domingo, 27 de setembro de 2009

Samba

"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é
é ruim da cabeça ou doente do pé"




E é com uma das frases mais conhecidas no mundo da música que começo a falar um pouco de samba, que como o futebol, é uma paixão nacional.
O samba tem descendência africana e foi trazido para o Brasil na época da escravidão. Este ritmo contagiante e envolvente ficou conhecido por todo o mundo graças ao carnaval carioca que todo ano é transmitido pelas grandes emissoras de televisão para todo o mundo, trazendo sempre milhares de turistas para nossa cidade maravilhosa.

Ele é um dos melhores ritmos musicais para se dançar, e diferente de vários outros estilos musicais que prefiro não citar aqui pois poderei ser assasinado pelos outros membros do blog, ele possui uma letra forte, entendível e que na maioria das vezes passa uma bela mensagem para aqueles que dão uma chance dessa bela música agraciar o seus ouvidos. 

Hoje o samba é mais cultuado nas comunidades pobres onde a população não possui a vergonha que muitas pessoas tem de deixar uma música boa os fazer feliz. Nas camadas mais altas, não só o samba mas também o pagode, o funk e vários outros estilos musicais criados nos grandes guetos sofrem muito precoinceito.
Fiz esse post na esperança de tirar um pouco essa imagem ruim que algumas pessoas tem do samba, espero que tenham gostado.
Agora caros leitores, eu lhes deixo um pedido

Não deixem o samba morrer

6 comentários:

  1. c algum colaborador ler este post favor pular linhas entre os paragrafos e as imagens pq por algum motivo não esta funcionando isso aqui em casa e depois apagar este comentario

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Deixa ele aqui msm, c apagar fico um lugarzinho maldito maldito falando q o comentário foi apagado!

    P alterar essas coisas é bom usar o Firefox! Com IE sempre dá bosta!

    Pensei q ia fazer um post do gênero! rsrs! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Ficou com medo de morrer né ?
    huahuahaua
    Mas aqui vai a resposta para a indireta em que não adianta negar:
    - Não gosto de hard metal, aquele em q não da pra entender quase nada q o cara fala, gosto eh de rock n' roll e heavy metal, AC/DC, Metallica, Iron Maiden...

    ResponderExcluir
  4. Fabrício, é aí que você se engana!! Tudo bem não gostarmos de pagode e funk, afinal transmitem muitas ideologias das quais nós, nerds, não concordamos. Entretanto, como bons apreciadores de música, nós também não resistimos ao bom samba, aquele das raízes culturais brasileiras, no alvorecer do século passado chegando até aos áureos anos 60.

    A velha guarda rulez!

    ResponderExcluir
  5. Bem, o problema mesmo não é nem o preconceito por parte das camadas mais intermediárias da população é só que, na maioria das vezes, o necessário para alguém ser reconhecido como "artista" aqui no brasil é o ritmo que a sua canção possuí. O funk brasileiro, na maior parte das vezes, contém palavras de baixo calão e mesmo assim fazem sucesso, porque o ritmo é "bom"(para alguns é claro) XD

    E tem também o fato de que tem toda uma discriminação por parte da própria população, se uma música de uma banda de rock norte-americana contiver apenas expressões como, "I fuck my mother" para algumas pessoas, isso é divertido e até engraçado. Mas se isso estivesse traduzido numa música nacional, a mesma seria considerada "vulgar", desrespeitosa, etc.

    Em outras palavras:se a composição só contiver palavras de baixo calão e a música for num ritmo mais dançante,a mesma será apreciada apenas pelo seu ritmo, por isso que muitos cantores desse estilo musical não precisam ter talento e se dedicar a se tornar um bom artista, se ele simplesmente tem uma "bela voz" e as musicas dele tem um ritmo agradável aos ouvidos, ele faz sucesso.


    Ao contrário disso temos a Orquestra Popular que se apresentou na última semana, eles tocaram só músicas oriundas do Brasil, que foram apreciadas por todo o público inubdavelmente. Na minha humilde opinião, o samba só sofre preconceitos nas camadas "menos pobres" da população porque muita gente não conhece o que significa samba no sentido literal da palavra, eu até aprendi a apreciar tal estilo na apresentação da mesma. Foi divertido ^^

    Para mim, eu simplesmente não percebo nitidamente a dedicação que certos cantores fazem, ao contrário de um violoncentista, muitos deles dedicam mais da metade da sua vida aprendendo e aperfeiçoando as suas técnicas, para sempre tocarem melhor, eu não acho que uma pessoa que toca piano desde pequena faça o trabalho que faz porque este lhe proporciona dinheiro, ela simplemente gosta e tem habilidade, portanto o que tem demais se expôr ao público.

    Enfim, é só isso, bom post tio Fab, mas eu ainda prefiro o do biscoito X)

    ResponderExcluir