sábado, 12 de setembro de 2009

Continuação do TOP 10!

OLÁÁÁ a todos mais uma vez! xD
Começe a ler pelo meu 1º post intitulado: "Falando de cinema...". Aí está o link:
Nesse meu segundo post vou continuar a apresentação do meu TOP 10! Dessa vez irei até o 4º lugar e deixarei para tempos vindouros as medalhas de bronze, prata e ouro!

Antes de começar queria salientar novamente que esse TOP 10 expressa a minha opinião e não "deve" ser aceito como verdade absoluta! Dificilmente há 2 pessoas no mundo com o mesmo TOP 10!

Sabemos que existem os "GRANDES FILMES" como: Cidadão Kane, E o vento levou... , A noviça rebelde, Ben hur, O poderoso chefão, Uma rua chamada pecado, A malvada, O mágico de Oz etc... Mas não é só porque esses são considerados filmaços e os melhores filmes de todos os tempos por críticos, essa opinião deve ser partilhada comigo ou com qualquer outra pessoa desse mundo. Esses filmes do meu TOP 10 são aqueles que EU gostei e não necessariamente alguma outra pessoa no mundo tenha gostado. Se fosse para seguir "parâmetros" os filmes citados anteriormente no parágrafo seriam a minha lista!
Enfim...Parando de "lenga-lenga", vamos finalmente à continuação:


7º lugar - Batman - O cavaleiro das trevas (2008):

Sinopse: "Dois anos depois, com a presença de Batman (Christian Bale) para defender os moradores de Gotham City, os criminosos têm muito o que temer. O Homem-Morcego, com a ajuda do tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), lutará contra o crime organizado, comandado por seu arquiinimigo, o Coringa (Heath Ledger)"

É impossível falar desse filme sem citar antes de mais nada o talentossísimo Heath Ledger! É inegável que o grande "buzz" do filme está na morte misteriosa do ator. É óbvio que este acontecimento fez os olhos da mídia mundial se virar para a produção. Mas o filme não é tudo que é apenas pelo fato citado. O filme é grandioso em vários aspectos. Desde a fotografia inovadora até a direção assombrosa, passando pelos efeitos visuais e sonoros, montagem, roteiro adaptado e elenco. Enfim...Tudo no filme faz desse um dos melhores filmes já feitos para mim!

Considerado pelo IMDB um dos TOP 10 e uma das maiores arrecadações de mais de 100 anos de cinema, esse filme conquistou platéias do mundo todo e foi um dos maiores injustiçados do oscar e o maior desse ano! É absurda, na minha concepção, a ausência do filme entre os indicados a melhor filme e diretor.

Meu amor pelo filme está no clima de tensão arquitetadas pela direção e roteiro absurdos de perfeitos e também por toda a técnica e elenco. Nesse último quesito destacamos o trabalho do já citado Heath Ledger, que foi uma das poucas pessoas em 81 anos de oscar, que conseguiu ganhar um postumamente. E não foi só isso, o ator também levou o SAG, BAFTA, globo de ouro e todos os grandes prêmios da crítica mundial. Um feito raríssimo! É triste a morte desse ator talentossísimo que poderia nos mostrar outros trabalhos fantásticos como esse, mas enfim...O jeito é aceitar e pensar: "O que poderia ser da carreira dele?". Muitas podem ser as respostas, mas as chances dele ser um possível Jack Nicholson não é absurda e considerada como muito possível por vários críticos. Mas ainda falta um filme dele ser lançado, então esperemos o trabalho póstumo do talento irretocável de Heath Ledger.



6º lugar - Quem quer ser um milionário? (2008):

Sinopse: A história conta a participação do pobre indiano Jamal Malik que se torna finalista da versão indiana de "Who Wants to be A Millionaire?" e paralelo a isso conta a história de sua vida e todos os fatos e razões que o levaram até ali.
Gostei do ano passado pois deu 2 dos filmes presentes no meu TOP 10! Esse filme conquistou a todos e já se tornou um filme popular. Foi bom acompanhar o desenvolvimento desse sentimento, pois o vi pela 1ª vez em dezembro do ano passado. Depois fiz questão de rever no cinema e mais uma vez me deleitar em tão ímpar projeção cinematográfica.

