino meio medieval, meio fantástico que agrada.

Comentário geral:

Pode ser um prêmio para "justificar" a vitória de "O discurso do rei" como melhor filme, mas não me surpreendo se as queridinhas Sandy Powell e Collen Atwood levarem a estatueta por seu trabalho no filme de Tim Burton.

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: “O lobisomem”

Quem eu queria que ganhasse: “Cisne negro” ou "Alice no país das maravilhas" que nem indicação conseguiram.

Surpresa: GRANDE. Cadê "Cisne negro" ou "Alice"? E por que "Minha versão do amor" ou "Caminho da liberdade"? Até mesmo "Bravura indômita" poderia entrar aqui então.

Comentário sobre cada indicado:

  • O lobisomem: Realmente esperava sua indicação e talvez até mesmo a vitória, já que seu trabalho aqui é notório.
  • O caminho da liberdade: Ainda não o assisti, mas pelos trailers e fotos não parece merecedor da indicação.
  • Minha versão do amor: Não assiti, mas parece ter uma maquiagem de envelhecimento que costuma agradar a academia. Pelo trailer parece ser uma maquiagem bem fraca, mas não posso garantir já que ainda não o vi por completo.

Comentário geral:

Reparo que esta categoria está ficando cada vez mais surpreendente, já que ano passado nem indicaram o suposto favorito a vitória: Distrito 9. Este ano acho que vai para o mediano "O lobisomem", mas o que importa não é sua maquiagem e ela está longe de ser só mediana.

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: “O discurso do rei”

Quem eu queria que ganhasse: “Alice no país das maravilhas”

Surpresa: Não houve uma grande surpresa ou injustiça, mas foi um pouco inesperado a entrada de Harry Potter e a esnobada da excelente direção de arte de Cisne negro. "A ilha do medo" também tem nesta categoria um setor de destaque no filme e pensei que pudesse aparecer, mas a esnobada realmente foi completa.

Comentário sobre cada indicado:

  • O discurso do rei: A direção de arte recria perfeitamente a Inglaterra da época e a academia adora essas recriações, principalmente se for do favorito ao oscar e se contar com o largo apoio "persuasivo" dos irmãos Weinstein, rsrs!
  • Alice no país das maravilhas: Uma direção de arte de fazer qualquer um se maravilhar, como costume nos filmes do Tim Burton. Ele já tem um histórico de vitórias nessa catgoria e isto não é a toa. Não sou grande fã do filme "Alice", mas ele merece esse oscar.
  • A origem: Direção de arte bem caprichada também, mas acho difícil sua vitória devido aos outros concorrentes. A recriação dos sonhos é excelente, mas não chega aos cifrões dos Weinstein nem ao assombro de "Alice", rsrs!
  • Bravura indômita: Categoria caprichada também, mas indigna de ganhar. Sua indicação também poderia ter ido para outro filme.
  • Harry Potter e as relíquias da morte - Parte I: Chances mínimas de vitória, apesar de ser um trabalho super caprichado. Já perderam oportunidades melhores que esta para premiar a saga.

Comentário geral:

Categoria que esta igual a figurino na minha concepção: "Alice" contra "O discurso do rei". Qualquer um dos 2 pode vencer e não seria nenhuma surpresa, mas ainda fico com o buzz do rei George, o gago.

____________________________________________________________________

Aposta de quem vencerá: “Bravura indômita”

Quem eu queria que ganhasse: “A origem”

Surpresa: Sem nenhuma surpresa.

Comentário sobre cada indicado:

  • Bravura indômita: Conta com uma bela fotografia do genial, mas ainda não premiado Roger Deakins. Já que este ano não temos um real favorito nesta categoria até agora, fico com ele mesmo, até pelo poder do filme e por ser a única categoria realmente possível de ocorrer uma vitória para a produção dos irmãos Coen.
  • A origem: É o que tem mais chances de vitória e pode sim ganhar facilmente a estatueta. Tomadas memoráveis e bem interessantes permeiam este grande filme.
  • Cisne negro: A fotografia que acompanha a dança das personagens é de uma pefeição surreal. O tom negro do filme e até mesmo o sentimento provocado ao assistí-lo se deve, muitas vezes, a este aspecto do filme. Ficaria super feliz com sua vitória.
  • O discurso do rei: Fotografia bonita e realmente memorável que ajuda na parte visualmente interessante da produção. Como já disse, nunca duvidem do poder de "persuasão" dos Weinstein, rsrs!
  • A rede social: Apesar de estar em último lugar, não descarto nem de longe a possibilidade da sua vitória, afinal o filme é forte e é bom no quesito.

Comentário geral:

Realmente essa categoria está em aberto até o momento. Saberemos mais quando sairem os vencedores do BAFTA e do sindicato dos cinematógrafos, até lá continuo com a fotografia ainda não premiada de Roger Deakins, mesmo não achando-a merecedora.

____________________________________________________________________

Eis o fim do Post III. Espero que tanham gostado. Mas afinal, concordam ou não? Será que errarei todas as apostas feitas hoje? Não duvidaria, tudo é possível, rsrs!

Até a próxima!xD