sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Falando de cinema...

OLÁÁÁ a todos! Finalmente vim dar minha contribuição para esse blog que está começando a nascer. Já foram postados 2 assuntos bem diferentes: programação (algo tipicamente nerd) e futebol (Paixão nacional. Algo mais normal) e agora, como o cinéfilo que sou, postarei a respeito de outro assunto: Cinema.

Por enquanto são 3 assuntos diferentes em menos de 5 posts. Essa é a meta: Tornar nosso blog o mais eclético quanto possível.
Muito filosofei sobre o que poderia escrever no meu 1º post, pensei em fazer uma crítica ou resenha de um novo filme ou algo assim, mas enfim, resolvi falar de algo, para mim, mais importante.
Postarei aqui meu TOP 10, os 10 melhores filmes que já vi na minha vida e olha que não são poucos. Esse ano já foram 134 na minha contagem! xD

Para tentar dar aquela "expectativa", irei começar do 10º em direção ao 1º. Irei fazendo uns comentários a respeito dos filmes: mostrando a história, curiosidades, premiações e dando minha crítica de forma bem simplificada a cerca do filme.

Não tenho a grande ambição de tentar escrever tão "poetica" e perfeitamente como nosso amigo Gabriel, minha intenção é somente fazer com que as pessoas achem a leitura interessante, simples, entendível etc.

Minha intenção não é convencer ninguém de que esses são de fato os melhores filmes da história, mas sim apenas mostrar a minha opinião a respeito do assunto.

Bem, vamos ao que interessa, o bendito TOP 10!

Resolvi tirar dessa lista os filmes "O senhor dos anéis - A sociedade do anel" e "O senhor dos anéis - O retorno do rei", pois acredito que eles nunca sairíam do TOP 2, visto que fui viciado pelos filmes, livro e o universo mitológico criado pelo genial J.R.R. Tolkien. O coração ficaria eternamente na frente na razão.





Essas imagens já conseguem mostrar a grandiosidade do filme e todo o título que o filme merece.

  • A trilogia foi vencedora de 17 oscar e recebeu 30 indicações. Todos os 3 filmes foram indicados a categoria de melhor filme e todos os filmes ganharam o oscar de melhor efeitos visuais.
  • A trilogia toda arrecadou quase 3 bilhões e custou 200 milhões.

Como podem notar os produtores tiveram um pequeno lucro!! xD

Enfim....Depois de mostrar minha paixão por esse filme, vamos para o TOP 10 agora, finalmente!



10º lugar - Casablanca(1942):

Vencedor de 3 oscar - Melhor filme, diretor e roteiro original.

Sinopse: "Rick é dono de um famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos Francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um salgado preço no mercado negro. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa, com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris."

Ganhei esse filme de presente de natal da minha irmã e em pleno dia 25 de dezembro fui vê-lo. Adorei a primeira vista. Além de ter um roteiro genial (considerado o melhor da história), o filme tem uma direção correta que soube passar por todas as dificuldades da produção (que não foram poucas) e fazer esse filmaço de primeira linha, considerado o 3º melhor da história pelo AFI (American Film Institute). É incrível quando começos a ver o filme pela 1ª vez e numa cena ou outra nós pensamos: "Pô, já vi essa cena antes", ou " Já ouvi essa trilha sonora", e o momento em que essa sensação ocorreu mais fortemente foi quando começou a ser tocada a música: "As time goes by", considerada uma das melhores canções já compostas para um filme.

Todo o elenco está fantástico nesse filme de situações magistralmente bem escritas e arquitetadas, mas o destaque para mim vai para Claude Rains como o capitão Renault.

Enfim...Se não conferiu esse filme ainda, você não sabe o que está perdendo. Não fique pensando: "Ahhh, o filme é mais velho que minha mãe e é em preto-e-branco ainda", pois ele é muito mais do que isso. E um grande filme, mesmo passados mais de 65 anos, não perde o seu poder e magia de encantar platéias do mundo todo! As emoções, o romance de tanto tempo atrás estão tão vivos nesse filme quanto se tivesse sido feito ontem!