Bollywood mostra seu poder nesse filme e Hollywood aproveitou para parabenizá-la concedendo 8 oscar. Para muitos isso foi um exagero, mas não considero. Por mim ele levaria 7 justamente. Apenas na categoria mixagem de som que acho que haviam outros mais fortes, como o já relatado "Batman - O cavaleiro das trevas". Mas se você for ouvir atentamente, o trabalho de Bollywood é incrível nesse quesito também.

A direção de Danny Boyle e roteiro de Simon Beaufoy juntos com a montagem perfeita de Chris Dickens impõe um ritmo perfeito ao filme que nos apresenta de forma impressionante a vida de um garoto, a situação da Índia como pano de fundo e a participação no programa. Ainda tem ao final a maravilhosa canção Jaiho bem ao estilo Bollywood e Índia. E além da canção, A.R. Rahman nos brinda com uma trilha sonora fenomenal. Tudo acontece ao mesmo tempo e faz a experiência de assistir a esse filme ser absurdamente recompensadora.




5º lugar - Show de Truman (1999):

Sinopse: "Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show e desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e trasmitidos para todo o mundo."

Assisti a esse filme de forma simplória e descompromissada e me surpreendi com um dos melhores roteiros que já tive o prazer de ver num filme, a atuação brilhante de Jim Carrey (e olha que não sou daqueles tipos que acha ele incrível em qualquer filme de comédia) e a melhor direção da carreira do talentoso Peter Weir.

O filme foi muito injustiçado no oscar por não levar nenhum, pois para mim e muitos outros cinéfilos esse era o melhor filme daquele ano e não o fraquíssimo "Shakespeare Apaixonado". A injustiça feita com Jim Carrey aqui é gigante, sua atuação é muito melhor do que a do "Didi italiano" Robert Benigni! Esse ano é absurdo e nota-se que a produtora Miramax investiu pesado na "compra" das estatuetas.

A princípio o final do filme me deixou com raiva, mas depois entendi a idéia e vi quão fenomenal foi. Tudo funciona num ritmo perfeito e nos torna cada vez mais interessado na história, tornando a experiência de ver o filme "leve e gostosamente prazerosa".




4º lugar - Crepúsculo dos deuses (1950):

Sinopse: " A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Blvd. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal. "

Mais um filme tipicamente antigo em preto-e-branco que muitos nunca ousariam ver simplesmente pelo "preconceito", mas acredite: Vale a pena ver esse filme! Considerado pelo AFI, IMDB e muitos críticos como um dos melhores filmes da história. Esse filme está no TOP 10 de 2 entre 5 cinéfilos sendo pessimista.

Billy Wilder faz aqui seu melhor trabalho num drama ácido sobre o mundo hollywidiano. E mostra isso de forma perfeita. A atuação de Gloria Swanson está na minha lista de favoritas da história. O roteiro do filme também é interessantíssimo, perfeito!

O final desse filme é de uma perfeição clássica assustadora. Tudo funciona em uníssono para mostrá-la! Uma cena clássica de todos os ângulos e formas!

Venceu 3 oscar e foi indicado a 10 incluindo melhor filme e diretor, mas perdeu nas categorias principais para "A malvada". A pouco tempo tive o prazer de ver esse outro filme e adorei também, mas mesmo assim prefiro o charme ácido e tipicamente grandioso desse grande clássico do cinema mundial que atende pelo nome de: "Crepúsculo dos deuses"!




Aqui acaba minha 2ª postagem!

Espero que vocês gostem da leitura e das idéias mostradas aqui.

DIVIRTAM-SE lendo da mesma forma que eu me divirto escrevendo!

Até o 3º e último post sobre o meu TOP 10! Espero que ele saia amanhã!

Forte abraço!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário