domingo, 13 de setembro de 2009

Término do TOP 10!

OLÁÁÁ novamente a todos!

Agora finalmente irei terminar de postar o meu TOP 10 e deixei para agora o pódio! Os 3 melhores filmes que já vi na minha vida!

Pensei bastante, mas os 3 realmente são esses!

Pois bem, lá vamos nós:


E a medalha de bronze vai para...

Um sonho de liberdade (1994):

Sinopse: "Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio"

Dois principais motivos eu tive para buscar esse filme na locadora: Um deles é o fato do filme ocupar a gloriosa 1ª colocação na lista no IMDB, sendo considerado o melhor filme de todos os tempos. O outro motivo foi o fato de eu ter ouvido muitas pessoas acharem um absurdo este perder para Forrest Gump - Um contador de histórias. Eu sempre achei este filme estrelado por Tom Hanks maravilhoso e não via possibilidade de no mesmo ano ter outro filmaço do porte.

Enfim...Fui a locadora e perguntei: "Você tem aí o filme "Um sonho de liberdade?". E a resposta que ouvi foi: "É claro! Esse filme é muito bom, um dos melhores que já vi". Aí aumentou ainda mais a expectativa e finalmente levei o filme para casa. Na mesma noite, um pouco mais tarde, estava eu na frente da televisão afoito para ser esse suposto filmaço!
O filme foi rolando, o tempo foi passando, fui me apaixonando pela narrativa e cada vez mais fui me envolvendo com a atmosfera desse filme adaptado incrivelmente de um livro do Stephen King. Impressionante que o filme passou muito rapidamente e quando apareceu o fatídico "Directed by: Frank Darabont" eu fiquei parado em frente a tela pensando na monstruosidade de filme que acabara de ver.


É um daqueles casos impressionantes de que você adora um filme à primeira vista. Tudo no filme é bonito e funciona lindamente: A direção rítmica impressionante, roteiro límpido, montagem suave, atuações perfeitas além de fotografia, som etc... Tudo reforça a minha tese de que esse filme é realmente INCRIVEL!!!!!

Se você ainda não assistiu a esse filme peço encaricidamente que o faça. Se seu dia está uma bosta e você está triste com a vida tente ver esse filme, pois tenho certeza de que você vai adorar incrivelmente e tudo ficará melhor. Você esquece de tudo e se envolve na perfeição do filme! Pedida certa! Faça um favor a você mesmo! DIVIRTA-SE!!!!

E a medalha de prata vai para...


Moulin Rouge (2001):

Sinopse: "Christian é um jovem inglês sonhador que chega a Paris no ano de 1899 com o desejo de se tornar um escritor. É a virada do século e a cidade vive uma revolução artística riquíssima em qualidade. Logo ele vê-se escrevendo uma peça denominada de "Espetacular Espetacular". Acaba também conhecendo Satine, uma cortesã por quem acaba se apaixonando. Mas para financiar a peça surge um duque, que em troca de dinheiro acaba exigindo "exclusividade" sobre Satine."

Há 4 anos atrás aproximadamente assisti a esse filme pela 1ª vez e admito que achei um tanto quanto estranho. Muito "viagem"...Cenas e tomadas "diferentes" etc. Enfim...A minha primeira imagem do filme foi um pouco negativa. Mas, mesmo assim, notei os trabalhos fantásticos de Nicole Kidman como a cortesã Satine, a direção de arte, figurino, fotografia e canções belamente "refeitas" (gosto de falar assim).

Passarem-se mais de 3 anos... Depois de muitos "debates" e "discussões", estava eu pimponamente assistindo ao oscar 2009 quando começa "The musical is back". Nesse fabuloso espetáculo dentro da festa de premiação um dos filmes "cantados" foi Moulin Rouge! E, de forma estranha, me deu uma grande vontade de assistir esse filme novamente. Então peguei o DVD que tenho em casa do filme e no dia seguinte estava eu no meu quarto para ver o filme.
O filme começou de sua forma ímpar, bem teatral, num sentido bem espetacular literalmente. AMEI o início que achara tão "estranho" da 1ª vez. E a partir daí o filme foi rolando, com as canções lindas...Direção de arte e figurino ABSURDOS! Todo o elenco dando show em seus números e aqui destaco o trabalho impecável de Jim Broadbent num papel injustamente não indicado ao oscar.

Ao acabar o filme é inegável que as músicas teimam em não sair de sua mente. Uma ou outra música sempre volta na sua mente, mostrando assim a épica intensidade que esse filme tem! É difcíl tentar expressar a grandiosidade desse filme. Todo o roteiro é uniforme, lindo e encantador em cada frase.

A direção arrasa, dá um show e consegue fazer um espetáculo teatral num filme. Toda a técnica é impressionante! Às vezes ainda ponho o DVD para ver uma parte ou outra novamente. AMO musicais e este filme é o principal representante da categoria ao meu ver superando até mesmo alguns grandes clássicos como "A noviça Rebelde"! Enfim...Na 2ª vez adorei o filme! Mas não nego que esse é um típico filme "ame ou odeie". Mas apesar de tudo tente assistí-lo e viaje por um filme belíssimo e absolutamente encantador!
E finalmente...


and the oscar goes to...


O poderoso chefão (1972):

Sinopse: "Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos. "

Finalmente chegamos a nossa medalha de ouro! O ponto mais alto do pódio!

A 1ª vez que assisti esse filme foi há 4 anos acho. Na época havia gostado do filme, mas achei muito longo e um pouco enrolado. Da 2ª vez eu gostei mais, porém havia ainda o grande problema da duração e ainda não havia gostado tanto. Mas...Da 3ª vez a minha perspectiva foi bem diferente das anteriores.

Assisti pela 3ª vez nas férias de meio do ano, um pouco mais longas do que o esperado! rsrs! O filme começou e lá estava eu atento, mas sabendo das longas quase 3 horas de duração. O filme começa com a cultuatíssima cena do casamento e a partir daí somos apresentados com perfeição de detalhes a personalidade de cada personagem que iremos acompanhar por um longo tempo! Aí já começa a genialidade do filme.

Passado o tempo a história vai se desenvolvendo de forma belíssima, sem se tornar chata em nenhuma parte. Vários situações vão se desenvolvendo e puxando cada vez mais a nossa atenção.

Como já disse nos comentários sobre "Casablanca": É impressionante quando você vê um clássico de primeiríssima linha! O roteiro do filme foi tão meticulosamente trabalhado que há várias cenas daquelas de "seguram um filme". Cenas cults, fortes, perfeitas impressionantes,(Atenção! A próxima linha contém um spoiler. Caso você não tenha visto o filme é melhor pulá-la) como por exemplo a parte que Marlon Brando é baleado no início do filme.

Falando do Marlon Brando, temos aqui uma belíssima atuação desse personagem icônico que já faz parte do imaginário cinéfilo! É considerado por muitos a melhor atuação de um homem da história. Cada detalhe da composição de seu personagem é muito trabalhado, fazendo alcançar um nível de perfeição raramente vista! Cada olhar, cena de choro, sofrimento etc...Se prestar bem atenção você consegue notar quão absurda de perfeita é sua atuação!

A direção do ainda novato Francis Ford Coppola é impressionante da mesma forma que seu roteiro meticulosamente bem adaptado do livro de Mario Puzzo. Outro fator importantíssimo para levar ao pedestal essa obra magnífica é a trilha sonora composta pelo genial Nino Rota. Muitas vezes me pego cantarolando essa trilha sonora, que fica gravada na sua mente devido aos momentos que toca e ao ritmo perfeito que dá ao filme.

É complicado falar do filme, para mim, mais genial da história. Cada detalhe, cada nuance da câmera, cada som editado ou mixado, enfim...Tudo colobora para o clima do filme e para torná-lo maravilhoso de ser assistido mesmo tendo suas já faladas quase 3 horas de duração. Tudo rola num ritmo perfeito, genial!
Não é à toa que esse filme figura entre os melhores na lista de qualquer cinéfilo, ou do AFI ou do IMDB! Ainda não encontrei ninguém que não tenha gostado desse filme.

O máximo é alguém que ache o filme longo e por isso não tão bom, mas só.

Enfim...Esse filme merece ser assistido milhões de vezes, mas mesmo assim tenho certeza que ninguém vai captar todo o poder e grandiosidade dessa obra, mas o impressionante é que mesmo assim ele vai ocupar um lugar importantíssimo na sua alma e no seu coração!


Aqui, depois de 3 longos posts, acabo de comentar sobre o 1º assunto tratado nesse blog por mim. Realmente gostei de escrevê-lo e espero que vocês tenham gostado de lê-lo!

Acho difícil alguém concordar com meu TOP 10, mas também não quero isso como já falei várias vezes! Espero ter conseguido mostrar bem a minha opinião nesses posts.

Assunto tratado, então agora só resta uma coisa: Despedida! Então... Espero vê-los por aqui e mais outros que passem a gostar do blog e a seguí-lo!

Desejando boa sorte para nosso blog eu me despeço! Belíssima semana a todos! DIVIRTAM-SE! E até a próxima oportunidade de publicação nesse blog.

Tchau! xD

3 comentários:

  1. Who watches the WATCHMEN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Como isso: www.youtube.com/watch?v=GsaBN-wJFro
    Merece ganhar de Forrest Gump, o melhor filme da história?? ¬¬

    Bem, os outros dois estão ótimos, embora prefira Chicago à Moulin Rouge quando se trata de musicais. (Ok, não vejo o segunda há uns 4 anos, mas enfim...)

    Já colocou um top 10, qual vai ser a próxima? Filmes de terror dos anos 60? Filmes de terror gore dos 80 e 90? (ora, o Peter Jackson é o diretor de um dos maiores deles ^^)

    ResponderExcluir
  3. Poderoso Chefão eh realmente o melhor!

    Filme q marcou época e gerações...

    ResponderExcluir