9º lugar - Clube da luta(1999):

Sinopse: "Jack (Edward Norton) é um executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira, mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a freqüentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler (Brad Pitt). Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. Tudo ganha propósitos maiores quando as coisas começam a ficar loucas e surreais. "

Pela sinopse você pode imaginar que esse é um daqueles filmes "ignorantes", com muita luta, sangue etc, mas você pode ter certeza: Nunca esteve tão enganado na sua vida.

O filme conta com a direção genial de David Fincher, que impõe um ritmo perfeito ao filme, sem fazer você "olhar pro relógio" torcendo para acabar em nenhum instante, muito ao contrário, o filme te anima cada vez mais e você não para de perder o interesse pela história que se desenvolve perfeitamente. Além do filme todo já ser incrível, o final é um dos melhores da história do cinema na minha opinião e na de outros muitos cinéfilos espalhados pelo mundo por aí!




8º lugar - Diário de motocicleta(2004):

Sinopse: "A figura de Ernesto ‘Che’ Guevara(Gael García Bernal) é mostrada neste filme como humana, sensível e muito confusa em relação ao futuro, ao contrário do grande líder que todos conhecemos. Ele deixa de se formar em medicina para realizar uma viagem pela América do Sul ao lado de seu grande amigo Alberto Granado, deixando uma vida confortável na Argentina em 1952 em troca de uma aventura que se tornaria inesquecível, levando Guevara a se tornar o grande revolucionário cubano que foi. "

Assisti a esse filme de forma descompromissada, sem esperar nada de mais e me surpreendi de forma monstruosa! O roteiro do filme nos apresenta a viagem de Che Gevara com seu grande amigo e mostra várias situações reais vividas na américa do sul por várias pessoas. Eu costumo falar que esse filme poderia ser dividido em vários filmes até, devido a grande quantidade de acontecimentos importantes, assuntos a serem tratados etc.

É um filme simples que me conquistou totalmente devido ao sentimento presente no decorrer de todo filme, com momentos emocionantes de forma ímpar, com uma trilha sonora e canção incríveis e tocantes. O filme conta com a atuação fantástica de Gael García Bernal, completamente injustiçado por não ter sido indicado ao oscar de melhor ator.

Enfim...É um filme que recomendo com toda a alma! Vale muito a pena pelo entretenimento e pela mensagem linda que nos preenche por todo o filme e ao final nos deixa pensativos sobre vários pontos, é aquele filme que de alguma forma, muda algo em nós se assistido!





That's all folks!

Por enquanto é só! Depois posto a continuação do meu TOP 10!

Se você chegou aqui lendo tudo...Muito obrigado! Abraço a todos e até o próximo post! xD

6 comentários:

  1. "Esse ano já foram 134 na minha contagem!"
    LOL, q isso!!!

    belissimo post, espero ver "o grande ditador" nessa lista...xD

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que pareça eu achei que fossem mais que 134 XD
    Não sei o porquê, mas algo me fazia ter certeza que seu primeiro post seria sobre filmes... huahuahua

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem, mas apesar de diário de motocicleta ter até sido um filme bom eu não consigo ver-lo com um dos top 10, talvez seja pq a postagem ainda não está completa e os outros filmes q eu acho mil vezes melhor ainda entraram.

    ResponderExcluir
  4. auhauhuaa!!!
    Qq cinéfilo ao redor do mundo me daria tiros pelo meu TOP 10. Acredito que Diário de motocicleta não esteja no TOP 10 de ninguém, mas foi um filme q de alguma forma misteriosa eu gostei d +!!!!! Tlz pelo clima de simplicidade que dá origem a tantas situações "tocantes", enfim...Não sei direito!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, tanto em qualidade como em tamanho xD

    Quero a continuação!

    ResponderExcluir
  6. Não falou nem da participação mínima da Helena Bohnam Carter em Clube da Luta, mas fora isso, está tudo perfeito.

    ResponderExcluir